Biblioteca para coleta de dados na plataforma Symbian Homer Framework Biblioteca para coleta de dados na plataforma Symbian Lucas Damiani Thiago Przybylovicz
Sumário Introdução Descrição do Problema Justificativa Proposta Descrição do Problema Justificativa Pesquisa e Execução Estado da Arte Metodologia Resultados Problemas Enfrentados Conclusão Contribuições Trabalhos Futuros
Introdução
Introdução Smartphones tem grande potencial para softwares especializados Hardware mais potente e várias facilidades para desenvolvimento de aplicações Usuários são, na maioria, clientes corporativos, que muitas vezes subutilizam o potencial dos mesmos
Introdução
Introdução Criação de componentes que facilitem a coleta de dados Proposta Criação de componentes que facilitem a coleta de dados Foco em aplicações corporativas Uso dos recursos multimídia Escopo restrito ao sistema operacional Symbian, plataforma S60 3rd Edition FP1
Descrição do Problema
Descrição do Problema Subutilização dos recursos dos smartphones da S60 Dificuldade no desenvolvimento de interfaces para celulares Não há padronização para troca de informações entre celulares e sistemas externos
Justificativa
Justificativa Softwares são concebidos para resolver problemas pontuais e não com uma visão de reuso dos componentes Novas formas de utilização dos recursos disponíveis nos aparelhos Possibilidade de redução de custos ao concentrar múltiplas funções em um único dispositivo
Pesquisa e Execução
Pesquisa e Execução Possibilidade de utilizar Python, C++ e J2ME Estado da arte Possibilidade de utilizar Python, C++ e J2ME Opção de utilizar J2ME devido ao modelo de componentes e maturidade da plataforma Python provou-se mais interessante para prototipação de aplicações Diamond Powder
Pesquisa e Execução Metodologia Realizado levantamento de requisitos baseando-se em situações comuns de coleta de dados na Web Modelagem UML (Casos de uso, Diagramas de classe) Não foram criados diagramas de sequência devido ao baixo acoplamento entre as classes do framework
Pesquisa e Execução Portal Google Code Resultados Portal Google Code Arquivo JAR para utilização nas aplicações Aplicação modelo
Pesquisa e Execução Diferença entre simulador e o aparelho Problemas enfrentados Diferença entre simulador e o aparelho Necessidade de utilizar algumas bibliotecas auxiliares para manipulação de arquivos XML Restrição de recursos do dispositivo para trabalhar com controles multímidia
Conclusão
Conclusão Contribuições O conjunto de componentes pode ser utilizado tanto como uma extensão das classes de interface de J2ME, ou como um conjunto de funcionalidades que facilitam a coleta de dados Referência para outros desenvolvedores que queiram partir para o desenvolvimento de aplicações J2ME na plataforma S60
Conclusão Trabalhos futuros Inserir novas formas para salvar as informações obtidas nos formulários Remodelar a biblioteca para trabalhar com orientação a interfaces Automatização da montagem de formulários através de arquivos de configuração
Dúvidas