Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equação de energia para fluidos ideais
Advertisements

Bombas.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES – Equação de Bernoulli
HIDROMET RIA ORIFÍCIOS E BOCAIS. HIDROMETRIA HIDROMETRIA é a parte da Hidráulica que trata de assuntos tais como: Medição das vazões; Velocidade dos líquidos.
Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento.
Livro 3 - Capítulo 5 HIdrostática.
HIDROMET RIA ORIFÍCIOS, BOCAIS E TUBOS CURTOS PROF. Ms. LAURO BERNARDINO COELHO JUNIOR.
Conceitos básicos da mecânica dos fluidos
FLUIDOS Conceito Densidade e Pressão
“DESCOBRINDO A CIÊNCIA”
Capítulo 4 Equação de energia para regime permanente.
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
FORÇA ELETROFRACA As formas fundamentais de energia estão associadas às diferentes forças fundamentais que existem na natureza.
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
Forças Distribuídas: Centroides e Centros de Gravidade
Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
Efeito do Barómetro Invertido
Profa. Dra. Ana Carolina Canoas Asada Sala 95
Estudando para o ENEM de forma Invertida.
Equação de energia para fluidos ideais
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
A.L. 1.0│Medição em Química.
Equação de Bernoulli.
RESUMO LEI DE OHM, RESISTORES, ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, ENERGIA ELÉTRICA, GERADOR, RECEPTOR.
Prof. Klecius Celestino
Estudando para o Enem de forma invertida
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Prof: Jorge Fontanella
Sistemas Hidráulicos e de Trem e Pouso Prof. Dr. Rodrigo Lemes Unidades de Pressão Divididas em três grupos: a)Unidade de pressão (Força/Área) Kgf/m 2.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Professor Caio Gomes – Aula 2
Professor Caio Gomes – Aula 2
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
7 Resultados de Medições Indiretas
Equação de energia na presença de uma máquina
Fluidos Física II Departamento de Física Professor: Decio Schaffer
NO EXPERIMENTO... Pa Pb L Pa= pressão da suspensão
Instalações de recalque
Fundamentos da termodinâmica
Aplicações da equação de Bernoulli
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
NO BARÔMETRO HÁ A NECESSIDADE DE CONHECER A TEMPERATURA, ISTO PARA QUE POSSAMOS TRABALHAR COM O PESO ESPECÍFICO CORRETO DO.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Aula 2 de hidráulica II – obtenção de parte das CCB
Para uma formação sustentável e que possibilite a empregabilidade, não queira ganhar o peixe, mas aprenda a pescar e amplie sempre sua inteligência se.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Restaurante da Universidade de Compostela
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
Aula 4 de hidráulica II –determinação do diâmetro exato do rotor
FÍSICA Maria Clara, Yanna Patriota e Luís Henrique.
Calcule a pressão p1 (1) (2) (3) (4).
Ainda que sem máquina é um avanço.
Ainda vão acabar com agente, ou nos colocar em gaiolas!
Aplicação do que foi estudado no vídeo:
CASA DE MÁQUINA COM UMA BOMBA OPERANDO
Aula 2 de Hidráulica I do EAD
Estudo do Pitot e do Venturi
Primeira atividade do curso de Hidráulica básica.
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Torne-se um autodidata!
Cerca de 70% da Terra é água! Só que cerca de 97,5% é água salgada!
de Sistemas Hidráulicos em AVAC
HOJE!! EXERCÍCIOS.
Corrente Elétrica Prof. Luciano.
Equação de Bernoulli para fluidos reais
Vamos ver como vocês estão com os cálculos, calcule a viscosidade cinemática d´água a 200C.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Transcrição da apresentação:

Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês! O do professor, como protagonista do conhecimento e antagonista da ignorância, que seja eterno! Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!

Foto do Ribeirão Vargem Grande no final da Rua das Orquídeas - 2017 Carapicuíba – São Paulo - Brasil

A instalação de bombeamento representada a seguir transporta água (r = 995 kg/m³) com uma vazão de 5 L/s. Sabendo que a instalação tem um único diâmetro igual a 63 mm, que a aceleração da gravidade é 9,8 m/s², que a pressão na entrada da bomba, registrada por um vacuômetro é – 55870 Pa e que a pressão na saída da bomba, registrada pelo manômetro, é 101870 Pa, pede-se a carga manométrica da bomba; a perda de carga antes da bomba e a perda de carga depois da bomba. Importante: Vejam o vídeo no YouTube: https://youtu.be/QQqlL30tUyk e calculem a perda antes da bomba e a perda de carga depois da bomba.

