SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 SOCIOLOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCALA DE ATITUDES DO AMOR
Advertisements

Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Marketing.
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
Chapeuzinho Rosa ♥.
Problematizando os relatos pessoais:
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
MEU ANIVERSÁRIO.
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM
Quem é o jovem brasileiro?
Oração é simplesmente falando com nosso Pai(Deus).
Às vezes perdemos tanto tempo na
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
As Coisas Que Aprendi Na Vida ...PORQUE VIVER É APRENDER A VIVER !!!
Não sei quem escreveu, mas quem assina é o TREMA ...
HISTÓRIAS DA PROVISÃO.
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
A VAQUINHA.
A HISTÓRIA DE UM EX-CEGO “Só sendo cego para ver”
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
POPULAÇÃO BRASILEIRA E MIGRAÇÃO
COMPARTILHANDO A FÉ DE DOIS EM DOIS
"DEUS É FIEL" Certo dia, durante a programação de uma emissora , ligou para a rádio uma senhora que estava passando por momentos muito difíceis. Aproveitando.
Amor sem Limite!.
A VAQUINHA Clicar para passagem de slides / ligar o som.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Uma perspectiva Bíblica
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
MIGRAÇÕES.
Slide automático e sonorizado
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
População em movimento
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
João 18:28 – 19:16 O Poder do Reino de Deus.
João ; NVI. João ; NVI.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
O casamento de Isaque e Rebeca
“Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direitos, mas nós complicamos tudo.” Eclesiastes 7.29 NTLH.
 Acomodação Paulo Roberto Gaefke.
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
DESPEDIDA DO TREMA.
Ciências Humanas e suas Tecnologias- GEOGRAFIA
NAO BRIGUE COM DEUS.
A HERANÇA.
Apresenta O Bordado da Vida Desconheço a Autoria Ligue o Som.
Acomodação.
Equipe responsável pela produção
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Música brasie A música brasileira nos anos 60
Se eu morrer antes de você ...
Faça você prime iro. A sobrecarregada enfermeira viu o jovem entrar no quarto e, inclinando- se, disse alto ao paciente idoso, – Seu filho está aqui…
Venha conhecer a felicidade
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
João Marcos. EXEMPLOS (CERTOS OU ERRADOS): Todos os alunos do curso, entenderam a questão. Os brasileiros que quiserem trabalhar.
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
População: Distribuição geográfica e crescimento
Ela era alta demais, gorda demais, tinha um lábio côncavo e o outro convexo, fartos cabelos negros que nasciam no meio da testa e olhos apertados parecendo.
QUANDO BATE A SOLIDÃO E NINGUÉM TE TELEFONA. Por José AC Gomes.
A EMPRESÁRIA E O MENDINGO
Transcrição da apresentação:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 SOCIOLOGIA

A POPULAÇÃO BRASILEIRA: DIVERSIDADE NACIONAL E REGIONAL

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 Objetivo – introduzir a reflexão sobre a diversidade social brasileira Evidenciar nossa diversidade socioeconômica a partir de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Problematizar como series estatísticas encobrem uma grande diversidade de situações regionais

PARATODOS – CHICO BUARQUE O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Meu maestro soberano Foi Antonio Brasileiro Foi Antonio Brasileiro Quem soprou esta toada Que cobri de redondilhas Pra seguir minha jornada E com a vista enevoada Ver o inferno e maravilhas Nessas tortuosas trilhas A viola me redime Creia, ilustre cavalheiro Contra fel, moléstia, crime Use Dorival Caymmi Vá de Jackson do Pandeiro Vi cidades, vi dinheiro Bandoleiros, vi hospícios Moças feito passarinho Avoando de edifícios Fume Ari, cheire Vinícius Beba Nelson Cavaquinho Para um coração mesquinho Contra a solidão agreste Luiz Gonzaga é tiro certo Pixinguinha é inconteste Tome Noel, Cartola, Orestes Caetano e João Gilberto Viva Erasmo, Ben, Roberto Gil e Hermeto, palmas para Todos os instrumentistas Salve Edu, Bituca, Nara Gal, Bethania, Rita, Clara Evoé, jovens à vista

As formas de diversidade presentes na música Diversidade existente na família “O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano Meu maestro soberano Foi Antonio Brasileiro”

DIVERSIDADE MUSICAL

DIVERSIDADES DE ORIGENS

Mas a diversidade econômica, como se mede? Mede - se através de indicadores, como: Renda – Rendimento mensal familiar (%) Educação – Taxa de analfabetismo para maiores de 15 anos (%) Saneamento e luz elétrica – por domícilio (%)

RENDIMENTO – Famílias por classes de rendimento médio familiar (%) Brasil e Regiões Até ¼ de SM Mais de 1/4 a 1/2 SM Mais de 1/2 a 1 SM Mais de 1 a 2 SM Mais de 2 a 3 SM Mais de 3 a 5 Mais de 5 Sem rendimentos BRASIL 6,7 14,1 27 25,8 8,6 5,7 4,9 2,2 NORTE 12,1 21 28,7 18,7 5,3 3,7 2,7 3,3 NORDESTE 15,4 22,7 29,9 16 4 2,5 2,3 2,9 SUDESTE 10 25,3 30 10,6 6,9 6,2 1,9 SUL 2,4 8,7 25,4 32,6 12,3 8,2 5,9 1,6 CENTRO-OESTE 2,8 11,6 28,6 29,3 9,2 7,2 O que podemos dizer sobre o rendimento mensal familiar? Que até 2011, quase a metade (47,8%) das famílias no Brasil tinham rendimentos de até 1 SM. Mais da metade da população (52,8%) tem rendimentos entre 1/2 e 2 SM.

