Por um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector Automóvel em Portugal: Da Produção à Concepção e Design Workshop “Uma Agenda Nacional de Ensino e Investigação.

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Transcrição da apresentação:

Por um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector Automóvel em Portugal: Da Produção à Concepção e Design Workshop “Uma Agenda Nacional de Ensino e Investigação em Engenharia de Design” Bombardier Portugal, 11 de Março 2002

Estrutura da Apresentação ¬ Importância da Indústria Automóvel em Portugal ¬ Necessidade de um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector Automóvel em Portugal ¬ Estratégia Concertada de Desenvolvimento do Sector Automóvel em Portugal

Importância da Indústria Automóvel Da Importância Quantitativa do Sector Automóvel... Indicadores Peso do Sector no PIB (Componentes + Montagem) Peso do Sector nas Exportações (Componentes e montagem em relação ao total da indústria) Peso do Sector no Emprego (Componentes) Nº Unidades de Montagem Nº de Veículos Produzidos Nº de Empresas de Componentes Facturação do Sector de Componentes Exportação do Sector de Componentes Vendas da AutoEuropa Efeito Multiplicador AutoEuropa Valores 7% (1999) 25% (1999) 4% (1999) 5 (2001) 246.724 (2000) 160 (2001) 4.112 milhões Euro (2001) 2.642 milhões de Euro (2001) 2.095 milhões de Euro (1999) 4 a 5 (VAB/Subsídios)

Importância da Indústria Automóvel Da Importância Qualitativa do Sector Automóvel... ¬ Sector horizontal integrador de tecnologias numa lógica de produto ¬ Plataforma de desenvolvimento tecnológico e industrial ¬ Promotor de cadeias de fornecimento de elevado valor acrescentado ¬ Indutor de efeitos multiplicadores e de arrastamento sobre a globalidade do tecido empresarial ¬ Indústria de média-alta intensidade tecnológica indutora de novas dinâmicas de produtividade

Importância da Indústria Automóvel Modelos de Desenvolvimento Industrial Portugal Integrador de Tecnologia Portugal Produtor de Tecnologia T1 T2 Tn Mais tecnologias para produzir um produto Tecnologias Produto Tecnologia Mais produtos produzidos a partir de uma tecnologia Produtos P1 P2 Pn

Importância da Indústria Automóvel Efeitos Multiplicadores e de Arrastamento Especialização Tecnológica Induzido por Políticas Públicas Valorização de Competências Sectores Tradicionais: Têxtil, Metalomecânica, etc Sector Automóvel Sector Aeronáutico Difusão de Competências Induzido por Estratégias Empresariais Diversificação de Produto

Necessidade de um Novo Ciclo de Evolução Por um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector .... Diagnóstico do Sector Automóvel Necessidade de um Novo Ciclo de Desenvolvimento do Sector Tendências Globais Características Nacionais Estratégia de Desenvolvimento do Sector Automóvel Cenários de Desenvolvimento do Sector Automóvel

Necessidade de um Novo Ciclo de Evolução Cenários de Desenvolvimento do Sector Automóvel .... Cenário de Estabilização Cenário de Regressão

Necessidade de um Novo Ciclo de Evolução Cenários de Desenvolvimento do Sector Automóvel .... Cenário de Crescimento 350 a 400 mil viaturas/ano contra as 252 mil em 1999

Necessidade de um Novo Ciclo de Evolução Ciclos de Evolução da Indústria Automóvel ... Mercado Protegido Grande número de montagem CKD Fornecedores: • Componentes de baixo valor acrescentado Renault (Setúbal) 1º contacto com a indústria automóvel global Qualificação de recursos humanos AutoEuropa (VW) Construção de competências baseadas na qualidade, custo e prazo Internacionalização Desenvolvimento de capacidades de engenharia Projecto P3 Nova Plataforma VW Consolidação de níveis internacionais de competitividade Consolidação de competências de engenharia, desenvolvimento de produto e I&D Dimensão/Cooperação Início Anos 80 Anos 90 Desenvolvimento Produção 2001 pequenas unidades de para mercado interno Ind. Aeronáutica

Estratégia de Desenvolvimento do Sector Estratégia de Desenvolvimento do Sector Automóvel ... Prossecução do Cenário de Crescimento Indução do novo Ciclo de Evolução da indústria marcado pela Concepção/Desenvolvimento e Conhecimento Promoção de intervenção concertada na indústria em articulação Políticas Públicas – Estratégias Empresariais Confluência de esforços Estado – Empresas – ITs – Centros de Saber – Associações Empresariais Actuação no trinómio Mercado – Produto - Tecnologia

Estratégia de Desenvolvimento do Sector Estratégia de Desenvolvimento do Sector Automóvel ... Criação de Condições de Mercado – Projecto P3 Criação de Competências/Capacidades – Projecto INAUTO Valorização de Competências – Interacção Aeronáutica

Estratégia de Desenvolvimento do Sector Estratégia de Desenvolvimento do Sector Automóvel ... INAUTO Criação do Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos Redes de Cooperação na Área de Estampagem Redes de Cooperação na Área de Injecção de Plásticos Outras Redes e Agrupamentos Empresariais Programas da Melhoria da Competitividade dos Fornecedores Programa de Melhoria da Qualidade da Indústria Automóvel TIP – Tecnologia e Inovação para a Produtividade Novo Modelo de VW PALMELA Projecto P3 Integração do Sector Automóvel nas Cadeias de Fornecimento do Sector Aeronáutico TECNOLOGIA Criação de Condições Estruturantes PRODUTO Criação de Vantagens Competitivas MERCADO Criação de Sustentabilidade Futura Tecnológico e Optimização de Práticas de Gestão Qualificação e Valorização de Recursos Humanos Gestão de Tecnologia e Inovação Promoção da Indústria Nacional