Hierarquia de memória Memória Interna. Memória A.W. Burks, H.H. Goldstine e J. von Neumann Preliminary Discussion of the Logical Design of na Eletronic.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização de Computadores
Advertisements

Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
A CPU E SUA EVOLUÇÃO. CPU (Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento)  DEFINIÇÕES:  A CPU é o hardware principal do computador; 
CIRCUITOS INTEGRADOS Alex Carlini Heitor Silva Fujita José Paulo Savioli Paulo Henrique Chulis.
Software e Hardware Nome: Gilmar Semedo Nº 26. Dispositivos de 1/0.
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
Introdução a Ciência da Computação Aula 05 Prof. Francisco G. Rodrigues.
Rganização de Computadores Organização do Neander Capítulo 10 – Raul Weber Organização de Computadores Organização do Neander Capítulo 10 – Raul Weber.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
Conhecendo o Computador. CPU Periféricos Internos Periféricos externos BIOS Upgrade de BIOS POST Setup CMOS.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
Introdução a Informática Aula 03 Clóvis Machado
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Gerência de Arquivos.
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
Arquitetura de Computadores
A evolução dos processadores. (Microprocessadores)
Ciclos de operação em processador
PSI3441 – Arquitetura de Sistemas Embarcados
Arquitetura de Computadores
Caracterização do equipamento
Gestão de periféricos Varrimentos vs Interrupções Cache
Mapeamento de Entrada e Saída em Sistemas Digitais
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Computador MIPS Organização básica e conjunto de instruções.
Prof. Matthews Ferris Bueller. O que é? Qual é sua função? Tipos diferentes de RAM.
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MEMÓRIA/FRAGMENTAÇÃO. Por: Ndalovich Aufico
Memórias cache CPU procura por dados em L1, depois em L2 e finalmente na memória principal CPU registradores ALU L1 cache barramento de cache barramento.
Administração de Gerência de servidores
Prof. Arthur Albertin.
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Administração de Sistemas Operacionais I
Prof. Arthur Albertin.
Arquitetura e organização de computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Arquitetura e organização de computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
Funções de um computador
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Como funciona o computador? Modulo 1 AULA 3 Noções de informática Prof.: Alexlima.
NOÇÕES DE HARDWARE.
Dispositivos de Armazenamento
Os diversos tipos de memorias
Tipos de Memória Prof. André Luís Del Mestre Martins
MEMORIAS.
Sistemas Operacionais I
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
ARA 7244 – Estrutura de Computadores
Apresentação do Hardware
Arquitetura de Computadores
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
PSI3441 – Arquitetura de Sistemas Embarcados
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Hardware QuickPath Interconnect (QPI) e HyperTransport
Arquitectura de Computadores
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
Introdução à Lógica Programável
CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Disciplina: Organização e Arquitetura de computadores Tema: Álgebra booleana e Circuitos lógicos digitais Professor:
Sistema Computacional Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados Hardware: Componente físico de um sistema.
Introdução à Informática. IE – Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados em informática.
Transcrição da apresentação:

Hierarquia de memória Memória Interna

Memória A.W. Burks, H.H. Goldstine e J. von Neumann Preliminary Discussion of the Logical Design of na Eletronic Computing Instrument, 1946 MEMÓRIA SÃO TODOS OS DISPOSITIVOS QUE PERMITEM GUARDAR DADOS.

Sistema de memória  O sistema de memória de um computador, pode ser mais facilmente compreendido por meio de sua características.  Localização  Capacidade  Unidade de transferência  Método de acesso  Desempenho  Tecnologia  Características físicas  Organização

SISTEMA DE MEMÓRIA: LOCALIZAÇÃO  Memória no processador  Memória interna  Memória externa

SISTEMA DE MEMÓRIA: CAPACIDADE Palavra -Expressa em função de bytes. -Número de palavras. – Na memória interna é expressa em byte ou palavras. Na memória externa é expressa em byte.

