Lazer e Política Será que um tema considerado tão “ingênuo” quanto o lazer está tão distante de um tema considerado tão “sério” quanto a política? Será.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Advertisements

Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Letramento: um tema em três gêneros
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
Ana Cristina Ghisleni
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PROJETO: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA SECRETARIA.
Informações de Mercado O Globo Informações de Mercado.
Núcleo de Mídia – Comercial Informações de Mercado O Globo.
Informações de Mercado O Globo Informações de Mercado.
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
PL 227/2013 Estabelece diretrizes para a Política Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento na Primeira Infância, e dá outras providências.
ALGARISMOS ROMANOS JULIA SGROTT F-4TA4.
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Preciso De Ajuda. Conselho de Gestão Participativa.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
Observatório Educação e Cidade
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
Etnografia e Etnologia
Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC
Divisão Internacional do Trabalho
Autoavaliação Institucional e a CPA
O trabalho de campo.
Mapeamento das instalações esportivas da cidade do Rio de Janeiro.
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
História nas atuais propostas curriculares
Controle social e monitoramento das políticas públicas Um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Prefeitura Municipal de Santo André
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 04.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO II – Nº 09 -
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO II – Nº 07.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta Auxiliar ANO V – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO II – Nº 12.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ Análise de Cotas do Vestibular de 2009 e períodos letivos de 2004 a 2009.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO II – Nº 05.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 09.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 10.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 02.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO II – Nº 06.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA ANO II – Nº 03. FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA Apresentação Este trabalho é o resultado da aplicação da metodologia da Fiscalização.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 07.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 07.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 08.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Desigualdade Social e Violência
TERRITORIALIZAÇÃO.
Compromisso Todos pela Educação Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 01.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
O Instituto de Pesquisas Psicossociais (IPP) Oferece: Curso Modular Rabiscos e o H.T.P.
MUNICIPIOS DO CISAB ZONA DA MATA SITUAÇÃO PMSB VIÇOSA JULHO 2013.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
USO RESIDENCIAL  Análise das licenças para uso residencial no contexto geral do Município: participação relevante, próxima aos 60% na área total licenciada.
Transcrição da apresentação:

Lazer e Política Será que um tema considerado tão “ingênuo” quanto o lazer está tão distante de um tema considerado tão “sério” quanto a política? Será que nos momentos de lazer há relações de poder? Será que o lazer é um fenômeno isolado? Será que a vivência desses momentos depende apenas da vontade particular de cada um? Será que a dinâmica política da cidade altera ou influência os momentos de lazer?

desigualdade, cultura e política Lazer e Desigualdades Sócio-espaciais: um panorama da distribuição dos equipamentos culturais na cidade do Rio de Janeiro/Brasil Fabio Peres Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ Grupo de Pesquisa Lazer e Minorias Sociais - UFRJ

culturais Proporção de Municípios por Número de Estabelecimentos Culturais - 1998 IPEA. Políticas sociais: acompanhamento e análise. ano 3, n.4. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, fev. 2002.

Poderíamos dizer que sim. Mas será que o Rio de Janeiro é uma cidade privilegiada por possuir um número considerado elevado de equipamentos de lazer e cultura? Poderíamos dizer que sim. Mas será que a distribuição de tais equipamentos é justa/eqüitativa?

matizes e objetivos Objetivos da Pesquisa apresentar um panorama da distribuição dos bens culturais (i.e. cinemas, museus, centros culturais, parques e florestas, bibliotecas e teatros) na cidade do Rio de Janeiro, correlacionando-o com indicadores sociais

matizes e objetivos Objetivos da Pesquisa concentração/distribuição absoluta e relativa dos equipamentos culturais na cidade do Rio de Janeiro; os Indicadores de Desenvolvimento e Acesso Cultural (IDAC-absoluto e IDAC-relativo ou por unidade); e a relação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a distribuição dos equipamentos

culturas Rio de Janeiro 159 bairros divididos em 30 Regiões Administrativas (RA’s) dispostos em 5 Áreas de Planejamento (AP’s) AP3 AP5 AP1 AP2 AP4

Distribuição total, segundo Área de Planejamento rio de janeiro Distribuição total, segundo Área de Planejamento Cinemas, museus, centros culturais, parques e florestas, bibliotecas e teatros

rio de janeiro Distribuição total, segundo Região Administrativa

Mas será que a desigualdade na distribuição dos equipamentos de lazer e cultura se justifica pela variação demográfica de cada região?

rio de janeiro IDAC-absoluto Total de Equipamentos (x) Habitantes (x) IDAC-absoluto (x) = 0  IDAC-absoluto  1 Onde: x é Região

rio de janeiro IDAC-absoluto, segundo Áreas de Planejamento e total de equipamentos

Mas como comparar melhor a desigualdade entre as regiões na distribuição dos equipamentos de lazer e cultura?

