Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIVALÊNCIA DA AFIRMAÇÃO
Advertisements

Lógica “A Lógica tem, por objeto de estudo, as leis gerais do pensamento, e as formas de aplicar essas leis corretamente na investigação da verdade”
Prof. Marcone Sotéro Argumento Prof. Marcone Sotéro
8ª Série Prof. Arthur Bernd
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Trabalho Escolar de Filosofia
Lógica Introdução.
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
INTRODUÇÃO A lógica faz parte do nosso cotidiano.
CADERNO DE LÓGICA Nome.
Lógica e lógica de programação
Introdução Professor: Luiz Carlos Gabi
DEDUÇÃO NO CÁLCULO PROPOSICIONAL
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
Conceitos Básicos.
Lógica Matemática Introdução.
Métodos de Demonstração
Curso de Licenciatura em Matemática
Argumentos, verdade e validade 2
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Lógica Proposicional UESC
Disciplina Interação com o Mundo Natural : Ciências da natureza II
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
3. TEXTO: “A questão da verdade é do domínio da teoria do conhecimento, ou da filosofia da ciência. A questão da validade é do domínio da lógica. [...]
Escola Secundária Francisco de Holanda
SEMÂNTICA.
Introdução (slides modificados de Joseluce Cunha)
Lógicas e Inferência para IA
Teoria e prática da argumentação
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Lógica matemática.
Introdução à Lógica Jeneffer Ferreira
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
FAZENDO Slides no PowerPoint
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
Lógica Matemática Introdução.
Lógica e Teoria dos Conjuntos
Pressione ENTER para iniciar.
Lógica Proposicional.
Decidibilidade, Corretude, Completude, Consistência
Sistema Formal Um Sistema Formal para a lógica proposicional é uma 2-tupla < L, R >, onde: L: linguagem proposicional R: conjunto de regras de inferências.
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
Introdução à Engenharia de Computação
J. M. Barreto UFSC-INE Lógica de Primeira Órdem R ecordação.
Lógica Proposicional.
Sistema Formal Um Sistema Formal para a lógica proposicional é uma 2-tupla < L, R >, onde: L: linguagem proposicional R: conjunto de regras de inferências.
Lógica para Computação
Colégio Agrícola “José Bonifacio”
Lógica Matemática Introdução.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 2
Lógica matemática.
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA Professor: Yure de Queiroz Lima
IDEIA CURSOS Raciocínio Lógico Prof.: Henrique Sousa.
Tema 1 – Lógica e Teoria dos Conjuntos
A distinção validade-verdade
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Espécies de argumentação dedutiva
O que é lógica? Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles.
David Hume (1711–1776).
Edmund Husserl A REJEIÇÃO DO PSICOLOGISM0 Defende Husserl: –“ As leis lógicas são rigorosamente universais e necessárias e precisamente por.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
PROF. NAYARA ZAGO BASSETTO
Transcrição da apresentação:

Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar para tela seguinte, basta apertar a tecla enter. Mas NÃO TOQUE em outras teclas. Laboratório de Lógica FAFICH/Depto de Filosofia

O que é Lógica? Sabemos que ela está ligada ao raciocínio, mas precisamos de uma definição adequada. Para isso, consideremos o seguinte exemplo de raciocínio: O CONCEITO DE LÓGICA

Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos EXEMPLO DE RACIOCÍNIO

Vejamos agora quais são as principais partes constitutivas deste raciocínio ANÁLISE DESTE RACIOCÍNIO

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO 1ª PREMISSA => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO 2ª PREMISSA => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO As duas premissas constituem o => ANTECEDENTE ANTECEDENTE do raciocínio => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO As duas premissas constituem o => ANTECEDENTE ANTECEDENTE do raciocínio => Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO As duas premissas constituem o => ANTECEDENTE ANTECEDENTE do raciocínio => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO A última sentença constitui a CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => do raciocínio do raciocínio Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO Há também uma relação entre o antecedente e a conclusão, que se chama INFERÊNCIA Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

PARTES CONSTITUTIVAS DO RACIOCÍNIO - RESUMO => =>ANTECEDENTE INFERÊNCIA => INFERÊNCIA => CONCLUSÃO => CONCLUSÃO => Os insetos possuem seis patas As abelhas possuem seis patas Logo, as abelhas são insetos

