Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLUNA VERTEBRAL.
Advertisements

O Corpo Humano Os Ossos.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI
DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
Evelin Amorim Sabina Santos
DOR LOMBAR AGUDA.
Prevenção de Lesões na coluna vertebral
10 Princípios em Ergonomia.
O movimento e o exercício
Gravidez 2º Trimestre.
BIOMECÂNICA DA COLUNA VERTEBRAL
Bioimecânica - LER / DORT Conselhos ergonômicos
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Ergonomia ERGONOMIA.
COLUNA VERTEBRAL 1- Coluna cervical 2- Coluna toráxica
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTICULARES E AMPLITUDES FISIOLÓGICAS
Exame Neurológico - Marcha
Palestra: Ergonomia e Saúde
ERGONOMIA Vem das palavras gregas “ergos” = trabalho e “nomos” = estudo de, ou leis naturais de. Objetivos Aumentar a eficiência do trabalho humano Reduzir.
Prof. Paulo Renato de Andrade Ergonomia
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ergonomia e Ginástica Laborativa
O ESQUELETO HUMANO.
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Iuri severo Enzo Humberto Cristiano Maglioli
Ergonomia preventiva.
Exercícios no frio e na chuva (04/05)
Fonte: Redação Meia Fina
Ciências Cap. 11: O esqueleto Samuel Bitu.
A posição correta na cadeira
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Conscientização.
Em forma para os dias de folia (01/02) Mônica Schapiro DICA DE SAÚDE – FEVEREIRO 2012 Seja qual for sua programação para o carnaval saiba que você vai.
Atividade Física na Terceira Idade
Ergonomia.
POSTURA CORPORAL.
PILATES: Essa prática é feita no chão ou com aparelhos???
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
POSTURA – UMA QUESTÃO DE CONHECIMENTO CORPORAL
Coluna Vertebral.
Sistema locomotor.
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Profa Vania Auge Bonini Nehrasius
Coluna vertebral.
As medidas de comprimento são médias do percentil 50 de tripulações da Força Aérea Norte Americana.
Informações para a indústria da construção
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE PROFESSORA: PAULA VALE
Sitema esquelético.
Deformidades Escoliose Pectus Carinatum (protusão)
SISTEMA LOCOMOTOR COLÉGIO SÃO JOSÉ 8º ANO CIÊNCIAS 2015
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
CENTRO DE EDUCAÇÃO MÚLTIPLA PROFESSOR: RODRIGO ARAÚJO 3° MÓDULO NOITE.
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Distúrbios Musculoesqueléticos
Prof. Dr. Carlos Alberto Fornasari
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO QUADRO ÁLGICO DA LOMBALGIA CRÔNICA
Alexandre José Exposto
Componente Curricular: Educação Física Dor Desviada Professor Irapuan Medeiros de Lucena.
Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Coluna Vertebral Postura ou atitude corporal é a posição relativa da cabeça, do tronco e dos membros, quer em repouso quer em movimento. Agora que estás em fase de desenvolvimento da tua estrutura óssea, deves preocupar-te em manter uma postura corporal correta.

Uma postura corporal correta contribui para o nosso bem-estar e evita que surjam, futuramente, deformações na coluna vertebral. Como conseqüência podemos ter dores no pescoço e nas costas. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode trazer alterações posturais e originar enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

A coluna, quando vista de lado, apresenta algumas ligeiras curvaturas normais. Tais curvaturas, se exageradas, indicam que é necessário iniciar um tratamento de correção.

Coluna Vertebral A coluna vertebral é dividida em regiões que se chamam:  

COLUNA CERVICAL         (PESCOÇO)   COLUNA TORÁCICA (TÒRAX) COLUNA LOMBAR (CINTURA) REGIÂO PÈLVICA -  (SACRO-CÒCCIX)   o sacro se articula com  a bacia de cada lado e o cóccix é formado por 4 pequenos ossinhos sem  nenhuma  função definida.