SISTEMA DE MEMÓRIA: UNIDADE DE TRANSFERÊNCIA Palavra ou Bloco  Na memória interna, a unidade de transferência de dados é o número de bits que podem ser lidos ou escritos de cada vez.  Na memória externa, os dados geralmente são transferidos em grande quantidades chamadas de blocos.

SISTEMA DE MEMÓRIA: MÉTODO DE ACESS o Sequencial Direto Aleatório Associativo

SISTEMA DE MEMÓRIA: DESEMPENHO Tempo de acesso Taxa de transferência

SISTEMA DE MEMÓRIA: CARACTERÍSTICAS FÍSICAS Volátil/Não volátil Apagável/Não apagável

SISTEMA HIERÁRQUICO DE MEMÓRIA DE UM COMPUTADOR

HIERARQUIA DE MEMÓRIAS

Memória Principal  A memória especificada para armazenar o programa e os seus dados.  A memória principal é, então, a memória básica de um sistema de computação desde seus primórdios. É o dispositivo onde o programa (e seus dados) que vai ser executado é armazenado para que a CPU vá "buscando" instrução por instrução.

Memória Principal

Memória RAM  Memória RAM - random acess memory ou memória de acesso aleátório.  Possibilita que novos dados sejam lidos e escritos rapidamente;  É volátil;

Memória RAM A memória RAM é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Diferentemente da memória do HD, a RAM não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Ou seja, de forma não-sequencial, por isso, a nomenclatura em inglês de Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

Memória RAM Para simplificar a lógica por trás da função da memória RAM, é possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito. Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois, após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário).

Memória ROM  Contém um padrão permanente de dados que não pode ser alterado.  Na memória ROM é onde são armazenadas pequenas instruções executadas quando o computador é ligado.  existe a memória apenas para leitura (ROM – Read Only Memory).  Esta memória contém um padrão permanente de dados que não pode ser alterado.  Uma ROM é fabricada como qualquer outra pastilha, cujos dados são gravados durante o processo de fabricação. Esse processo é relativamente ruim, pois qualquer erro pode fazer com que o lote gravado seja inutilizado.

Memória Cache  uma memória principal possui característica de possuir grande capacidade, porém seu acesso é relativamente lento.  Dessa forma, essa memória é combinada com uma memória cache, menor e mais rápida. Assim, na pirâmide da memória, logo abaixo dos registradores, encontram-se as memórias cache.  O elo entre a memória principal (RAM) e a CPU tem um ponto frágil o ciclo de instrução é muito mais rápido do que o ciclo de memória.  Na busca pela solução do problema do gargalo de congestionamento na comunicação entre o processador e a memória principal, criou-se o mecanismo de memória cache, que tem por função acelerar a velocidade de transferência entre CPU e memória principal.

Memória cache A memória cache é um tipo de memória que trabalha em conjunto com o processador. De fato, todos os processadores atuais trazem uma certa quantidade de memória cache embutida no encapsulamento. O objetivo é potencializar o desempenho do chip de processamento, evitando que fique ocioso por longos períodos. A memória cache armazena os dados mais usados pelo processador, reduzindo o número de operações em que é preciso buscar dados diretamente na lenta memória RAM. Mesmo uma pequena quantidade de memória cache é capaz de melhorar bastante o desempenho do processador.

Memória cache

Memória Cache - Mapeamento direto

Atividade: 1-O que é uma memória? 2 – Quais as principais caraterísticas de uma memória ? 3- Quais memórias que compõem a CPU? 4- Quais memórias que compõem a memoria principal? Explique cada uma delas 5- quais as funções da memória cache?

Bibliografia [1]Pattterson David A. e Hennessy John L. Organização e projeto de computadores – A interface Hardware/Software. Segunda Edição. Editora LTC. [2]Stallings, Willian et al. Arquitetura e organização de computadores. Quinta Edição. [3]Pannain, Ricardo. Arquitetura de computadores. Disponível na Internet: 15 set [4]Organização de computadores – Aula 16 – Memória Cache. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Informática. Disponível na Internet: 19 set [5]Oliveira, Cintia Carvalho. Memória Interna. Seminário de Organização de Computadores, Universidade Federal de Juiz de Fora. 6 set [6] [7]