Políticas Activas e Passivas dos Mercados de Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Formação Pedagógica Inicial de Formadores
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
O Estado e a sua relação com o Cidadão e as Instituições: Free markets vs free rides António Mexia Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do.
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
Comentário ao Documento Comentário ao Documento Por um Acompanhamento Responsável da Situaçãodo Trabalho na Economia e na Sociedade Portuguesas Mª. Eduarda.
O Cenário Econômico Atual
Dia Mundial da Poupança 31 De Outubro. O que é a poupança? A poupança é a parte do rendimento que não é consumida de imediato e que é "posta de lado"
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
PORQUE PRECISAMOS DE UMA NOVA POLÍTICA ECONÓMICA Universidade de Verão Castelo de Vide, 25 de Agosto de 2009 António Borges.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Aula 4 Macroeconomia I 2 - Informação Macroeconómica (Agregados macroecómicos) 2.1 Os objectivos das autoridades de política macroeconómica: produto, desemprego.
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
Economia e Finanças Públicas Aula P11
Economia e Finanças Públicas Aula P1
Fundamentos de Economia
RECOMENDAÇÕES PARA POLÍTICAS DE EMPREGO Uma abordagem crítica do PNE (I,II) Margarida Chagas Lopes OEFP, 2005.
No contexto europeu os níveis de desemprego nos diversos estados membros registam grandes assimetrias. No geral, os países do Sul como Espanha,
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
A adaptabilidade dos trabalhadores e das empresas
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
UNIDADE 5 Parte 2 INFLAÇÃO DESEMPREGO.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Associação Industrial Portuguesa Fórum de Outubro de 2003 Contributos do Sistema Educativo para a Inovação Margarida Chagas Lopes.
Mesa Redonda sobre Grandes Opções de Política Económica e Social O Capital Humano Margarida Chagas Lopes Conselho Económico e Social 7 de Junho de 2002.
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Princípios de regulação económica aplicados ao sector eléctrico
Prof. Jorge Mendes de Sousa
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Mariana Dias Coordenadora da equipa do Centro de Investigação em Educação (ESELx) ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO.
II - A Evolução Recente da Economia Portuguesa. II - A Evolução da Economia Portuguesa 1) Os choques políticos e internacionais em e os Acordos.
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
NÃO ao desmantelamento do seguro de desemprego 1 O ataque à protecção dos desempregados é inaceitável!
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Utilização eficiente de energia em edifícios EnquadramentoSustentabilidade. Importância dos edifícios no consumo global de energia. Política ambiental.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Desemprego juvenil.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA.
Aprendizagens do projecto Old challenges, New pathways Fostering improvement and social innovation in social inclusion SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS EMPRESAS.
Medidas Ativas de Emprego
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
TSJ Economia 2º ano.

Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Capítulo II Medição da actividade económica (Desemprego)
PROPOSTA Plano de Desenvolvimento Social Baixo Mondego 2008 | 2010 Grupo Operativo Mealhada | 10|Julho|2008 Plataforma Supraconcelhia do Baixo Mondego.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 3 Sumário: Continuação da aula anterior.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Os comportamentos sociodemográficos relacionam-se com:  Estrutura etária  Estrutura da população activa  Nível de instrução e de qualificação profissional.
Transcrição da apresentação:

Políticas Activas e Passivas dos Mercados de Trabalho Margarida Chagas Lopes OEFP, Lisboa, 6 de Junho de 2002

Tendências de Evolução mais marcantes... - maior efectivação das políticas activas; - reforço da integração das políticas activas e passivas ----» max. eficiência*equidade - perda de peso relativo das políticas passivas a favor das activas ( v.g., diminuição de taxas de reposição...); - políticas mistas Sl*Dl ( v.g., MWP...) (......)

Subsídio de Desemprego e ‘Desemprego Voluntário’ - não se detecta nenhuma associação evidente entre ‘níveis de reposição’ e ‘taxas de desemprego’: - dos EEMM com taxas de desemprego « média da UE na década de ‘90, alguns têm taxas de reposição superiores... - dos EEMM que recuperaram em emprego entre ’95 e ’99, há valores da tx. reposição bastante inferiores e bastante superiores à média UE... - no conjunto dos EEMM com taxas de desemprego » média UE ---» grande heterogeneidade...

Natureza Pró-cíclica das P. Emprego - Tanto das P. Activas como das P. Passivas - Importância dos ‘sinais de mercado’ (v.g., Indicadores de Alerta...) ....antecipação, aconselhamento, reconversão... Apoio à procura de emprego

Indícios de Reforma Estrutural das Políticas de Emprego Face aos ciclos de ’80 e ’90: queda do valor das p. Passivas nos anos ’90, para valores inferiores aos de 1987, relativamente ao peso no PNB... aumento peso no PNB das p. Activas com o desemprego, até 1993, caindo pouco posteriormente... Aumento peso relativo das p. Activas nos EEMM do Sul da UE...

Avaliação das P. Emprego (Critérios e Limitações...) -Dificuldade de compatibilizar equida-de*eficiência*efectivação ----» Razões para a integração p. Activas*p. Passivas... -Escassa informação sobre sustentabilidade dos efeitos e impacto na coesão social... Limites de algumas estratégias de Activação Falta de articulação com outras políticas económicas – ex. Fiscal...

Alguns dos principais Resultados das Avaliações (1) - Deficiências na definição de públicos-alvo; - Falta de articulação com mercados locais de trabalho e empregadores; -Baixas performances nas políticas para jovens ( Recomendações...); - Afectação modesta para funcionamento dos SPE;

Alguns dos principais Resultados da Avaliação (2) - Bons resultados eficiência-custo das medidas de apoio à procura de emprego; -Subsídios ao emprego – melhores resultados para DLD e mulheres em reemprego; -Os públicos particularmente desfavorecidos reagem melhor à criação directa de emprego...

Principais resultados relativos a Portugal - Grande equilíbrio do peso relativo p. Activas/p. Passivas no PNB ( 0,85% //0,89% PNB, 1999); - P. Activas – essencialmente F. Adultos; menor peso para F. Jovens [ tx. Des.// H.L...; Curvas de Beveridge e escassez de Qualificações...] e SPE; menor ainda para Subsídio ao Emprego e Criação Directa Emprego [ Se DLD ...]; - P. Passivas – reformas antecipadas aumentam, subsídio de desemprego diminui em %PNB (0,83% para 0,67% PNB, entre 1995 e 1998)

Políticas ‘MWP’ – breve reflexão - Intervenção simultânea sobre Dl e Sl de trabalho ( v.g., crédito de imposto * formação e aprendizagem...) - Maior aplicabilidade em contextos de baixas qualificações* baixos salários e grande dispersão salarial... - Requisitos ‘mínimos’ – salário mínimo regulador (...); integração de políticas de emprego, fiscais, rendimentos...; lifelong learning...