Desvios posturais As três alterações que mais freqüentemente apresentadas pelas pessoas são : Lordose           É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal . O peito e o abdômen projetam-se para a frente. A dor nas costas em pessoas com lordose lombar acontece quando é necessário que fiquem em pé por muito tempo

Cifose             É um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral . é o famoso “corcunda”. As causas mais importantes desse problema são a má postura e o insuficiente condicionamento físico.

Escoliose               A coluna, vista por detrás deve ser "reta". A escoliose é uma deformação da coluna na qual ela desvia,  quer para a direita, quer para a esquerda. Pode  aparecer em qualquer idade mas costuma acentuar-se com o crescimento. Exercícios de alongamento e respiratórios ajudam muito.

Há alguns fatores que influenciam bastante os problemas que a coluna vertebral por vezes nos traz; I ) Fatores relacionados com o bem estar físico e com a saúde em geral. a) Vida sedentária, falta de preparo físico; b) Excesso de peso concentrado na "barriga" (Obesidade abdominal) associado à flacidez da musculatura abdominal; c) Escorregões e quedas que produzem distensões e espasmos musculares;

d) Desvios dos eixos normais da coluna vertebral como por exemplo, a lordose e) Seqüela de faturas da coluna; f) Tabagismo (tossido crônico). II) Fatores relacionados a personalidade; a) "Stress" psicológico, tensão emocional; b) Insatisfação no trabalho; c) Problemas econômicos e familiares; d) Problemas psiquiátricos; e) Abuso de drogas.

Atualmente se aceita que fatores psicossociais podem até ser determinantes de dores nas costas. A tensão emocional pode transformar a coluna em órgão de choque, onde o indivíduo descarrega as suas ansiedades e frustrações III) Fatores genéticos; Parece haver uma certa freqüência de "dores nas costas" numa mesma família, entretanto, não existe ainda uma comprovação científica sobre se realmente o fator genético tem influencia importante ou não.

Para manter a saúde da tua coluna deves… ü   Calçado :    

Maneira de sentar!  ü Sentar :                 Sim                      Não

ü Sentar:  

Não Sim

Levantar  objetos :                           

Fazer alguns trabalhos :  

 

Caminhar                               (postura ereta)    

Carregar a mochila:  

    A partir dos resultados da aplicação do questionário objetivo, aos 93 alunos da escola pública estadual, foi verificado que 78 % das repostas referem-se a problemas com a cadeira escolar. Quanto a questão referente a postura em que mais permanecia na carteira escolar, de 10 fotos de diferentes posturas mostradas, encontramos na Figura 1-A a freqüência de 38 % do total assinaladas. Atenta-se para o fato de que a maioria dos estudantes, quando em atividades de leitura e escrita, apóiam a cabeça na mão, na tentativa de amenizar os efeitos da força peso, dos segmentos da cabeça e do tronco, que são projetados a frente, no mobiliário tradicional.

Figura 1: Principais resultados obtidos a partir do questionário aplicado a 93 crianças de uma escola pública em Santa Catarina. 'A' Representa a postura adotada com maior freqüência apontada por 38 % desses alunos. 'B' Diagrama do corpo humano contendo o resultado dos relatos de queixas oriundas da sala de aula.

    Essa falta de inclinação da superfície do tampo da mesa está associada com a sobrecarga no sistema musculoesquelético, notadamente na região cervical, como pode ser observado na Figura 2-A, onde encontramos 60 graus de flexão da cabeça e 30 graus do tronco a frente. Na Figura 2-B, o arranjo introduzido pelo aluno, reduziu substancialmente estes valores, na proporção da inclinação da mesa. Mesas de superfície plana, desprovidas de qualquer angulação,.

estão associadas a queixas de dores lombares e cefaléias ao final da jornada de trabalho, como foi verificado no questionário foi verificado no questionário. Da mesma forma esta ausência de inclinação no tampo da carteira escolar constitui-se em fator de distorção no tamanho dos caracteres (Dul, 1981), o que pode contribuir para problemas de desempenho do aluno na atividade de leitura.

Figura 2. A foto 'A' mostra a postura do aluno assumida no mobiliário tradicional. Em 'B', observe o arranjo na carteira introduzido pelo aluno, na tentativa de melhorar o campo de visão e sua área de trabalho.

POSTURA CORPORAL