Informática na Educação: Abordagens, Importância e Tendências Marcus Vinicius Maltempi maltempi@rc.unesp.br UNESP - DEMAC
Qual o principal objetivo do desenvolvimento de ferramentas computacionais para serem aplicadas na educação?
Favorecer e potencializar a aprendizagem dos alunos!!
O que seria a utilização do computador na educação de maneira inteligente?
Fazer o que o professor faz tradicionalmente... Passar a informação para o aluno Administrar e avaliar as atividades do aluno Auxiliar o professor a fazer o que faz há décadas
Ou... Possibilitar mudanças no sistema atual de ensino Ser usado pelo aluno para construir o conhecimento e, portanto, ser um recurso com o qual o aluno possa criar, pensar e manipular a informação?
“O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. O uso inteligente do computador não é um atributo inerente ao mesmo, mas está vinculado a maneira como nós concebemos a tarefa na qual ele será utilizado “O desafio não está na tecnologia, mas sim no uso que faremos dela”. Drucker (1993)
Idéia a ser defendida: Ter o computador auxiliando a aprendizagem Usar o computador na educação de maneira inteligente Ter o computador auxiliando a aprendizagem
Por que aprendizagem e não ensino?
Mudanças na Sociedade ? Produção/Serviço Educação artesanato produção em massa qualidade total Educação mentoreado ensino ?
Sociedade do Conhecimento Competências necessárias para os atuais profissionais: participar ativamente trabalhar em grupo pensar e criar aprender a aprender ter consciência do potencial cognitivo/ afetivo/ social A pedagogia passa do fazer para o compreender
Como criar situações para estimular a compreensão? Ambiente de aprendizado rico em: Informação e tecnologia (computador) Professor-mediador
Qualquer uso do computador?
O computador no ensino: Tutoriais (CAI e STI) Exercício e prática Uso de multimídia ou Web
Tutorial
Tutorial informação
Tutorial informação informação
Tutorial informação informação pergunta
Tutorial informação informação pergunta resposta
No tutorial o computador: Passa a informação Verifica se a informação foi retida Controla o processo de ensino
Uso do computador no ensino: Fácil de ser implantado na Escola Substitui o professor com mais eficiência Não produz profissionais preparados para o mundo atual Não explora as reais possibilidades do computador
Uso do computador no ensino: Fortalece o desenvolvimento de práticas pedagógicas instrucionistas, tecnologicamente mais sofisticadas, mas pedagogicamente vazias e empobrecidas Mesmo os STI’s continuam aprisionando a mente, inteligência e a criatividade do aluno, pois toma decisões sobre o que, como e quando ensinar
O computador no ambiente de aprendizagem (construcionismo contextualizado): Programação Processador de texto, planilha, criação de banco de dados Desenvolvimento de multimídia
Construcionismo: aprendiz usando a informática na construção de um produto significativo Contextualizado: produto construído é relacionado com a realidade do aprendiz
Programação
Programação descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
Programação execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
Programação reflexão execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
Programação reflexão depuração execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
Programação conceito estratégia reflexão depuração execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação
Programação conceito estratégia reflexão depuração social execução descrição da solução do problema por meio de uma linguagem de programação professor-mediador
Papel do computador na programação Tornar o raciocínio explícito Executar o “raciocínio” Fornecer feedback fiel e imediato Permitir diferentes níveis de reflexão Facilitar a depuração do conhecimento Permitir a discussão de aspectos da meta-cognição
Uso do computador na aprendizagem: Difícil de ser implantado na Escola A mediação de um professor-facilitador é fundamental Exige mudanças profundas do sistema educacional: alteração do papel atribuído ao erro trabalho sobre projetos mais autonomia a professores e alunos novos tipos de avaliação de aprendizagem
Objetivo da Informática na Educação: Não é implantar laboratório de computadores nas Escolas MAS Ajudar na construção da mudança na Escola
O que significa construção da mudança na Escola?
Mudança significa sair de uma Escola tradicional E passar para uma Escola na qual o aprendizado é fruto do processo da construção de conhecimento
Por que acreditamos que a Informática pode auxiliar essa mudança?
A presença do computador: Questiona o que é inteligência Questiona o que é ensinar Permite a construção do conhecimento por meio do ciclo Formar um novo profissional Empowerment Abertura para novidades imprevisíveis
Diferentes Abordagens de Educação a Distância
Abordagem Broadcast recebe informação envia
Abordagem Broadcast O professor não interage com o aluno Não garante que o aluno aprende Pode atender um grande número de alunos Custo baixo
Escola Tradicional Virtual recebe informação envia
Escola Tradicional Virtual recebe informação reporta resultados envia
Escola Tradicional Virtual Processo centrado no professor Em geral, a interação professor-aluno resume-se a: verificar se o aluno memorizou a informação fornecida exigir do aluno uma aplicação direta da informação fornecida em um domínio muito restrito Tem os mesmos problemas que o ensino nas escolas tradicionais Atende menos alunos do que a Broadcast Abordagem de EAD mais utilizada no Brasil
Estar Junto Virtual
Estar Junto Virtual age
Estar Junto Virtual reflete age
Estar Junto Virtual descreve indagações reflete age
Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age
Estar Junto Virtual descreve indagações recebe reflete age
Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve indagações recebe reflete reporta idéias age
Estar Junto Virtual reporta idéias reflete age recebe descreve indagações recebe reflete reporta idéias age
Estar Junto Virtual Busca realizar o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição Solução educacional de alta qualidade que propicia condições para o aluno construir conhecimento, contextualizado em sua realidade e de maneira contínua Solução de alto custo (um professor não consegue atender mais do que 20 alunos)
Reflexões e Desafios Educar é complexo, dinâmico e imprevisível Software aberto Questão de sobrevivência da humanidade Sistemas de apoio “não autônomos” Inteligência Artificial Representação de conhecimento Agentes de Interface/ Cognitivo que aprende Interação Humano-Computador Design Participativo
Referências Papert, Seymour Valente, José Armando web.media.mit.edu/~papert Valente, José Armando Núcleo de Informática Aplicada à Educação www.nied.unicamp.br