rio de janeiro IDAC-relativo IDAC-absoluto (x) IDAC-absoluto (y) . 100 IDAC-relativo (x) = 0  IDAC-relativo  100 Onde: x é Região y é Região Referência

rio de janeiro IDAC-relativo, segundo Áreas de Planejamento e total de equipamentos

rio de janeiro IDAC-relativo, segundo Áreas de Planejamento e salas de cinema

Mas será que a desigualdade na distribuição dos equipamentos de lazer e cultura possui alguma relação com o desenvolvimento humano?

rio de janeiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a sua relação com a distribuição de equipamentos culturais

rio de janeiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a sua relação com a distribuição de equipamentos culturais Diagrama de Dispersão, segundo IDH e Concentração de Equipamentos das AP’s

rio de janeiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a sua relação com a distribuição de equipamentos culturais Diagrama de Dispersão, segundo IDH e Concentração de Equipamentos das RA’s

matizes e objetivos Rio de Janeiro Mas isso é tudo? Este panorama desigual esgota o leque das experiências culturais da população? aspecto físico; financeiro e o aspecto relacionado à formação/predisposição O cenário apresentado, mesmo não sendo determinante, representa a situação de desigualdade e exclusão que a cidade do Rio de Janeiro comporta

finais Considerações Finais concepção de que uma das dimensões da cultura é a sua espacialidade ou seja, a cultura possui uma espacialidade própria, tanto em seu sentido mais restrito – na medida em que se refere ao aspecto físico propriamente dito dos equipamentos culturais - quanto em seu sentido mais amplo – em vista da sua inserção e reflexividade de um contexto político mais amplo

finais Considerações finais um dos pontos que queremos ressaltar é que ao serem confundidos exclusivamente com as suas manifestações, esses campos – lazer e cultura - dificilmente são considerados como política pública onde estão presentes interesses, opções e escolhas - ora convergentes, ora divergentes - num fluxo de consenso e conflito permanentes.

finais Considerações Finais acreditamos que o conhecimento destes fatores seja fundamental para a elaboração de políticas públicas e intervenções no âmbito do lazer e da cultura mais efetivas, na medida que o acesso é condição sine qua non para as vivências dos momentos culturais ou seja, é tentativa de criar parâmetros e metodologias para que as iniciativas públicas no âmbito da cultura sejam socialmente mais eficientes e socialmente mais justas

Grupo de Pesquisa Lazer e Minorias Sociais matizes e objetivos Grupo de Pesquisa Lazer e Minorias Sociais Maiores Informações: www.lazer.eefd.ufrj.br

rio de janeiro Áreas de Planejamento AP3 X Ramos - XI Penha XII Inhaúma - XIII Méier XIV Irajá -XV Madureira XX Ilha do Gov - XXII Anchieta XXV Pavuna - XXVIII Jacarezinho XXIX Compl Alemão - XXX Maré AP1 I Portuária II Centro III Rio Comprido VII São Cristóvão XXI Paquetá XXIII Santa Teresa AP5 XVII Bangu XVIII Campo Grande XIX Santa Cruz XXVI Guaratiba AP2 IV Botafogo V Copacabana VI Lagoa VIII Tijuca IX Vila Isabel XXVII Rochinha AP4 XVI Jacarepaguá XXIV Barra da Tijuca

rio de janeiro IDAC-absoluto IDAC-absoluto: uma proposta que considera a variação demográfica, ou seja, verifica se a desproporção da distribuição de equipamentos se justificaria pela variação dos habitantes de cada região da cidade

rio de janeiro IDAC-relativo IDAC-relativo: possuí o objetivo de evidenciar mais claramente a variação da oferta de equipamentos culturais entre as diversas regiões, ao considerar como referência aquela região que está em melhor situação. Neste sentido, tenta evidenciar a “distância” entre as regiões.

rio de janeiro IDH IDH: é uma medida de desenvolvimento humano baseada em variáveis que englobam três dimensões diferentes: saúde, educação e econômica. O IDH varia de 0 a 1, sendo que valores mais altos indicam níveis superiores de desenvolvimento

rio de janeiro Coeficiente de Relação Linear entre os IDH’s e a distribuição dos equipamentos No que tange ao total de equipamentos, segundo AP’s, obtivemos a surpreendente correlação positiva de 0,906. Isto significa que há uma forte correlação entre o número de equipamentos culturais e o IDH. Em outras palavras, podemos dizer que as AP’s que possuem melhores IDH’s há uma concentração maior de equipamentos culturais.

rio de janeiro Coeficiente de Relação Linear entre os IDH’s e a distribuição dos equipamentos O coeficiente de relação entre o IDH e a concentração de equipamentos culturais das Regiões Administrativas é de 0,656 - evidenciando uma correlação média entre estas duas variáveis. Uma das hipóteses possíveis para a diferença entre os coeficientes é a dinâmica e a circularidade da população nas proximidades de sua residência.