Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Portal do Professor SEED/MEC
Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade de Aveiro
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
Informações sobre o Teleduc
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
RIVED Red Internacional Virtual de Educación Brasília março de 2004 Américo Bernardes Anna Christina Nascimento Wellington Maciel.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Multimídia e Comunicação Educativa
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Softwares, Objetos de Aprendizagem e processo de produção de um Objeto de Aprendizagem

Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.

Aplicações do Software Software Básico: Possui interação com o hardware; Exemplos: compiladores, sistemas operacionais, etc. Software de tempo real: Monitora, analisa e controla eventos do mundo real; Tempo de resposta rigoroso; Exemplos: controle de tempos e movimentos de um metrô.

Software comercial: A maior área de aplicação do software; Facilitam as operações comerciais e as decisões administrativas; Exemplos: folhas de pagamentos, contas a pagar e a receber, controle de estoques, etc. Software científico e de engenharia: Caracterizado por algoritmos de processamento numérico; Exemplos: manufatura automatizada, previsão do tempo, astronomia, etc.

Software embutido: Reside na memória só de leitura; Funções limitadas e particulares; Exemplos: painéis digitais em geral. Software de computador pessoal: Mercado em crescimento vertiginoso; Exemplos: processadores de texto, planilhas eletrônicas, jogos, etc.

Software de inteligência artificial: Solução de problemas complexos; Sistemas especialistas: usa o conhecimento do especialista para extrair regras usadas pelo sistema para processar os fatos; Redes neurais: simula a estrutura dos processos cerebrais; Exemplos: reconhecimento de padrões (voz e imagem), jogos, demonstração de teoremas.

Objetos de Aprendizagem Objetos de Aprendizagem constituem-se da elaboração de materiais didáticos envolvendo conteúdos, interdisciplinaridade, exercícios e complementos, sendo assim, uma tecnologia interativa, permitindo atender a diferentes estilos de aprendizagem e desta forma, favorecendo a aquisição de conhecimentos, competências e habilidades.

Caminhamos para um novo cenário em que cursos e materiais para aulas serão oferecidos em formato presencial e on-line, assumindo o professor, neste novo contexto, funções novas e diferenciadas. Os educadores devem fazer sua parte pela procura de informações e de recursos disponíveis, refletindo sobre a utilização de novas ferramentas. Objetos de aprendizagem são construções virtuais programadas além de permitir designers , cores, movimentos e efeitos.

Exemplo de Objetos de Aprendizagem A construção de Objetos de Aprendizagem tem por objetivo facilitar o processo de ensino e aprendizagem, exatamente pela mediação de tecnologias. Exemplo de Objetos de Aprendizagem No Brasil, os Objetos de Aprendizagem têm uma história recente pelo programa RIVED (Red Internacional Virtual de Educación), um projeto de cooperação internacional entre países da América Latina, em que atualmente trabalham em conjunto Brasil, Peru e Venezuela. É uma iniciativa para criação de material didático digital para potencializar o processo de ensino das ciências da natureza e da matemática no ensino médio presencial.

Processo de Produção de um Objeto de Aprendizagem A iniciativa da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC) de produzir recursos educacionais multimídia interativos na forma de objetos de aprendizagem tem apresentado bons resultados na comunidade educacional brasileira. Centenas de recursos didáticos para uso no computador foram desenvolvidos e publicados para uso público por inúmeras equipes de alunos e professores de instituições de ensino superior.

A articulação entre os integrantes das equipes com outros departamentos das universidades, as escolas e os Núcleos de Tecnologia Educacional constituem um requisito indispensável para a efetividade do trabalho, representando um fator decisivo para a expressividade dos resultados alcançados. E, nesse sentido, acaba sendo expresso as reflexões resultantes das experiências das equipes no uso da informática para elaboração de atividades pedagógicas e o estabelecimento de uma nova cultura de trabalho multidisciplinar.

Layla Chris Rodrigues Ferreira Marcela Nishida Nomes: Layla Chris Rodrigues Ferreira Marcela Nishida Rafael Ramon Lopes Vasconcelos