Considerando a bancada de laboratório e os dados obtidos na mesma, determine as perdas de carga entre a seção de 1 a 3. (3) (2) (1) Os dados devem ser obtidos através do YouTube: https://youtu.be/t7I9kJeTpBk e a temperatura deve ser considerada como um número inteiro e se necessário arredondado para cima, após isto determinamos as Propriedades na WEB http://www.escoladavida.eng.br/hidraulica_I/consultas.htm

Para a instalação de bombeamento representada a seguir (1) é uma válvula de poço; (2), (4), (8) e (9) são joelhos fêmea de 900; (3) e (5) são filtros; (6) uma válvula de retenção horizontal; (7) válvula globo reta sem guia; (10) é saída de tubulação e (11) bóia. O fluido bombeado é a água com massa específica igual a 1000 kg/m³ e com uma vazão igual a 3,2 L/s. A tubulação antes da bomba é de aço 40 com DN = 2” (Dint = 52,5 mm e A = 21,7 cm²) e a tubulação depois da bomba é de aço 40 com DN = 1,5” (Dint = 40,8 mm e A = 13,1 cm²). É o inverso do problema 11 Sabe-se que a instalação ao lado operando com uma vazão de 3,2 L/s tem uma perda de carga antes da bomba igual a 1,9 m e uma perda de carga depois da bomba igual a 14,9 m, nesta situação, pede-se determinar a pressão na entrada e na saída da bomba e a carga manométrica da mesma.

Potências e rendimentos das máquinas hidráulicas!

1.26 - Noção de potência e rendimento de máquina hidráulica 1.26.1. Bomba hidráulica É o dispositivo que converte potência mecânica em potência hidráulica e que tem a finalidade de fornecer carga para o fluido, denominada de carga manométrica (HB). Rendimento definido pela relação da potência útil com a potência posta em jogo, ou seja, potência que saí sobre a potência que entra!

Vamos considerar: Onde: A potência mecânica também é denominada de potência nominal da bomba, ou ainda, potência da bomba:

Onde: 126.2. Turbina hidráulica A turbina hidráulica retira carga do fluido, portanto: Rendimento definido pela relação da potência útil com a potência posta em jogo, ou seja, potência que saí sobre a potência que entra! Onde:

Portanto a potência útil da turbina, que é a potência mecânica, também denominada de potência da turbina:

Dado o dispositivo esquematizado ao lado, onde a bomba fornece ao fluido uma potência de 10 C.V. O fluido é a água e a cilindrada do primeiro pistão é 7500 cm3. Sabe-se que o movimento do primeiro pistão é acompanhado pelo movimento do segundo pistão. Pergunta-se: a) qual é a vazão do escoamento? (Q = 0,75 m³/s) b) quanto tempo, levará o primeiro pistão para percorrer o seu curso? (t = 0, 01 s) c) qual a velocidade de deslocamento do segundo pistão? (v = 150 m/s) Dados: cilindrada = volume deslocado do pistão = área do pistão x curso do pistão e 1CV = 75 kgf*m/s. Para a instalação esquematizada a seguir, onde a pressão do gás é igual a 19,6 kPa pede-se determinar a potência útil da bomba? Dados: Hp0-1 = 5 m; Hp2-3 = 10 m; Q = 10 L/s; D1 = 5 cm; D2 = 10 cm e g = 9800N/m³

Para a instalação representada, o nível do tanque leva 50 segundos para subir ∆h = 25 cm. Sabe-se os valores da perda de carga, que são: Hpo - e = 2m e Hps-1 = 2m e que as tubulações são todas de diâmetro D = 4cm → A = 12,5 cm² e ainda que o rendimento da bomba é de 80%. Pede-se: a) a vazão em L/s; b) a velocidade média da água nas tubulações em m/s; c) o tipo de escoamento, sabendo-se que νH2O = 10-6 m²/s; d) a carga potencial, a carga de pressão e a carga cinética na entrada da bomba; e) a carga potencial, a carga de pressão e a carga cinética na saída da bomba; f) a potência da bomba; g) a potência consumida da rede elétrica pelo motor elétrico sabendo-se que seu rendimento é de 90%; h) o rendimento global do conjunto motobomba; i) a carga potencial, a carga de pressão e a carga cinética na seção (1).

Sabendo que a bomba da bancada ao trabalhar a 1,2 L/s tem uma carga manométrica igual a 9,4m, pede-se determinar a perda de carga total no circuito e a potência da bomba. Dado: rágua = 998,2 kg/m³ e g = 9,8 m/s². Considerando a entrada e a saída da bomba em uma instalação de recalque como a representada pela foto, onde se tem: a pressão de entrada igual a -180 mmHg; pressão de saída 270 kPa; diâmetro interno da seção de entrada 52,5 mm (A=21,7 cm²); diâmetro interno da seção de saída 40,8 mm (A = 13,1 cm²); que o nível de água no reservatório, que tem área transversal igual a 0,546 m², levou 20,8 s para subir 100 mm, pede-se determinar a carga manométrica da bomba em questão e a sua potência. Dados:

Para a instalação esquematizada abaixo, pede-se: a. a perda de carga total que ocorre no escoamento de 1,6 L/s de água; b. a perda de carga entre as seções (1) e (2) Através da instalação hidráulica esquematizada a seguir é transportada água (r = 1000 kg/m³) com uma vazão de 3,2 L/s. Sabendo que a cota da seção de entrada e da seção de saída, são respectivamente 1,9 m e 2,4 m, que a perda de carga antes da bomba é 2,6 m e depois da bomba é 13,8 m, pede-se: a pressão na entrada da bomba (pe); a pressão na saída da bomba (ps); a carga manométrica da bomba (HB) e a sua potência útil.

Quando não mais existir esperança, nem confiança num mundo melhor, olhe para seu interior verás que sua vida acabou ... Continue vivo... Este é o meu pedido. (Raimundo Ferreira Ignácio)