Escola UNESP “Gestão Acadêmica” Atibaia, 01 de outubro de 2013 A universidade (de pesquisa) e o mundo global Renato H. L. Pedrosa Departmento de Política.

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Transcrição da apresentação:

Escola UNESP “Gestão Acadêmica” Atibaia, 01 de outubro de 2013 A universidade (de pesquisa) e o mundo global Renato H. L. Pedrosa Departmento de Política Científica e Tecnológica/ Instituto de Geociências Grupo de Estudos em Educação Superior renato.pedrosa@ige.unicamp.br

A universidade (de pesquisa) no Brasil Origens internacionais? (I) 1823 – José Bonifácio de Andrada e Silva, que havia estudado química e mineralogia em Freiburg e Paris Propõe o primeiro projeto de universidade, que D. Pedro I ignora JB é exilado por suas ideias liberais … (incluindo o fim da escravidão) 1875 – Escola de Minas de Ouro Preto Projeto encomendado por D. Pedro II a Henri Gorceix, após visitar a Escola de Minas em Paris Proposta incluía enviar os melhores estudantes à Europa 1896 – Escola de Engenharia, Química e Farmácia de Porto Alegre Segue o modelo da Technische Hochshule de Berlin Docentes e técnicos trazidos da Alemanha Primeira instituição de ES do país a ter a pesquisa entre suas atividades principais Origem da UFRS Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

A universidade (de pesquisa) no Brasil Origens internacionais? (II) 1934 – USP Fernando de Azevedo, Júlio de Mesquita Filho: ideais liberais abandonados por Vargas Projeto deliberadamente baseado no modelo de Humboldt Participação de pesquisadores e professores estrangeiros: Fernand Braudel, Claude Levy-Strauss, Gleb Wataghin, …. Simon Schwartzman: “o evento mais importante na história da ciência e da educação no Brasil.” (Um espaço para ciência no Brasil, p. 164) http://www.leginf.usp.br/?historica=decreto-n-o-6-283-de-25-de-janeiro-de-1934 Art. 1º – Fica creada, com sede nesta Capital, a Universidade de São Paulo. Art. 2º – São fins da Universidade: promover, pela pesquisa, o progresso da ciência; transmitir pelo ensino, conhecimentos que enriqueçam ou desenvolvam o espírito, ou sejam úteis à vida; formar especialistas em todos os ramos de cultura, e técnicos e profissionais em todas as profissões de base científica ou artística; realizar a obra social de vulgarização das ciências, das letras e das artes, por meio de cursos sintéticos, conferências palestras, difusão pelo rádio filmes científicos e congêneres. Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

A universidade (de pesquisa) no Brasil Origens internacionais? 1945-1947 – Instituto Tecnológico de Aeronáutica Casemiro Montenegro, diretor de tecnologia do MAer, encomenda a Robert Smith, professor do MIT, projeto para um Centro e um Instituto para desenvolver a industria aeronáutica no Brasil Smith se torna o primeiro reitor e traz diversos professores dos EUA CTA/ITA primeiro parque tecnológico do mundo (?) 1954 – Escola de Medicina de Ribeirão Preto (USP) Zeferino Vaz faz o projeto e traz diversos docentes do exterior 1963 – COPPE (UFRJ) Alberto Coimbra traz seu orientador, Frank Tiller (U. Houston) (Química) Vários estudantes vão aos EUA e voltam para iniciar o novo centro 1966 – Unicamp Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

