UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

O RepositóriUM e a Política de Auto-Arquivo da Universidade do Minho
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Sistemas automatizados de recuperação e disseminação da informação
REPOSITÓRIO DIGITAL DA UFRGS
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Biblioteca Virtual em Saúde:
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA (RCIpea)
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
MODELING AND SIMULATION OF A GROUNDING SYSTEM USING SIMULINK Gustavo dos Santos Pires FÁBRICA DE SOFTWARE BATLAB/BIOTA-MS Equipe UFMS/BATLAB FÁBRICA DE.
Para consultar na Biblioteca Digital Jurídica do STJ, você pode optar pela busca em campos específicos, como: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório.
Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CED CURSO DE BIBLIOTECONOMIA PROFESSORA:URSULLA BLATTMAMM DISCIPLINA: CIN 5046.
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ACADÊMICAS: FERNANDA GERBER PATRÍCIA SOUSA SILVEIRA DE MACEDO.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Biblioteca Digital da FGV
Portal do IBICT. Funcionalidades  Acessibilidade  Ferramenta de pesquisa no conteúdo do portal  Banners e publicidade multimídia  Alimentação de conteúdo.
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Scirus. A base de dados multidisciplinar Scirus apresenta documentos em texto completo disponibilizados em repositórios institucionais de diversas universidades,
AS BIBLIOTECAS DIGITAIS E A DIVERSIDADE DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça.
Aspectos na implementação de sistemas de registro informatizados em Jardins Botânicos.
Área de Conhecimento: Engenharias e Computação
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE II
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Universidade do Minho XATA’06 Bibliotecas e Arquivos Digitais Miguel Ferreira Ana Alice Baptista
Fundamentos da Seleção
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Divulgação científica e contribuição da internet para diminuir distâncias entre ciência e sociedade Bernardo Esteves Editor da Ciência Hoje On-line
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
EBSCO Information Services Experiências Empresariais de apoio ao acesso digital à informação 2o. Seminário sobre Informação na Internet Brasília, 27 de.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais na Web. Henrique Ruas e Priscila da Mata

Sobre o DSpace O Dspace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.

Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital. O Dspace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O Dspace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.

Exemplos de repositórios que utilizam o Dspace

Roteiro para a construção de coleção na plataforma Dspace Cada grupo de até cinco alunos será responsável pela criação de uma coleção. Para a construção da coleção cada grupo deve refletir e definir os seguintes itens antes da utilização da plataforma: Titulo da coleção Objetivo Justifica da existência da coleção Usuário real e potencial Criação de uma política indexação Criação de critérios de seleção dos documentos Tipos de documentos que serão aceitos na coleção Cada coleção deverá possuir no mínimo 40 documentos (que sejam de livre distribuição)

Divisão da avaliação do trabalho final Elaboração do roteiro - 15 pontos; Alimentação da coleção na base de dados – 15 pontos; Apresentação – 20 pontos.