Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Informática na Educação
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Inteligência Artificial e Educação Introdução. Qual o papel de IA na Educação? n Preocupações de IA: u Conseguir com que máquinas: F leiam F raciocinem.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 2 Aspectos Preliminares
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Questionário de Avaliação Institucional
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Gerenciamento do Escopo
Provas de Concursos Anteriores
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Renda até 2 SM.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
Lemas (Sudkamp)  .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
Projeto de Banco de Dados
Profa. Reane Franco Goulart
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Informática na educação:
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências Marcus Vinicius Maltempi maltempi@rc.unesp.br UNESP - DEMAC

Qual o principal objetivo do desenvolvimento de ferramentas computacionais para serem aplicadas na educação?

Favorecer e potencializar a aprendizagem dos alunos!!

O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente?

Fazer o que o professor faz tradicionalmente... Passar a informação para o aluno Administrar e avaliar as atividades do aluno Auxiliar o professor a fazer o que faz há décadas

Ou... Possibilitar mudanças no sistema atual de ensino Ser usado pelo aluno para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar e manipular a informação?

“O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. O uso inteligente do computador não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculado a maneira como nós concebemos a tarefa na qual ele será utilizado “O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. Drucker (1993)

Idéia a ser defendida: Ter o computador auxiliando a aprendizagem Usar o computador na educação de maneira inteligente Ter o computador auxiliando a aprendizagem

Por que aprendizagem e não ensino?

Mudanças na Sociedade ? Produção/Serviço Educação artesanato produção em massa qualidade total Educação mentoreado ensino ?

Sociedade do Conhecimento Competências necessárias para os atuais profissionais: participar ativamente trabalhar em grupo pensar e criar aprender a aprender ter consciência do potencial cognitivo/ afetivo/ social A pedagogia passa do fazer para o compreender

Como criar situações para estimular a compreensão? Ambiente de aprendizado rico em: Informação e tecnologia (computador) Professor-mediador

Qualquer uso do computador?

O computador no ensino: Tutoriais (CAI e STI) Exercício e prática Uso de multimídia ou Web

Tutorial

Tutorial informação

Tutorial informação informação

Tutorial informação informação pergunta

Tutorial informação informação pergunta resposta

No tutorial o computador: Passa a informação Verifica se a informação foi retida Controla o processo de ensino

Uso do computador no ensino: Fácil de ser implantado na Escola Substitui o professor com mais eficiência Não produz profissionais preparados para o mundo atual Não explora as reais possibilidades do computador

Uso do computador no ensino: Fortalece o desenvolvimento de práticas pedagógicas instrucionistas, tecnologicamente mais sofisticadas, mas pedagogicamente vazias e empobrecidas Mesmo os STI’s continuam aprisionando a mente, inteligência e a criatividade do aluno, pois toma decisões sobre o que, como e quando ensinar

O computador no ambiente de aprendizagem (construcionismo contextualizado): Programação Processador de texto, planilha, criação de banco de dados Desenvolvimento de multimídia

Construcionismo: aprendiz usando a informática na construção de um produto significativo Contextualizado: produto construído é relacionado com a realidade do aprendiz

Programação

Programação descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

Programação execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

Programação reflexão execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

Programação reflexão depuração execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

Programação conceito estratégia reflexão depuração execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação

Programação conceito estratégia reflexão depuração social execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação professor-mediador

Papel do computador na programação Tornar o raciocínio explícito Executar o “raciocínio” Fornecer feedback fiel e imediato Permitir diferentes níveis de reflexão Facilitar a depuração do conhecimento Permitir a discussão de aspectos da meta-cognição

Uso do computador na aprendizagem: Difícil de ser implantado na Escola A mediação de um professor-facilitador é fundamental Exige mudanças profundas do sistema educacional: alteração do papel atribuído ao erro trabalho sobre projetos mais autonomia a professores e alunos novos tipos de avaliação de aprendizagem

Objetivo da Informática na Educação: Não é implantar laboratório de computadores nas Escolas MAS Ajudar na construção da mudança na Escola

O que significa construção da mudança na Escola?

Mudança significa sair de uma Escola tradicional E passar para uma Escola na qual o aprendizado é fruto do processo da construção de conhecimento

Por que acreditamos que a Informática pode auxiliar essa mudança?

A presença do computador: Questiona o que é inteligência Questiona o que é ensinar Permite a construção do conhecimento por meio do ciclo Formar um novo profissional Empowerment Abertura para novidades imprevisíveis

Diferentes Abordagens de Educação a Distância

Abordagem Broadcast recebe informação envia

Abordagem Broadcast O professor não interage com o aluno Não garante que o aluno aprende Pode atender um grande número de alunos Custo baixo

Escola Tradicional Virtual recebe informação envia

Escola Tradicional Virtual recebe informação reporta resultados envia

Escola Tradicional Virtual Processo centrado no professor Em geral, a interação professor-aluno resume-se a: verificar se o aluno memorizou a informação fornecida exigir do aluno uma aplicação direta da informação fornecida em um domínio muito restrito Tem os mesmos problemas que o ensino nas escolas tradicionais Atende menos alunos do que a Broadcast Abordagem de EAD mais utilizada no Brasil

Estar Junto Virtual

Estar Junto Virtual age

Estar Junto Virtual reflete age

Estar Junto Virtual descreve indagações reflete age

Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age

Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age

Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve indagações recebe reflete reporta idéias age

Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve indagações recebe reflete reporta idéias age

Estar Junto Virtual Busca realizar o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição Solução educacional de alta qualidade que propicia condições para o aluno construir conhecimento, contextualizado em sua realidade e de maneira contínua Solução de alto custo (um professor não consegue atender mais do que 20 alunos)

Reflexões e Desafios Educar é complexo, dinâmico e imprevisível Software aberto Questão de sobrevivência da humanidade Sistemas de apoio “não autônomos” Inteligência Artificial Representação de conhecimento Agentes de Interface/ Cognitivo que aprende Interação Humano-Computador Design Participativo

Referências Papert, Seymour Valente, José Armando web.media.mit.edu/~papert Valente, José Armando Núcleo de Informática Aplicada à Educação www.nied.unicamp.br