INFERÊNCIA Esta palavra vem do latim inferre, que significa latim inferre, que significa conduzir para: é a relação que permite passar do antecedente para a conclusão do argumento

CONCEITO DE LÓGICA Temos agora que considerar a relação entre duas noções muito importantes: VALIDADE eVERDADE

VALIDADE E VERDADE Consideremos de novo o raciocínio analisado antes:

VALIDADE E VERDADE VALIDADE E VERDADE Premissa verdadeira => Premissa verdadeira => Antecedente Verdadeiro Inferência válida => Inferência válida => Conclusão verdadeira=> Os insetos possuem seis patas As abelhas são insetos Logo, as abelhas possuem seis patas

VALIDADE E VERDADE Ele pode ser representado através do seguinte diagrama:

Os insetos possuem seis patas As abelhas são insetos Logo, as abelhas possuem seis patas seis patas seis patas insetos insetos abelhas abelhas

VALIDADE E VERDADE Se a classe dos insetos está contida na classe daqueles que têm seis patas e se a classe das abelhas está contida na classe dos insetos, então a classe das abelhas está contida na classe daqueles que têm seis patas

VALIDADE E VERDADE Este raciocínio pode ser expresso através da seguinte estrutura abstrata:

Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é A A B C

VALIDADE E VERDADE Se a classe B está contida na classe A e se a classe C está contida na classe B, então a classe C está contida na classe A

VALIDADE E VERDADE Seja agora o seguinte raciocínio:

VALIDADE E VERDADE Todo inseto é humano Toda abelha é inseto Toda abelha é humana

VALIDADE E VERDADE Premissa falsa => Premissa verdadeira => (Antecedente Falso) Inferência válida => Conclusão falsa => (Conseqüente Falso) Todo inseto é humano Toda abelha é inseto Toda abelha é humana

VALIDADE E VERDADE Ele pode ser representado através do seguinte diagrama:

Os insetos são humanos As abelhas são insetos Logo, as abelhas são humanas humanos humanos insetos insetos abelhas abelhas

VALIDADE E VERDADE Se a classe dos insetos está contida na classe dos humanos e se a classe das abelhas está contida na classe dos insetos, então a classe das abelhas está contida na classe dos humanos

VALIDADE E VERDADE Este raciocínio também pode ser expresso através da mesma estrutura abstrata que o anterior:

Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é A A B C

VALIDADE E VERDADE Se a classe B está contida na classe A e se a classe C está contida na classe B, então a classe C está contida na classe A

VALIDADE E VERDADE Comparemos agora os dois raciocínios:

VALIDADE E VERDADE 1º Raciocínio Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é B Os insetos possuem seis patas As abelhas são insetos Logo, as abelhas possuem seis patas n Inferência válida e conclusão verdadeira

VALIDADE E VERDADE 2º Raciocínio Todo B é A Todo C é B Todo inseto é humano Toda abelha é inseto Toda abelha é humana n Inferência válida e conclusão falsa

VALIDADE E VERDADE Resultado da comparação Todo B é A Todo C é B Logo, todo C é B n A estrutura dos dois raciocínios é a mesma n A inferência é válida nos dois casos, embora a conclusão seja verdadeira no 1º raciocínio e falsa, no 2º raciocínio

VALIDADE E VERDADE Isto significa que, quando a estrutura é a mesma, a inferência expressa pelo raciocínio pode ser válida ainda que o raciocínio é chegue a uma conclusão falsa

Conclusão Importante: A validade da inferência não depende da verdade ou falsidade da conclusão do raciocínio

Outras Conclusões Importantes: n O raciocínio não é verdadeiro ou falso n A inferência que ele expressa é válida ou não-válida n A conclusão do raciocínio é verdadeira ou falsa

CONCEITO DE LÓGICA Podemos agora elaborar uma definição de Lógica

Conceito de Lógica É a disciplina que estuda OS PRINCÍPIOS DA INFERÊNCIA VÁLIDA sem considerar a verdade ou falsidade das sentenças envolvidas pelos raciocínios

Analogia: O pensador usa a LÓGICA para certificar-se de que o argumento está correto O pedreiro usa o FIO DE PRUMO para certificar-se de que a parede está na vertical

Analogia: FIODEPRUMO A Lógica é o do Raciocínio

Fim da Apresentação Esperamos ter deixado claro para você o conceito de Lógica Obrigado por sua atenção Para sair do programa, chame o atendente