DIVERSIDADE

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 FORMAÇÃO DA DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Objetivo: Estabelecer uma reflexão sobre a migração no Brasil a partir de uma reflexão sobre a própria família. Foco temático: MIGRAÇÃO, IMIGRAÇÃO E EMIGRAÇÃO – QUEM É O ESTRANGEIRO DO PONTO DE VISTA SOCIOLOGICO. Competências e habilidades: estabelecer a diferenciação dos conceitos de migração, imigração e emigração; estabelecer uma reflexão sobre as razões  da migração; apresentar  uma visão sociológica da figura do estrangeiro; desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos; desenvolver a capacidade de expressão oral.

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Piquenique de funcionários da Nitro Química

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA VIMOS UM BAIRRO DE SÃO PAULO, MOSTRANDO TODA SUA DIVERSIDADE. SÃO MIGUEL PAULISTA É A IMAGEM DA DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Emigrante – Que ou quem emigra; emigrado. Emigra – Deixar um país para estabelecer-se em outro. Sair (da pátria) para residir em outro país. ------------------------------------------------ Imigrante – que ou pessoa que imigra. Imigrar – Entrar (num país estranho) para nele viver. ------------------------------------------------- Migrante – Ou quem migra. Migrar – Mudar periodicamente ou passar de uma região para outra, de um país para outro. Dicionário Aurélio da L. Portuguesa

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Exemplo: “aquele que sai de um país é um emigrante em relação ao país de origem. E imigrante em relação ao país a que chega”.

A sua família já migrou, emigrou ou imigrou? Há quanto tempo você mora no bairro? A sua família já migrou, emigrou ou imigrou? O que você sabe sobre o passado de sua família?

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Muitos autores tratam sobre o tema da imigração, migração e emigração. E um deles é o Alemão Georg Simmel (1858-1918), filho de Judeu que foi motivo de grande preconceito. Georg não procurou criar uma grande teoria. Na verdade, era a favor de escrever pequenos textos instigantes sobre o tema. O importante é que ele por ser ex-judeu, sentia-se um estrangeiro, pois era tratado como tal.

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Alguns pontos importantes nas análises de Georg Simmel que podemos destacar: é que preciso distinguir o viajante do estrangeiro. O estrangeiro para ele é aquele que chega e não vai embora. Logo, não é um mero viajante. É a figura que se muda de um lugar para o outro, para ali residir, e não o turista; Como estrangeiro, sua posição em relação ao grupo é marcada pelo fato de não pertencer ao grupo desde o início do mesmo ou desde que nasceu; Obs...

OBS: Temos que destacar que em alguns casos, você pode até ter nascido no lugar e mesmo assim é considerado pelos outros como estrangeiro. Isso ocorre por conta de seu biotipo, hábitos e costumes que diferem dos demais. E essa mudança não precisa ser necessariamente de país Pode ser de Estado, cidade ou bairro. É por isso que por exemplo, que muitos jovens loiros no Brasil recebem o apelido de “alemão” mesmo que muitas vezes, não tenham nenhuma descendência alemã. Há ainda outros que são chamados de “japoneses” por ter traços que lembram os orientais, embora tenham nascidos aqui e não tenham antepassados japoneses.

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Para Simmel, o estrangeiro é um elemento do grupo, mesmo que não se veja como um, ou que não seja visto como parte dele pelos demais membros. Ou seja, é um elemento do conjunto, assim como são os indigentes ou mendigos e toda espécie de “inimigos internos”. quer dizer que mesmo aqueles que não são queridos por um grupo, ou não são tratados como iguais, também fazem parte dele. O estrangeiro tem uma relação de proximidade e envolvimento e de distancia e indiferença. Muitas vezes tratado como de fora

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA PESQUISA MIGRAÇÃO NO BRASIL REDIGIR UM TEXTO RESPONDENDO AS SEGUINTES QUESTÕES: Por que você acha que ocorre a emigração, a migração e a imigração? Por que sair de seu país, Estado ou cidade e ir para outro? Por que os imigrantes escolheram o Brasil? E por que ocorre a migração interna e por que escolher o Estado de São Paulo?

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Basicamente formada por três grupos étnicos Indígena; Branco; Negro.

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA Perfil Demográfico Brasileiro:

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade o deprava e o torna miserável.” (ROUSSEAU)

A FORMAÇÃO DIVERSIDADE BRASILEIRA