Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
<Nome do Projeto> Lições Aprendidas – Sprint x
Advertisements

SCRUM para Gerência de Projetos
Gestão ágil de projetos
GUG Porto Alegre/Brasil Desenvolvimento em GeneXus, Métodos Ágeis e Scrum.
Rational Unified Process(RUP)
Gestão Ágil de Projetos
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Valorizando pessoas e obtendo benefícios
Soluções de Software Sistemas e aplicações sob medida para as necessidades do seu negócio. Vivenciando SCRUM Experiência e desafios.
Israel M. Santos Rafael Mendonça
FDD.
O mundo ágil do SCRUM Alexsandro Marques 02/09/2009.
Workshop Smart Software SPA Saúde. Workshop Smart Software SPA Saúde.
KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.
Métodos Ágeis de Desenvolvimento
Chapter 1 Agile in a Nutshell (Ágil em uma casca de noz)
Ari Stopassola Daniel #
Métodos Ágeis e SCRUM VISÃO GERAL
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
Uma Visão Processual do Desenvolvimento Seguro Usando SCRUM
MAPEANDO O SCRUM SEGUNDO O MPS.BR NÍVEL G
Técnicas e Projeto de Sistemas
Desafios do desenvolvimento de software
Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Michele de Vasconcelos Leitão Orientadora: Cristine Gusmão
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Outra metodologia Ambientes mutáveis
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
SCRUM Equipe Amauri Cleverson Daiane Mauri Mauricio.
Engenharia de Software
Gerência de Projetos de TI 15
Desenvolvimento Rápido de Aplicação (RAD)
Gerência de Configuração - GC
Metodologia Ágil SCRUM
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Scrum Visão Geral Janeiro/2010.
SCRUM – A Experiência do CCUEC 28/Setembro/2012. Scrum – A experiência do CCUEC Conteudista: Marcelo Assis K. Furioso. Analista de Sistemas. Atuando na.
Gestão de defeitos.
Scrum.
Processo de Desenvolvimento de Software – PDS C Construção - PAS
# development Teresa Maciel DEINFO/UFRPE. # Fidelidade do cliente CompetitividadeSobrevivência Prazos curtos Baixo custo Agregação ao negócio.
SCRUM Processo de Desenvolvimento de Software
Engenharia de Software
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
SCRUM Lílian Simão Oliveira.
Gerenciamento de Equipes com Scrum Curso de Verão 2008 – IME/USP Dairton Bassi Danilo Sato 24/Jan/2008.
Trabalho de PAW Scrum Nome: Jaila Cíntia.
SCRUM Metodologia para o Desenvolvimento Ágil de Software Rafael Rodrigues, Rafael Rost.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
SCRUM.
Gestão Ágil de Projetos
Backlog Lílian.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
 confidencial restrito Reunião de Retrospectiva  O que foi bem?  Envolvimento do usuário e apoio de TI  O que deveria ser melhor?
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.
Scrum Gestão ágil de projetos. Ana Rouiller Glaucia Peres Igor Macaúbas Marcos Pereira.
PSP - Aula 02 Vanilson Burégio.
Metodologias Ágeis – Leandro Rafael
Utilizando práticas do PMBOK para implantar o Scrum
SCRUM.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Metodologia Ágil THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 04 JOINVILLE 2016 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
UMC - ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS MÉTODOS ÁGEIS PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE.
GERENCIAMENTO DE PROCESSOS AGÉIS: SCRUM
Pós-Graduação em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas Centro Universitário Estácio do Ceará.
Transcrição da apresentação:

Implantando SCRUM na Simplestec Equipe Tributária Frederico Augusto

Desenvolvimento Ágil

Manifesto Ágil “Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano   Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.” http://agilmanifesto.org

Isso já me aconteceu antes???

Gastar energia em tarefas que não agregam valor nenhum ao cliente realmente é perda de tempo e dinheiro; Prioridades e atividades devem ser claras.

Como Resolver isso???

Princípios por trás do Manifesto Ágil: A prioridade é satisfazer o cliente, entregando o mais rápido possível e de forma contínua software que tenha valor; Requisitos mutantes são bem vindos, mesmo no final do desenvolvimento. Os processos ágeis podem ser usados a favor de mudanças que tragam vantagem competitiva para o cliente; É importante entregar software funcionando freqüentemente, mensalmente, quinzenalmente ou, se possível, toda semana; Clientes e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente num projeto; Projetos devem ser feitos por indivíduos motivados. Os indivíduos precisam da confiança de que seu trabalho será realizado. Eles devem ter suas necessidades atendidas e trabalhar num ambiente adequado;

Princípios por trás do Manifesto Ágil: Conversa face-a-face é SEMPRE a melhor forma de comunicação; Software funcionando é a primeira medida de progresso; O processo ágil torna o desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem manter a paz indefinidamente; Atenção constante à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade; A chave é SIMPLICIDADE: minimizar a quantidade de trabalho desnecessário; As melhores arquiteturas, requisitos e design surgem de equipes auto-organizadas; A equipe reflete como se tornar mais eficiente, ajustando seu comportamento para atingir esse objetivo.

