Programa de Integração Professores Pais e Alunos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Apresentando.
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Responsabilidade Social
Responsabilidade Social nas Empresas
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Sistemas de Informação
Ministério da Educação
Produção do conhecimento em EAD
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Técnicas e Projeto de Sistemas
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO COMO OS PROFESSORES TENTAM MOTIVAR Atribuição de pontos extras aos alunos. Professor passa uma atividade e anota quem fez Coloca.
Missão da empresa Prover soluções diferenciadas que facilitem as relações pessoais e profissionais.
Sistema de Monitoramento das Gerências de Serviço do ITIL
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Vivendo em um mundo centrado em redes
Informações sobre o Teleduc
Análise e Projeto de Sistemas
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
PIPPA Programa de Integração de Professores, Pais e Alunos.
Sistemas de Informações Gerenciais
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Programa de Integração Professores Pais e Alunos
PIPPA Programa de Integração Professores Pais e Alunos.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
Capítulo 1 A administração hoje.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Programa de Integração Professores Pais e Alunos
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Universidade Corporativa Procenge
BRIEFING DE WEB SITE.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
“Criar soluções móveis inteligentes para aumentar a rentabilidade dos nossos clientes.” Missão da Empresa.
2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  Considera-se um sistema um conjunto.
Soluções para universidades corporativas
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

Programa de Integração Professores Pais e Alunos PIPPA Programa de Integração Professores Pais e Alunos

Missão da empresa “ Prover soluções diferenciadas que automatizem e facilitem as relações pessoais e profissionais. ”

Roteiro Motivação Cenário Atual Concorrentes Nossa Solução Nosso Cenário Matriz de Valores Tecnologia Protótipo Plano de Iteração

Motivação “Um país é feito de homens e livros.” (Monteiro Lobato) Acrescentamos que é feito, também, de oportunidades. O que poderíamos fazer para criar mais oportunidades para a vida de uma pessoa?

Incentivar o ensino colaborativo!

Ensino colaborativo O que é colaboração? (Friend e Cook, 1990): “Um estilo de interação entre, no mínimo, dois parceiros equivalentes, engajados num processo conjunto de tomada de decisão, trabalhando em direção a um objetivo comum.” interação entre parceiros equivalentes Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho tomada de decisão objetivo comum

Ensino colaborativo Condições necessárias para que ocorra: (Friend e Cook, 1990): Existência de um objetivo comum; Equivalência entre participantes; Participação de todos; Compartilhamento de responsabilidades; Compartilhamento de recursos; Voluntarismo. Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho

Ensino colaborativo O que é? Esta colaboração (Christenson, Rounds e Franklin, 1992): Esta colaboração “Esta colaboração, no entanto, é mais do que a mera participação dos pais nos eventos e atividades da escola. Esta se refere a um relacionamento horizontal e voluntário entre educadores e pais. Pais e educadores trabalhando juntos, com o objetivo comum de promover o desenvolvimento dos alunos.” refere a um relacionamento horizontal e voluntário entre educadores e pais Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho

Ensino colaborativo (Comer, 1984): envolvimento dos pais na escola Bom para a escola? (Comer, 1984): “o envolvimento dos pais na escola mostra aos alunos que o aprendizado formal e o bom desempenho escolar são importantes, resultando em um ambiente escolar positivo, conduzindo ao aprendizado.” “com o envolvimento dos pais na escola, os conflitos da escola com os familiares tendem a se reduzir, melhorando ainda mais o ambiente escolar.” envolvimento dos pais na escola resulta em um ambiente escolar positivo Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho os conflitos tendem a se reduzir

Ensino colaborativo Bom para o aluno? (Fantini, 1983): “demonstra que o aprendizado escolar é estimulado quando as experiências em casa e na escola são conectadas e coordenadas de forma a virem ao encontro das necessidades dos alunos.” “Os efeitos positivos nos alunos incluem melhora do rendimento escolar” “diminuição das faltas e repetências e redução dos problemas de comportamento.” (Walberg, Bole, & Waxman, 1980; Henderson,1987): Dar um efeito de evidência ao que está de vermelho (Comer, 1980):

Ensino colaborativo Bom para os pais? (Becher, 1984): “pais que estão envolvidos na escolaridade dos filhos desenvolvem uma atitude mais positiva com relação a escola e com relação a si mesmos, se tornam mais ativos na sua comunidade e tendem a melhorar seu relacionamento com os filhos.” pais envolvidos na escolaridade desenvolvem atitude positiva escola si mesmos ativos comunidade melhorar seu relacionamento com os filhos

Como podemos atingir o ensino colaborativo? Motivação Como podemos atingir o ensino colaborativo?

Ampliaremos o envolvimento familiar com a escola. Motivação Ampliaremos o envolvimento familiar com a escola.

