Planejamento e Gerenciamento de Projetos

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Transcrição da apresentação:

Planejamento e Gerenciamento de Projetos Prof. Josué Froner

Início do processo O software só existirá se realizar uma funçao desejada ou serviço necessário; Começa quando o cliente procura o desenvolvedor Questão 1: Você entende o problema e minhas necessidades? Questão 2: Você tem condições de projetar um sistema que resolva meu problema? Questão 3: Qual o tempo que demora para desenvolvê-lo? Questão 4: Quanto custará para fazer esse sistema?

Início do processo Trabalhar com o cliente e usuários futuros para coletar informações: o que eles querem e o que precisam de um software  escopo Extrai-se desse inícios os produtos que os clientes querem esperam ver realizados: Documentos, demonstrações de funções, demonstrações de subsistemas, de precisão, de confiabilidades, segurança ou desempenho Chamamos de levantamento de requisitos

O princípio 5W2H em gestão Por que (Why) o projeto deve ser desenvolvido? O quê (What) vai ser feito? Quando (When) vai ser feito? Quem (Who) é o responsável por uma dada tarefa? Onde (Where) os envolvidos estão localizados na organização? Como (How) o trabalho será conduzido técnica e gerencialmente? Quanto (How much) é necessário de cada recurso? Justificativa Objetivo Tempo Distribuição Hierarquia Papeis custo

Gerência é Gestão Pessoal Produto Processo Projeto As pessoas envolvidas são o elemento mais importante para o sucesso de um projeto; Produto A configuração de software a ser desenvolvida, modificada, adquirida, fornecida ou utilizada; Processo A definição detalhada do conjunto ordenado de tarefas necessárias para realizar o produto; Projeto O contexto onde o produto é realizado pelo pessoal utilizando o processo

Projeto de Software Influencias no resultado final.... Tamanho Data de entrega Orçamento Domínio de aplicação Tecnologia a ser implementada Restrições de sistema Requisitos de usuário Recursos disponíveis

O Processo de Gerência de Projetos Definição de objetivos e escopo Levantamento de requisitos

Projeto – fatores críticos Definir corretamente o escopo do problema; Negociar com todos os envolvidos – cliente e equipe; Manter a motivação inicial; Acompanhar o progresso; Tomar decisões adequadas e em tempo; Guardar histórico do projeto - documentação

Possíveis causas de falhas Prazos não realistas; Mudanças de requisitos; Esforço honestamente subestimado; Riscos não levantados; Dificuldades técnicas; Falhas na comunicação da equipe; Falta de gerência no projeto.

Pessoal Os participantes Gerentes Técnicos Clientes De departamentos, de fornecedores... Lideres de equipes ou coordenador de projeto Motivação, organização, inovação, solução de problemas, identidade gerencial, realização, influencia e espírito de equipe Técnicos Analistas, projetistas, programadores, testadores, revisores, documentadores, auditores, responsáveis pelo suporte, especialistas no domínio do problema Clientes Usuários finais, indiretos, gerentes de áreas envolvidas,...

Atribuições da Gerência

Produto O escopo do produto deve ser estabelecido Baselines devem ser criadas Itens de configuração devem ser identificados Garantia da qualidade deve ser implementada Medições e análises alimentam base histórica

Equipes de Software Democrática ou autocrática Centralizada ou descentralizada Fatores que influenciam na seleção da estrutura da equipe Complexidade do problema Tamanho do produto Período de tempo de reunião da equipe Possibilidade de modularização do problema Requisitos de qualidade e confiabilidade do sistema Grau de sociabilidade (comunicação) necessário ao projeto Observância da data de entrega

Definição do Problema Estabelecimento de escopo Decomposição Uma narrativa delimitante do problema Decomposição Partir o problema funcionalmente O Produto é uma especificação detalhada de como resolver o problema

Processo Atividade de apoio Atividades específicas Comunicação com o cliente, planejamento, análise de risco, gerência de configuração, garantia da qualidade Atividades específicas Exemplos: análise de requisitos, projeto de interfaces, construção, entrega, avaliação pelo cliente Decomposição do processo Tempo para entrega Tamanho do projeto

Definição do Processo – pontos críticos Análise formal de requisitos Estimativa empírica de custo e cronograma Gerência de projeto baseada em métricas Acompanhamento de progresso Rastreamento de defeitos com base em metas de qualidade Gerência direcionada para peopleware (usuários)

Combinando produto e processo comunicação c/Cliente planejamento Análise de risco engenharia

Referências PRESSMAN, ROGER.S.ENGENHARIA DE SOFTWARE. SÃO PAULO: MAKRON, 2006 JURAN, J. GRYNA, FRANK. CONTROLE DA QUALIDADE: COMPONENTES BÁSICOS DA FUNÇÃO QUALIDADE - V.2 - SÃO PAULO : MAKRON, 1991. PFLEEGER, SHARI L. ENGENHARIA DE SOFTWARE: TEIORIA E PRÁTICA. 2.ED.SÃO PAULO: PRENTICE HALL, 2004.