Ambiente e Poluição
OLÁ!!!! Ana Luísa Seara N.º 3 Beatriz Almeida N.º 7 Donata Pinto N.º 16
Estás disposto (a) ajudar?? O nosso planeta está a ficar doente porque nem sempre cuidamos dele. É preciso mudar de atitude... Estás disposto (a) ajudar??
O Homem é o principal causador da destruição do nosso planeta porque: Produz grandes quantidades de lixo; Não pratica a regra dos três R’s, isto é, não reutiliza, não reduz e não recicla; Polui de uma forma agressiva o ar e água; Contamina os solos com pesticidas; Destrói as florestas;
Destruição da Natureza Doenças e Alergias Morte de seres vivos Diminuição da qualidade de vida das pessoas Consequências da Poluição Alterações climáticas Destruição dos habitats Contaminação dos solos
Medidas a tomar para cuidar-mos do nosso planeta: Reutilização e reciclagem dos materiais; Proteger o nosso planeta não danificando as florestas e protegendo as espécies que nele habitam;
Utilização de energias renováveis (são energias que podemos utilizar sem termos que poluir o ambiente e que nunca se esgotam, como por exemplo a energia solar, energia eólica, energia hidráulica) em vez das energias não renováveis (são energias que se esgotam e que poluem o ambiente quando são usadas);
Poupar os recursos naturais como a água e as matérias-primas; Não poluir a água, o ar e os solos;
Para termos a certeza de que vocês são bons amigos do Ambiente e que estão dispostos a ajudá-lo vamos propor-vos um jogo... Sopa de Letras:
Dúvidas??? Podem começar!!! Boa Sorte!!!
O jogo está dividido em duas partes. A primeira parte: A turma terá que se dividir em 5 grupos de 5 alunos(todos os grupos devem ter um nome). A cada grupo é entregue uma folha com o respectiva sopa de letras. E em cada sopa de letras há 25 palavras relacionadas com o Ambiente/Poluição prontas a ser encontradas (é entregue uma lista com as respectivas palavras). O Grupo mais rápido a encontrar as 25 palavras, é premiado com 5 pontos, o 2º com 4 pontos, o 3º com 3 pontos, o 4º com 2 pontos e o último com 1 ponto. A segunda parte: É entregue a todos os membros dos grupos cartões com as palavras descobertas na primeira parte do jogo. Estão no quadro frases com espaços vazios e que têm que ser preenchidos. O preenchimento dos espaços faz-se à medida que formos lendo as frases.O aluno(a) que tiver a palavra correcta tem que se dirigir ao quadro o colocá-la no espaço vazio. Os alunos que forem bem sucedidos recebem um ponto que será depois somado aos pontos da primeira parte.
Resolução da Sopa de Letras
Fim