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Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.

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1 Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar e Universidade Mackenzie Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali – Sistema UAB-UFSCar Claudia Raimundo Reyes – Pro-reitora de Graduação - UFSCar

2 Docência é uma profissão. Como as demais profissõespé aprendida. Existência de processos formativos - formação inicial e continuada – envolvendo diferentes tipos de certificação para os professores de diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, exceto o ensino superior. Preocupação com o desenvolvimento profissional de professores do ensino superior é recente comparativamente aos demais níveis. Diversidade de ações formativas em diferentes instituições.

3 UFSCar Ações formativas de diferentes naturezas envolvendo os docentes da instituição, usualmente promovidas pela Prograd Documento: “O profissional que a UFSCar pretende formar” EDD – concebido em 2013 e primeiras experiências em 2014 e 2015

4 O EDD Ação formativa que busca atender ao artigo 24, inciso V, da Lei 12.772/2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e estabelece como um dos critérios de avaliação de desempenho do docente em estágio probatório a “participação no Programa de Recepção de Docentes instituído pela IFE”, destinado aos professores ingressantes da UFSCar. O EDD é parte integrante do Programa de Formação Continuada de Docentes da UFSCar, realizado pela Pró- Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Pedagógico, em parceria com a Secretaria Geral de Educação a Distância.

5 Objetivos do EDD ●Socialização na cultura organizacional da UFSCar. ●Apropriação, por meio de uma postura crítico-reflexiva, da política do ensino da graduação, das experiências de constituição da identidade institucional e do compromisso social da UFSCar. ●Desenvolvimento profissional como professor universitário, compreendendo as consequências de suas práticas pedagógicas e revendo-as sempre que necessário. ●Adoção de procedimentos acadêmicos do ensino da graduação da UFSCar. ● Utilização adequada de novas tecnologias digitais como ferramentas para formação dos estudantes. * Reflexão sobre concepções de ensino, aprendizagem, estudante, avaliação, planejamento de ensino e demais atividades relacionadas ao ao exercício profissional docente. ●Trabalhar de forma colaborativa, fazendo parte da comunidade acadêmica (desenovolvimento de comunidades de aprendizagem).

6 Ações Formativas Ambientação no Moodle e uso das ferramentas. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Docência – leituras e atividades iniciais relativas à compreensão de como o professor universitário aprende a ensinar e a se desenvolver profissionalmente (escolha da profissão, trajetórias escolares, aprendizagens, expectativas, desafios relativos ao reconhecimento da docência como profissão). Base de conhecimento para o ensino e processo de raciocínio pedagógico. (Módulo 1) Universidade e currículo - Diretrizes curriculares e os cursos de graduação; Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação;Perfil do profissional a ser formado na UFSCar Planejamento e Condições Organizacionais para o Ensino na Graduação

7 Avaliação do Ensino e da Aprendizagem no Ensino Superior Princípios e Políticas Institucionais para o Ensino de Graduação  Políticas para democratização do ensino superior  Políticas de Ações Afirmativas  Diversidade Cultural  Acessibilidade  Heterogeneidade em sala de aula  Perfis dos estudantes

8 Fontes Teóricas 1.Contextualização da aprendizagem da docência em 3 níveis (micro, meso e macro) de L.Shulman e J. Shulman 1.Os dois modelos propostos por Lee Shulman -Base de conhecimento para o ensino -Processo de raciocínio pedagógico 3. Pesquisadores envolvidos com a compreensão de como o professor aprende a ensinar e a se desenvolver pessoalmente (Nóvoa, Cunha, Darling- Hammond, Cochran-Smith, Zeichner....)

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10 O EDD – Aprendizagem e desenvolvimento da docência no Ensinno Superior

11 O módulo 1 Destinado a professores iniciantes na UFSCar 2 ofertas, totalmente a distância, 100 vagas por oferta. Construção do módulo 1: Vídeo institucional Primeiras palavras Desafios ao trabalho do professor (Nóvoa / Sinpro) Forum

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13 1º. Modelo – Base de Conhecimento para o Ensino

14 TRANSFORMAÇÃO Interpretação crítica Representação Seleção Adaptação aos alunos Compreensão Instrução Nova Compreensão Avaliação Reflexão

15 2º. Modelo: o Processo de Raciocínio Pedagógico

16 3º. Modelo: micro, meso e macro

17 Módulo 2 – a ser construído a partir de necessidades formativas evidenciadas no módulo 1  Centrado nas diferentes áreas de conhecimento e disciplinas  Desenvolvimento de experiências de ensino e aprendizagem  Elaboração, a partir das experiências de ensino e aprendizagem, de casos de ensino bem detalhados e que poderão ser utilizados como ferramentas formativas  Ações de constituição e consolidação de comunidades de aprendizagem focalizando o ensino.

18 http://audiovisual.uab.ufscar.br/pp/maria/an_ espiral.swf http://audiovisual.uab.ufscar.br/pp/maria/an_ espiral.swf Muito obrigada


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