Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Advertisements

A estratégia do Estado da Paraíba para criação de sua agência de água
Luciana Ribeiro Campos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Ciências do Ambiente.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Cobrança pelo Uso da Água Diretoria da Bacia Hidrográfica do
Cobro por el uso da agua João Bosco Senra Secretário de Recursos Hídricos – SRH Ministério del Medio Ambiente – MMA.
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
5ª Oficina ANA de Agência e Cobrança
A Implementação da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
5ª Oficina ANA de Agência e Cobrança
1 Julho de 2012 Anexo. 2 3 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Julho – 2012/2011.
1 Agosto de 2012 Anexo. 2 3 Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Agosto – 2012/2011.
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
SITUAÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA PARTE MINEIRA DA BACIA DO PCJ
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
PLANO DE BACIAS 2004/2007 Audiência Pública:
A Legislação está preparada para exercer o controle e a proteção dos principais processos ecológicos presentes nos recursos hídricos brasileiros? Jane.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Brasília – 09 de novembro de 2011
OUTORGA DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos DAEE - DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA CBH-PS Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul CBH-PS.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Estágio atual da Cobrança – União Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos – SAG Gerência de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos - GECOB.
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
ANA - Agência Nacional de Águas
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Controle Social na Gestão das Águas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Análise da Arrecadação Abril de 2014
POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS
Análise da Arrecadação Agosto de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Agosto – 2014/2013 (A preços de agosto/14 –
1 Condições hidrológicas e de armazenamento da Bacia do Rio Paraíba do Sul: Até 01/06/2014 Apresentação para o CEIVAP 04 - Junho ONS.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Caracterização das Bacias PCJ
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Poluição das Águas
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
ABORDAGENS INTEGRADAS Escola Nacional de Saúde Pública
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Superintendente de Apoio à Gestão
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – IGAM DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS 2014/2015 PLANEJAMENTO 2016 Fernanda Roveda Lacerda Costa Superintendente.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro Marilene Ramos Presidente

Degradação de nossos Rios e Lagoas

Ocupação Desordenada

SISTEMA NACIONAL / ESTADUAL DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS Conselho Governo Gestor “Parlamento das águas” Ente Executivo CNRH MMA ANA Nacional SRH CERHI Estado SEA SERLA Comitês Federais Bacias Comitês Estaduais Agências de Bacia

Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro Atribuições da SERLA: Regulação de usos, infra-estrutura hídrica e recuperação ambiental Monitoramento: 45 estações hidrométricas, 26 telemétricas Cadastro de Usuários: CNARH Autorização perfuração de poços Outorga quantidade e qualidade (integrada com o licenciamento ambiental) Reserva de disponibilidade hídrica PCH’s Demarcação de FMP Aprovação de projetos que interfiram nos corpos hídricos Sistema de Informações em Recursos Hídricos Manutenção, recuperação dos corpos hídricos e estruturas hidráulicas Obras de controle de cheias Recuperação Ambiental de Bacias Hidrográficas Fiscalização de usos e interferências nos corpos hídricos e FMP´s Regulação de Usos

Cadastros de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro CNARH – Cadastro Nacional de Usuários de Água Desenvolvido pela ANA Unificação dos sistemas de cadastramento Base para o Sistema Nacional de Informações em Recursos Hídricos Em implantação nas bacias do Piracicaba, São Francisco, Paraíba do Sul A partir de 10/07/2006: Sistema oficial de cadastro de usuários do Estado do Rio de Janeiro Bacia do Guandu Decreto 40.156: Todos os usuários do ERJ www.serla.rj.gov.br/cnarh Até julho/2007: 1.418 usuários cadastrados / migrados (CEUA e GESTIN)

Regulação de usos da água Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro Nº. de Autorizações Regulação de usos da água 17 15 Total de Outorgas + Autorizações Até 2003 = 35 2004= 22 2005 = 48 2006 = 38 Até 2006 = 143 Outorgas + Autorizações Em 17/01/2007 = 111 Outorgas + Autorizações Meta: redução do prazo de processos de outorga de 3 anos para 3 meses 3 2

Comitê Baía da Guanabara Base Territorial para Gestão: Regiões Hidrográficas / Comitês Instalados no ERJ Comitê Piabanha Comitê Macaé Comitê Baía da Guanabara Comitê Lagos São João Comitê Guandu

CEIVAP - COMITÊ DE INTEGRAÇAO DA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL (1997)

Valores Arrecadados nas Regiões Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro com a cobrança pelo uso da água (até maio de 2007) 93 mil 1.300 mil 960 mil 160 mil 1.860 mil 265 mil 280 mil 1.260 mil 1.900 mil

Arrecadação dos Recursos da Cobrança Estadual

Aplicação dos Recursos da Cobrança Estadual

Agenda 2007 / 2010

Agenda 2007 / 2010

Agenda 2007 / 2010

Agenda 2007 / 2010

Bacia do Iguaçu- Sarapuí N Iguaçu Rio Iguaçu B Roxo Caxias SJ Meriti Mesquita Rio Sarapuí Nilópolis Bangu

INTERVENÇÕES – 1a FASE

Marilene Ramos mramos@serla.rj.gov.br http://www.serla.rj.gov.br