A tensão entre expansão da graduação e o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação 1965 – MEC estabelece a estrutura da pós-graduação no país São reconhecidos 37 cursos: 11 de doutorado e 26 de mestrado Há cerca de 150 mil alunos de graduação no país, 50% em IES públicas 2000 – 1420 cursos de mestrado e 865 de doutorado 60 mil alunos de mestrado e 33 mil de doutorado 2,7 milhões de alunos de graduação no país, 33% em IES públicas 2012 – 2874 cursos de mestrado e 1697 de doutorado 110 mil alunos de mestrado e 80 mil de doutorado 13 mil doutorados/ano 6,7 milhões de alunos de graduação no país, 25% em IES públicas Fontes: MEC/INEP e Geocapes, Elizabeth Balbachevsky (2005) Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Matrículas na graduação (milhões de alunos, presencial) % privado (eixo direito) Figure 1 – Enrollment, private x public, 1981-2011, source: HE Census, INEP/MEC Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Alunos matriculados no sistema Público CEAv Figure 4 - Number of students enrolled in public (millions), by government sector, and share of federal and state subsectors, 1981-2011. Source: INEP, Censo do Ensino Superior, 1981-2011.  Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Doutorados e artigos publicados internacionalmente Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Docentes nas universidades federais: mestres, doutores e fração em tempo integral Table 1 - Faculty employed by federal universities, by region, degree and workload. Source: HE Census data, 2011, INEP/Ministry of Education. Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Artigos publicados internacionalmente: com pelo menos um autor do Brasil, pelo menos um de São Paulo, grupo complementar Figura 1 – Número de artigos publicados internacionalmente (escala no eixo esquerdo) com pelo menos um autor sediado no Brasil, com pelo menos um autor sediado em São Paulo e com pelo menos um autor sediado no Brasil mas nenhum sediado em SP; fração de documentos publicados sem autores sediados em SP (escala no eixo direito) 1981-2011. Fonte: elaborado a partir de dados de InCites, Thomson Reuters. Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Impacto relativo de artigos publicados internacionalmente: com pelo menos um autor do Brasil, pelo menos um de São Paulo, grupo complementar Impacto relativo à média mundial para artigos com pelo menos um autor do Brasil, pelo menos um autor de São paulo e com pelo menos um autor do Brasil mas nenhum de São Paulo (InCites, Thomson Reuters – Fapesp) Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Efeito da coautoria internacional sobre citações Fonte: Knowledge, networks and nations: global scientific collaboration in the 21st century, RS Policy doc. 03/2011, The Royal Society, 2011. Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Inovação, patentes e o papel da universidade Fonte: Knowledge, networks and nations: global scientific collaboration in the 21st century, RS Policy doc. 03/2011, The Royal Society, 2011. Fonte: MIT Study on Universities and Innovation, R.K. Lester, 2005 Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Resultados do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) 2001-2011 CEAv Fonte: Fundação Paulo Montenegro, 2012 Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Resultados do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) 2011 CEAv Fonte: Fundação Paulo Montenegro, 2012 Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Resultados do INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional) 2001-2002 e 2011 CEAv Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Concluintes no Ensino Médio CEAv Figure 7 - Number of graduates from secondary education and rate of change over previous year, 1996-2011. Source: Census of Basic Education data, 1996-2011, INEP/MEC. (Data for 2006 is missing; figure was computed using linear interpolation of 2005 and 2007 data). Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Qualidade da Educação e Produtividade CEAv Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa Fonte: Penn World Tables, Hanushek & Woessman, 2012

Engenharias no Enade 2008 Concluintes de cursos com conceito Enade CEAv Conceito Enade Público Privado Púb+Priv %/Total 5 2.217 132 2.349 9,2% 4 3.430 1.422 4.852 18,9% 3 3.525 4.073 7.598 29,6% 2 2.244 6.565 8.809 34,3% 1 479 1.564 2.043 8,0% Total 11.895 13.756 25.651 100,0% Fonte: INEP/MEC 2008 Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Engenharias no Enade 2005 e 2008 Cursos com ingressantes e concluintes Notas médias dos cursos (quintis segundo notas médias de concluintes na prova de conteúdo específico) CEAv 2005 (685 cursos) 2008 (882 cursos) Fonte: INEP/MEC 2005/2008 Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Engenharias no Enade 2008 e 2011 Cursos com ingressantes e concluintes Notas médias dos cursos (quintis segundo notas médias de concluintes na prova de conteúdo específico) CEAv Fonte: INEP/MEC Enade 2008/2011 Unesp 2013-10-01 ©2013 rhlpedrosa

Escola UNESP “Gestão Acadêmica” Atibaia, 01 de outubro de 2013 Referências Simões, T., R.H.L. Pedrosa, A.M. Carneiro, C.Y. Andrade, H. Sampaio, M. Knobel. Access to higher education in Brazil. Preprint 2013. Brito Cruz, C.H, R.H.L. Pedrosa. Internationalization and the Brazilian research university: past and present trends. Pedrosa, RHL. Evolução da qualidade (resultados) dos cursos de nível superior nas áreas CTEM: padrões observados a partir do ENADE. Em preparação, projeto IPEA/ABDI sobre Formação e Mercado de Trabalho

OBRIGADO! http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/ Escola UNESP “Gestão Acadêmica” Atibaia, 01 de outubro de 2013 A universidade (de pesquisa) e o mundo global OBRIGADO! http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/ Renato H. L. Pedrosa Departmento de Política Científica e Tecnológica/ Instituto de Geociências Grupo de Estudos em Educação Superior renato.pedrosa@ige.unicamp.br