Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória Metodologia de Pesquisa Iniciação à Pesquisa Científica Adrieli Bueno Leticia Zavadzki Maria Lucia Casal Mendes
Como se inicia uma investigação/ pesquisa? Questão ou uma pergunta Problema ou uma dúvida Questão ou uma pergunta Articular a conhecimentos anteriores, mas também pode demandar a criação de novos referenciais.
Mas o que é metodologia de pesquisa? A partir da pergunta da pesquisa surgem outras questões: Essas preocupações referem-se à metodologia da pesquisa. O que fazer? Como fazer? Por onde começar? Mas o que é metodologia de pesquisa?
Metodologia de pesquisa é um caminho a ser trilhado pelo pesquisador no processo de produção de conhecimentos sobre a realidade estudada. Um conjunto de procedimentos que não se resume à utilização das técnicas e instrumentos de pesquisa, mas que as inclui, porque as reflexões teóricas têm importância fundamental.
É preciso pensar a metodologia como a articulação entre conteúdos, pensamentos e existência. Minayo (2002) nos ensina que a organização do processo de pesquisa obedece a três principais dimensões: Escolhas teóricas Técnicas Criatividade do pesquisador
Tipo de Pesquisa Depende da pergunta, do objetivo da pesquisa Pesquisa de Campo, Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Exploratória... Fundamentos teóricos e justificar a classificação
População e Amostra da Pesquisa Elencar critérios Delimitar e caracterizar Amostra (representativa e significativa) Exemplos (professores – EF ou EM – publico ou privado – iniciantes ou não...)
Descrição dos Instrumentos de Coleta de Dados Coleta de dados (Questionário, Entrevistas, Observação...) Confiabilidade e Valida científica
Aspectos Éticos da Pesquisa Compromisso e responsabilidade com os dados Confidencialidade e anonimato “Carta do Pesquisador” “Termo de consentimento livre e esclarecido” Procedimentos
Análise dos Dados e Apresentação Organizar e tratar esses dados (tabelas, gráficos, escalas, transcrições...) Confrontados e categorizados para dar significado ao estudo. Buscando semelhanças, disparidades, tendências... Apresentação
“Toda metodologia somente tem sentido se trouxer oportunidades de ação-reflexão-ação, consciente e consequente, na construção de uma educação crítica e comprometida com a transformação da sociedade” (TOZONI-REIS, 2010, p.17)
Perguntas Para escolher a metodologia de pesquisa que você julga mais apta você precisa limitar o campo de pesquisa. Cite dois exemplos de quando é necessário fazer isso. Justifique. Qual a importância da ética numa pesquisa de campo/ entrevista?
Restringimos a pesquisa da tecnologia. Perguntas 1) Para escolher a metodologia de pesquisa que você julga mais apta você precisa limitar o campo de pesquisa. Cite dois exemplos de quando é necessário fazer isso. Justifique. Resposta pessoal. Restringimos a pesquisa da tecnologia. Questionário – publico alvo (professores, alunos...), tempo.
Perguntas 2) Qual a importância da ética numa pesquisa de campo? Preservar a integridade das pessoas entrevistadas, sua imagem.
Referências TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Curso de pedagogia da Unesp. 2010. Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/195/3/01d10a03.pdf > Acesso em: 20 de set. 2018. SILVA, Eliane Paganini da; SILVA, Sandra Salete de Camargo. Metodologia da Pesquisa Científica em Educação: dos desafios emergentes e resultados iminentes. Curitiba: Íthala, 2016.