Cenário Atual ??? !!!

Cenário Atual . . . ?

Cenário Atual

Cenário Atual Será que não existe algo como um sistema de Gerenciamento Escolar Online?

Kindergarten Management System Sistema web que possui quatro módulos (administração, alunos, professores e pais). Voltado para a administração de uma escola com algumas funções destinadas a pais e alunos. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia Ver se o pessoal achou interessante essa transição. O “características” aumentando e o restante vindo em seguida, sequencialmente e de forma rápida. Gostando, fazer o mesmo nos outros 2 concorrentes.

Spiral Universe Management System Sistema Web difundido em 50 países com foco em gerenciamentos estatísticos. Atende também museus e outras instituições que necessitam de gerenciamento de pessoas. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia

Dreamschool Características: Notificações Privacidade Informalidade Sistema web voltado para o gerenciamento financeiro (dos pais) e pedagógico. Contém Uma visão pro estudante onde ele e seus pais podem ver os afazeres. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia

Constatações Necessidade de um acompanhamento mais próximo; Pouca comunicação com os professores; Falta de inserção dos pais na comunidade escolar e de apoio ao ensino colaborativo;

Constatações Necessidade de discussão entre pais; Necessidade de discussão entre professores; Dificuldade na comunicação PAIS  Professores

Como resolver esses problemas? Baixo custo; Comunicação facilitada; Ensino colaborativo; Aproximação dos envolvidos.

Nossa Solução

Nossa Solução Notificações Privacidade Envio de e-mails; Envio de SMS; Envio de mensagens pessoais. Privacidade Mensagens pessoais são privadas; Uma escola não vê as informações da outra.

Nossa Solução Informalidade Comunicação Redes sociais tornam as relações mais estreitas; Ambiente usual e amigável, incentivando a participação de todos; Rede de amigos. Comunicação Fóruns para cada tipo de usuário; Fórum geral; Mensagens privativas; SMS, e-mail e chats.

Nossa Solução Custo Hierarquia Zero; Sem necessidade de mudanças de sistema. Hierarquia Todos os usuários têm acesso as mesmas funcionalidades, exceto as funcionalidades específicas do tipo do usuário.

Nossa Solução Custo Hierarquia Zero; Sem necessidade de mudanças de sistema. Hierarquia Todos os usuários têm acesso as mesmas funcionalidades, exceto as funcionalidades específicas do tipo do usuário.

Nossa Solução Características: Rede social escolar na web, com equivalência entre participantes (professores, pais e alunos). Com o objetivo final de estimular o ensino colaborativo, além das ferramentas tradicionais, fornecemos a inédita comunicação entre pais. Características: Notificações Privacidade Informalidade Comunicação Custo Hierarquia

Nosso Cenário ! www. ...

Temos embasamento? Como realizar o ensino colaborativo? Informalidade nas relações: “Informações mandadas freqüentemente e de maneira informal são normalmente bastante efetivas no sentido de estabelecerem um bom relacionamento entre os pais e a escola.” (Swap, 1992) Incentivo por parte da escola: “A escola, portanto, deve ter o cuidado de não mandar mensagens subliminares que desencorajem a participação dos pais, mas em contrapartida, esforçar-se para envolvê-los (Krasnow, 1990).

Temos embasamento? Como realizar o ensino colaborativo? Informalidade nas relações: “Informações mandadas freqüentemente e de maneira informal são normalmente bastante efetivas no sentido de estabelecerem um bom relacionamento entre os pais e a escola.” (Swap, 1992) Incentivo por parte da escola: “A escola, portanto, deve ter o cuidado de não mandar mensagens subliminares que desencorajem a participação dos pais, mas em contrapartida, esforçar-se para envolvê-los (Krasnow, 1990). Informações mandadas frequentemente informal efetivas estabelecerem relacionamento escola cuidado desencorajem pais envolvê-los

Nós perguntamos! Fonte: 61 pais entrevistados com filhos matriculados em escolas

Nós perguntamos! Fonte: 61 pais entrevistados com filhos matriculados em escolas

a

Arquitetura Camada de Visão Flex Struts Camada de Controle Fachada Java Negócio Java Hibernate Camada de Dados Oracle

Porque permanecemos com Java Web? Curva de aprendizado; Suficiência da tecnologia; Confiabilidade das técnicas e ferramentas.

Protótipo Aprovado pelo cliente Validação Cacoo.com

Protótipo

Protótipo

Protótipo

Objetivos da Iteração Interface gráfica prototipada e aprovada pelo cliente; Definição das tecnologias e ferramentas; Site no ar com novas artes do marketing da empresa e documentos feitos até agora disponibilizados; Aceitação da equipe pela decisão da tecnologia e ferramentas na parte de ambientação; Viabilização do documento de requisitos.

? Dúvidas