SCRUM Scrum é um processo iterativo e incremental de gerenciamento de projetos ágeis; Entre suas principais características está a entrega de produtos de software totalmente funcionais em períodos curtos e pré- determinados;

SCRUM O termo SCRUM deriva do jogo de Rugby, onde as duas equipes disputam a posse de bola e toda a equipe esta comprometida no evento.

SCRUM - Fundamentos A idéia principal do SCRUM é manter o foco na entrega que represente maior valor de negócio, no menor tempo possível; As necessidades de negócio do cliente determinam as prioridades da equipe SCRUM; As equipes se auto-organizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade.

Tarefas e Objetivos são da Equipe…

SCRUM Valores Dentre os valores do Scrum podemos citar: Transparência; Auto-organização; Comprometimento; Entregas representativas para o cliente; Comunicação...

Resultados Esperados Responsabilidade Compartilhada; Mais comunicação; Aumento da Qualidade; Disseminação do Conhecimento; Satisfação dos stakeholders…

não Gera Desenvolvimento de Software as mesmas saídas para as mesmas entradas

Bom, e o que Scrum faz então?

Processando…

Funcionamento Visão do Produto Sprint Retrospective Sprint Planning Sprint Review

SCRUM Papéis Cerimônias Artefatos Product Owner Scrum Master Time Planejamento da Sprint Reunião Diária Revisão da Sprint Retrospectiva da Sprint Artefatos Product Backlog Sprint Backlog Gráfico Burndown

Product Owner SCRUM Master Equipe SCRUM Definir a Visão do Produto Elaborar e manter o Product Backlog; Definir a prioridade e ROI; Representar o cliente; Aceitar ou rejeitar os entregáveis. SCRUM Master Ser um líder (servidor); Remover impedimentos; Proteger a equipe; Ajudar o PO (com Product Backlog); Ser o facilitador da equipe; Garantir as práticas SCRUM. Equipe SCRUM Fazer estimativa; Definir as tarefas; Desenvolver o produto; Garantir a qualidade do produto; Apresentar o produto ao cliente; Equipe: auto-gerenciável e multifuncional.

Equipes Comprometidas

Reunião de Planejamento (Sprint Planning) Participam PO, Scrum Master e Equipe Parte 1 : Entendimento dos requisitos e Definir a prioridade e itens que farão parte do SPRINT; Parte 2 : Sem a necessidade do PO a equipe realiza o planejamento tático para o desenvolvimento das tarefas.

Reunião Diária (Daily SCRUM) Participam Equipe e Scrum Master O que eu fiz ontem ? O que irei fazer hoje ? Algum impedimento ?

Revisão da Sprint (Sprint Review) Participam PO, Equipe, Scrum Master e convidados ; Reunião para demonstração resultado do Sprint; Informar ao PO todos os impedimentos;

Retrospectiva da Sprint (Sprint Retrospective) Participam Equipe e Scrum Master Equipe se reúne para verificar o que deu certo e errado no SPRINT; O time identifica oportunidades de melhoria para a equipe e para empresa; A equipe formaliza as lições aprendidas e realiza os ajustes necessários para a próxima iteração; Não é permitido Power Point…

Backlog do Produto O Backlog do Produto é uma lista de itens priorizados que contém todas as funcionalidades que são desejadas para o produto. Todos os requisitos que precisam ser realizados para a finalização do projeto. Para gerenciar o Product Backlog é necessário que todos os itens estejam identificados, estimados   pela equipe e priorizados pelo PO.

TaskBoard – Gestão a Vista

TaskBoard – Gestão a Vista

TaskBoard Fazer Em Andamento Feito Não Planejado Impedimentos

Gráfico Burndown O gráfico Burndown representa o trabalho restante sobre o tempo planejado; Atualização diária, qualquer atraso ou antecipação vista imediatamente; Como um Projeto atrasa?

Planning Poker

Planning Poker Os números menores refletem bem algo realmente possível de realizar; Os número maiores não são relatos muito claros, difíceis de estimar; Estes devem ser transformados em relatos menores para facilitar a realização;

Planning Poker

Bibliografia ABU SAMRA,Nelson. Blog do Abu. <http://blogdoabu.blogspot.com/> Blog do Abu : SCRUM ApostilaDeApoio v2.1 Scrum Experience [O Tutorial SCRUM] v16 SCRUM, http://rildosan.blogspot.com/2009/06/scrum- experience-o-tutorial-scrum.html Manifesto Ágil: http://agilemanifesto.org/. Acesso em :04/03/2010 SCRUM. SCRUM in Five Minutes. Disponível em: <http://www.sof4thouse.se/Uploades/Scrum_en g_webb.pdf,>. Acesso em: 11/03/10.