Master on Engineering and Management of Technology

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Jovens Investigadores: que Futuro?
Desenvolvimento Local & Territórios
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “O uso do sistema da Propriedade Intelectual.
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
HISTÓRIAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
SEMINÁRIO SOBRE LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Profa. Adriana Diaféria
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
ECONOMIA INTERNACIONAL
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Trabalho realizado por: Célia Mercê, Nelson Mestrinho e Sara Aranha
Inovação, produtividade e novas tecnologias: o caso português Eduardo J C Beira Departamento de Sistemas de Informação Universidade do Minho
Realizar uma empresa high tech António Câmara YDreams Novembro, 2010.
Balanced Scorecard.
INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA
Texto 3 “EUA: o berço do capitalismo de gestão”
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
IV Seminário Gestão de Recursos Humanos
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo (MEIE) 2011 Profª Doutora Teresa Noronha Profª Doutora Sílvia Fernandes.
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
O importante papel da Universidade (e de seus alunos) na inovação brasileira Antonio Alberto Ribeiro Fernandes Diretor do Instituto de Inovação Tecnológica.
E-Business a Nova Economia
Mestrado em Engenharia de Concepção Inovação e Transferência de Tecnologia Protecção de Propriedade Intelectual Luís Simões Rui Pimentel Rui Teixeira 24/10/03.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Estratégia de Protecção Innovation and Technology Transfer Realizado por: Duarte Trindade; Hugo Valente; Pedro Leal; Pedro Torres Master Science in Engineering.
International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de de Junho de de Junho de.
Science and technology indicators R&D Innovation surveys Patents Bibliometrics Technological balance of payments Human resources for S&T Trade in high-tech.
Políticas de Ciência e Tecnologia Processos de Transferência de Tecnologia Inward P. Trott, M. Cordey-Hayes e R.A.F. Seaton Ana Oliveira Ana Paiva.
3.Productividade Científica e tecnológica Medição de produtividade dos trabalhadores 3 dificuldades: Quem contabilizar? Inconsistência na definição de.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
A Economia do Conhecimento X- A ECONOMIA DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS EMPRESAS (Knowledge Economy)
Talentos para Inovação
Marcelo de Matos CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E PERENIZAÇÃO DAS EMPRESAS
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
Globalização: Boa ou ruim?.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
An Overview of Innovation Stephen J. Kline and Nathan Rosenberg Miguel Gonçalves Casimiro Rui Pimentel Amarante dos Santos 10 October 2003 Innovation and.
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
O papel das Marcas na Economia AIP, Lisboa 30 de Novembro de 2005.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Assignment 1 CIS em Portugal - Comentários Assignment 1 Carla V. Pepe Ricardo Melro Vitor Lopes 17 October 2003 Innovation and Technology Transfer.
Agricultura e Desenvolvimento Rural Destaques do 1 o Dia Seminário de Alto Nível para Tomadores de Decisão: Desenvolvimento económico através da Transformação.
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
1 A natureza dupla da propriedade intelectual “ To promote the progress of science and useful arts by securing for limited times to authors and inventors.
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
Ricardo Amaral Remer Rio de Janeiro, 01Out2015 Pontos a se considerar em ambos os lados: ICTs e Empresas.
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
SESSÃO 9 ALIANÇAS ESTRATÉGICAS. Aliança Estratégica: Contributos para uma Definição.
O Justo Valor Investigação & Desenvolvimento Vasco Salazar Soares Ana Amorim Jornadas de Contabilidade e Finanças “Contabilidade e Finanças no Sec. XXI”
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Master on Engineering and Management of Technology Do Patents Reflect the Useful Research Output of Universities? Keith Pavitt 1997 On the need of new mechanisms for the protection of intellectual property of researh universities P. Conceição, M. Heitor e P. Oliveira 1998 University-base technology licensing in the knowledge based economy P. Conceição, M. Heitor e P. Oliveira 1998 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Ideias Básicas P. Conceição, M. Heitor e P. Oliveira: Ambos os papers analisam os impactos económicos do sistema americano e europeu face ao sistema de protecção da propriedade intelectual; Pavitt: As patentes registadas pelas Univerisdades garantem um quadro parcial e distorcido da contribuição da pesquisa para mudança tecnológica; 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology ´Protecção da Propriedade Intelectual´ Tradicionalmente: A comercialização de sucesso de R&D resultava num processo automático que começava através de uma investigação científica e então seguia-se a área de desenvolvimento, de financiamento, de produção, de marketing e por último a sua internacionalização. Hoje em dia: As relações entre inovação tecnológica e geração de riqueza, mercados, e criação de emprego envolvem mais do que capital de investimento. Envolve uma aproximação interactiva e integrada que mistura aspectos tecnológicos, científicos, socio-económicos e culturais. 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Protecção da Propriedade Intelectual na Europa e nos U.S. (I) Algumas Universidades Americanas souberam tirar partido das contribuições para a criação de novas oportunidades comerciais. Nomeadamente em relação aos retornos (Royalties) sobre o investimento. 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Protecção da Propriedade Intelectual na Europa e nos U.S. (II) A Europa tem vindo a ter uma evolução errática tanto em qualidade como em quantidade. Resultados mostram que a sua maior fraqueza reside no facto de não conseguir transformar resultados científicos em inovação e vantagens competitivas. Nesta perspectiva o 5º programa quadro, bem como o First Action Plan for Innovation na Europa, vêm confirmar ventos de mudança que se avizinham num futuro próximo. 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Protecção da Propriedade Intelectual na Europa e nos U.S. (II) 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Rival Excluível Rival Não Excluível Não Rival Não Excluível Bem Privado Carro Bem Público Defesa Nacional Pastagens Comuns Conhecimento Rival Wetware Não Rival Software 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

