Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 4

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Transcrição da apresentação:

Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 4 Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Introdução à lógica de programação utilizando Scratch Aula 4 Juliana Sandis Cavalcante

Revisão Para que servem as estruturas de repetição? Cite um exemplo que pode utilizar repetição. Para que servem as variáveis? Cite um exemplo que pode utilizar uma variável.

Exercícios: Vamos repetir o exercício das notas da aula passada, mas desta vez, vocês devem calcular a média do aluno para as suas 3 provas. Faça um programa que repita 40 vezes giros de 90 graus. A cada giro, se o personagem for clicado, mudar a cor do personagem, senão esperar 1 segundo. Faça um programa que leia duas variáveis, chamadas PRIMEIRA e SEGUNDA, e faça o gatinho dizer os seus valores. A seguir, troque os valores, de forma que PRIMEIRA contenha o valor de SEGUNDA e vice- versa. O gatinho deve repetir os novos valores.

Soluções propostas Acesse em: https://scratch.mit.edu/projects/177197210 Acesse em: https://scratch.mit.edu/projects/177698305/ Acesse em: https://scratch.mit.edu/projects/178434557/

Exercícios: 4) Utilizando as estruturas de repetição que vimos na aula passada criem um jogo de "Esconde-esconde". Como no exemplo: https://scratch.mit.edu/projects/156113834/ O primeiro passo é fazer o personagem desaparecer e aparecer em um novo local. Para isso vocês irão utilizar números aleatórios de x e y. Em seguida faça com que, ao ser clicado, o personagem toque um som. A última etapa é adicionar uma variável PONTUAÇÃO que aumenta quando o jogador consegue clicar no personagem antes que ele desapareça.

Estruturas utilizadas para o jogo de esconde-esconde:

Solução proposta: Veja em: https://scratch.mit.edu/projects/156113834