2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Curso Informática Básica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Mapa Mural da Sustentabilidade
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Oficina de Blogs nas Escolas
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
SÉCULO XX.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Andréia Cabral Colares Coordenadora
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
O Uso Pedagógico do Blog
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
Aluna: Fabiana Resende de Oliveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Agosto 2006 Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Realizadores: Carlos Alberto Schneider Superintendente Geral Fundação CERTI Gincana do Milênio Sapiens Circus Operação: Vitória.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
PROJETO “Aprender e Ensinar : um exercício de Cidadania” COTEC - Unesp
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega
Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social XXII CBBD 2007 AÇÃO PARA CIDADANIA E ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO: BIBLIOTECA E ARQUIVO ESCOLAR Departam,ento.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação. 2º encontro presencial 04/09/2010 Diretoria de Ensino – Região de Miracatu Núcleo Regional de Tecnologia.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
1ª Formação de Professores Coordenadores
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO VALADARES
Projeto Aluno Monitor em Ação
Contribuir para a formação de cidadãos críticos e participantes, como fator de desenvolvimento humano e social, por meio da construção do conhecimento,
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Cultura de Tecnologia no Colégio Santa Cruz Em evolução CEI – Biblioteca – Agosto de 2008.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
Organização e desenvolvimento do HTPC
O papel pedagógico do órgão gestor
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

2012

História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli Direção Profª Patrícia Marques Gregório Secretaria de Estado da Educação do Paraná Núcleo Regional de Paranaguá

Memória e História do Colégio * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

Em reunião realizada em março de 2012 foi solicitada pela Direção uma oficina sobre a História do Colégio, resultando na proposta do Projeto Memórias. Com a missão de buscar uma metodologia participativa para organizar e registrar a memória da instituição, envolvendo toda a comunidade escolar, utilizando a aprendizagem colaborativa para formar alunos-pesquisadores socialmente responsáveis e cidadãos.

Contribuir para a manutenção da memória do Colégio, registrando a história e reunindo material que permita refazer o seu percurso, tornando-o disponível e de fácil acesso para o público.

Reproduzir, salvar e armazenar imagens fotográficas em formato digital e armazená-las com recursos online; Planejar, produzir e registrar depoimentos (entrevistas), utilizando ferramentas para edição de vídeos; Divulgar as ações colaborativas e resultados do projeto através do blog do projeto, no site institucional e em redes sociais, incentivando a comunicação e socialização entre os alunos; Compreender as diferentes fontes históricas e o trabalho de pesquisa científica do historiador interagindo com mídias eletrônicas de ferramentas de comunicação.

Articulação entre a produção de conhecimentos e ação educativa. A estratégia de trabalho coletivo partiu do interesse da participação dos alunos nas tomadas de decisões conjuntas para resolver problemas comuns.

pesquisa-ação-participativa * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

Em primeiro lugar foi realizado um levantamento inicial das potencialidades individuais e coletivas dos alunos e suas expectativas de trabalho, baseado na observação Divididos em dois grupos, através de oficinas temáticas os alunos tiveram oportunidade de desenvolver atividades diferentes a cada semana. Planejar desde a pesquisa, o levantamento de hipóteses,o registro e catalogação de documentos e arquivos digitais, até a organização do roteiro e produção das entrevistas, edição de vídeos,incluindo publicar as informações e gerenciar o projeto como colaborador.

equipe de comunicação e informação equipe de produção de entrevistas equipe de registro e amarzenamento * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

Espera-se que os alunos no desenvolvimento do projeto consigam: Reconhecer as diferentes fontes primárias e sua utilização Desenvolver as técnicas de registro e armazenamento de arquivos Analisar a produção da memória pela comunidade Interpretar historicamente fontes documentais e materiais Utilizar ferramentas de tecnologias na informação e comunicação

Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social * Fotos: arquivo pessoal.junho/2012

A aprendizagem tornou-se diferenciada, a comunidade escolar vivenciou o processo desde o planejamento até a execução, a forma de aprender ganha aspecto coletivo e social. Replanejando as atividades através da avaliação colaborativa é possível corrigir erros e e estabelecer novas expectativas

Diagnóstico/ Planejamento Divulgação na comunidade escolar Levantamento/ Catalogação Arquivamento das fontes primárias Entrevistas com a comunidade Edição de material audiovisual Gerenciamento de arquivos online Comunicação social

Dados retirados do livro de chamada Bloco 1 – 1º semestre Disciplina: História

Equipe Alberto Leandro Beloni, Alessandra Ap. Raiser, Aline Tavares, Alisson Roberto Batista, Amanda Luiza Ferreira, Andressa Huchar Braz, Bruno Paiter, Bruno Rudy, Carla A. dos Santos, Caroline P. de Morais, Douglas Andre dos Santos, Fabiane Aline de Oliveira, Gabriel Renan, Gabriel Yoranam, Gabriel de Castro e Silva, Geison Vieira Sanches, Ingrid S. de Paula, Jean Paulo S. Silva, Juliana de Oliveira Toledo, Leonardo S. do Espirito Santo, Loreane de Fatima Novaki, Luana Lohmann, Luis Cesar dos Santos Fº, Maricleia Rocha, Matheus K. Prandini, Michele F. da Silva, Mireli C. Belarmino, Murilo Cardoso, Pamela de Azevedo, Rayza Schneider, Sara Pereira, Tatiane C. Bibian, Wesley Gonçalves.