O software deve ser excluível ou não excluível? Master on Engineering and Management of Technology O software deve ser excluível ou não excluível? 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology É sobejamente reconhecido que as patentes são um meio imperfeito para medir as actividades que contribuem para o desenvolvimento tecnológico.

Master on Engineering and Management of Technology Segundo Pavitt a razão pela qual as Universidades registam tão poucas patentes deve-se ao facto de enquanto as empresas se concentram em desenvolver e testar invenções específicas e artefactos, as Universidades providenciam-lhes os meios técnicos e os conhecimentos próprios para ajudar as empresas a resolver problemas ainda mais complexos e exigentes. Patentes universitárias em 1990: 2000 (5%) Na década de 80 envolvia as áreas de: Química, Medicina e ‘Drugs’ - cerca 60% Na década de 90 a área principal: Investigação de DNA - cerca de 18% O nºde patentes registadas no US de Universidades Inglesas ronda dos 3% 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Desafios Futuros para desenvolvimentos de mecanismos de protecção de propriedade intelectual Balancing innovation and diffusion Beyond the excludable/non-excludable dichotomy of software Integrating intellectual property protection systems Facing new knowledge 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Ligações entre a Indústria e as Universidades no RU Pavitt conclui que: O registo de patentes por parte das Universidades não se trata de uma medida potencial para comparar com a performance da Universidade, pois origina uma visão distorcida da realidade da contribuição da pesquisa universitária para aplicação prática. Mais importante é a contabilização das citações das patentes nos trabalhos publicados pelas Universidades e é este factor que deverá ser usado para distinguir as Universidades. 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques

Master on Engineering and Management of Technology Conclusões: Master on Engineering and Management of Technology Uma política de propriedade intelectual depende de vários fatores. História Estrutura de Mercado Educação Abertura à negociação e investimento Regulação dos negócios, etc. Mais importante é a contabilização das citações das patentes nos trabalhos publicados pelas Universidades e é este factor que deverá ser usado para distinguir as Universidades. 7 de Março 2003 Anastácia Rodrigues e Nuno Henriques