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Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.

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1 Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
O ENSINO DE ARTE NAS ESCOLAS DE DOURADOS/MS E AS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS EM SALA DE AULA Elias Brandão Aquino*; Fernanda Lacerda Matos Mascarenhas*; Leticia Feitosa Freire*. Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**. *Estudantes pesquisadores do 2º ano do ensino médio da Escola SESI – Dourados/MS. **Professores da Escola SESI Dourados/MS. INTRODUÇÃO OBJETIVOS Diante do atual contexto de cultura digital, deve-se considerar a necessidade de adaptação das esferas educacionais ao uso de recursos tecnológicos e de mídias sociais, em especial, seu uso nas práticas de ensino. Assim surgiu o nosso problema de pesquisa que se orientou pela busca de “como são feitas as apropriações de recursos tecnológicos e mídias sociais no ensino da Arte nas diferentes realidades escolares de Dourados-MS?”. Investigar a importância da Arte, o uso que ela faz da tecnologia e como essa relação interfere nas condições de educação em escolas públicas e particulares. Refletir o valor da arte na educação e tentar apontar possibilidades pedagógicas, com o uso de recursos tecnológicos e ferramentas virtuais para o desenvolvimento de um aprendizado artístico. METODOLOGIA Os métodos para a realização da pesquisa envolveram levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos que contribuam para adaptação das esferas educacionais ao uso das mídias, em especial, seu uso nas práticas pedagógicas, análise de convivência: pesquisas de campo realizando entrevistas em forma de questionários e conversas para comparação de amostras de escolas estadual, municipal e particular de Dourados-MS. Organização e sistematização dos dados em linguagem gráfica e parâmetros de análise e considerações. DESENVOLVIMENTO Desenvolvemos o questionário e análise das escolas em parâmetros: Repertório cultural alunos e professores; Linguagens em que se expressam os alunos; Visão sobre a aula de arte por parte dos alunos e professores; Material e estrutura disponível para os professores; Mídias e seus usos em aulas e na comunicação; Recursos tecnológicos e seus usos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através das entrevistas, pode-se notar que no ensino particular existe certa estrutura tecnológica em relação as escolas públicas. A linguagem visual tem maior ênfase nas aulas de Arte, mas existe integração de outras linguagens como o teatro, dança e audiovisual. Foi possível mensurar a importância que o ensino de arte tem para os e as estudantes, as aulas de arte, descrevendo-a como conhecimento que fortalece sua identidade, estimula criatividade e ajuda a superar dificuldades e conhecer a história das expressões artísticas e culturais. Algumas práticas de ensino são desenvolvidas utilizando recursos como celular, data show, computador e mídias como whatsapp. Nas três realidades escolares ocorrem apropriações dessas ferramentas, no entanto, existem limitações na estrutura das escolas públicas e nas três realidades existem limitações e dificuldades devido a quantidade de aulas de Arte em cada turma (1 ou 2 por semana). As aplicações tecnológicas no ensino permitem ampliar a inclusão na Educação, como a prática de ensino da AUDIODESCRIÇÃO para deficientes visuais participarem do estudo das diversas imagens da linguagem visual. Recursos como celular e internet ainda são poucos explorados nas realidades de ensino. Tais considerações serão orientadas para continuidade do desenvolvimento dos objetivos da pesquisa. Como continuidade dessa pesquisa, almejamos desenvolver ferramentas tecnológicas como um aplicativo e ampliar o levantamento de práticas de ensino que aproximem Arte e Tecnologia refletindo em possibilidades para o ensino que estimule a produção e expressão dos/das estudantes. REFERÊNCIAS BARBOSA, Anna Mae. Arte e educação realidade e futuro. Estud. av. vol.3 no.7. São Paulo. Sept./Dec   FERRI, Márcia Barcellos. Ensino de artes para crianças: caminho para a autonomia ou adaptação? Rev. on line de Política e Gestão Educacional, e-ISSN: Araraquara: SP, 2009. MELLO, Christine. Arte e novas mídias: práticas e contextos no Brasil a partir dos anos 90. vol.3. n.5. São Paulo: ARS, 2005. RINALDES, Marcília. O uso da tecnologia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. Portal da Educação. AGRADECIMENTOS Agradecemos à direção e toda equipe da Escola SESI Dourados, em especial à Professora Márcia, entusiasta da Arte em nossas vivências escolares, sempre disponível e com muita boa vontade. E também às Professoras Sabrina e Regina e todos/as estudantes que se propuseram a ajudar nesse trabalho.


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