Determinação social da saúde do trabalhador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

Os ideais éticos.
TRABALHO : SENTIDO ONTOLÓGICO
PRNCIPAIS CONCEITOS DO REFERENCIAL TEORICO DE MARX
Descrever sistema de saúde
O TRABALHO COMO GÊNESE DO SER SOCIAL
A Psicologia Sócio-Histórica
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
PROFESSOR DEJALMA CREMONESE
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Disciplina: Educação Formal e Não-Formal 3º ano Psicologia 2007
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
Sofrimento Psíquico e Trabalho
O I L U M N S Professora: Marta.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Conversando sobre memória
A Economia Política de Karl Marx
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
John Stuart Mill ( ) Tentativa de integrar a teoria do valor-trabalho ao utilitarismo Discípulo de Bentham e Ricardo Defensor de reformas liberais.
TRABALHO – SENTIDO ONTOLÓGICO
O I L U M N S Professor: Odair.
Evolução Social do Trabalho
Educação.
Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.
História da Causa Sociedade Primitiva homem – receptáculo causa – mística intervenção – mística Antiguidade Assírios = primitiva Chineses homem - ativo.
Karl Marx e a História da Exploração
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Abordagem Contingencial da Administração
Link para o texto sobre Marx
O materialismo histórico
Ensino Médio Integrado: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA SUA EFETIVA IMPLEMENTAÇÃO Professora: Elisangela Tosetto Teixeira Orientador: Adnilson José da Silva.
Teoria de Karl Marx Os Saltimbancos
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
REFORMA SANITÁRIA.
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
IDEOLOGIA.
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
A luta por participação política
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Karl Marx.
Abordagem Contingencial da Administração
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
BOM DIA.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
Transcrição da apresentação:

Determinação social da saúde do trabalhador CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ 2009 Determinação social da saúde do trabalhador Guilherme Albuquerque - UFPR

TRABALHO HUMANO (SALTO ONTOLÓGICO) Modificando a natureza produz seus meios de vida afastando os limites impostos pela natureza adaptando-a a seus intentos Cria os objetos humanos (inclusive os conhecimentos) Trabalho (SOCIAL) de interdependência (relações dos homens com a natureza e entre si)

PRODUÇÃO DO HUMANO NO HOMEM Cria uma segunda natureza, uma realidade humana. (apropriação e objetivação) O ser humano, sobre uma base natural, biológica, assenta uma base cultural na produção da sua humanidade. fala escreve, voa, tem olhar microscópico e telescópico etc (objetivação do ser humano)

CONDIÇÕES DA PRODUÇÃO DO HUMANO NO HOMEM O caráter humano (o que é, quanto e como vive) é dado, em cada momento histórico, pelo grau de desenvolvimento da produção humana (produção dos objetos humanos) e pela forma como a sociedade organiza tal produção e as relações de produção.

DIFERENÇAS NAS CONDIÇÕES DA PRODUÇÃO DO HUMANO NO HOMEM Em sociedades de classe as relações de produção geram desiguais condições de vida diferenças no quanto e como vivem as pessoas pertencentes às diferentes classes e frações de classe.

DIFERENÇAS NAS CONDIÇÕES DA PRODUÇÃO DO HUMANO NO HOMEM Maior ou menor desgaste no trabalho Maior ou menor possibilidade de acesso aos meios de vida (produtos ) Maior ou menor grau de liberdade e auto-realização Gerando: maior ou menor sobrevida e surgimento maior ou menor de doenças.

DIFERENÇAS NA SAÚDE ENTRE OS HUMANOS Saúde - estar vivo e em condição de nos objetivarmos como humanos (realizarmos em cada um de nós o que a humanidade já estabeleceu como possibilidade -viver 100 anos, voar, etc.) Essa objetivação depende da possibilidade de apropriação daquilo que a humanidade produziu.

DIFERENÇAS NA SAÚDE ENTRE OS HUMANOS A saúde (possibilidade de viver por todo o tempo e na qualidade que caracteriza o gênero humano) depende do acesso ao produto da civilização e esse acesso se dá para cada grupo, de diferentes formas, na dependência de como se organiza a vida em cada sociedade. A forma como se organiza a vida em sociedade determina diferentes formas de viver, adoecer e morrer, para os diferentes grupos sociais. Mesma sociedade em diferentes momentos históricos Mesmo momento duas sociedades diferentes Mesma sociedade, mesmo momento, diferentes classes

DIFERENÇAS NA SAÚDE ENTRE OS HUMANOS No capitalismo: conflito capital X trabalho

DIFERENÇAS NA SAÚDE ENTRE OS HUMANOS “ Pode-se dizer, sem paradoxo, que o capital fixa previamente a duração média da existência, para os diferentes estratos sociais e distribui taticamente sua sentença de morte” (Pollack,1972)

Processos críticos Produção/trabalho Consumo Política Ideologia Meio ambiente No capitalismo: Processo de produção = processo de exploração Trabalho abstrato

Neoliberalismo Crise do capital (superprodução relativa) acentuação da exploração diante da necessidade de recuperar lucro Desemprego, terceirizados, sem carteira... sobrantes.

Saúde do trabalhador Combater neoliberalismo Aumentar amparo do Estado Reduzir privatização, terceirização, fundações estatais de direito privado... Garantir e reforçar direitos trabalhistas Combater exploração do trabalhador Reduzir carga de trabalho século XIX lei das 10 horas por dia. Século XXI 12h por semana. Gerar emprego (público inclusive) Superar (por incorporação) medicina do trabalho e saúde ocupacional. Dar visibilidade aos problemas de saúde do trabalhador e aos processos críticos que os determinam Superar o fundamentalismo econômico e o modo de produção capitalista

Arouca – reforma sanitária = reforma social visando uma revolução, no sentido de priorizar a vida humana acima de tudo. CONSTITUIR NO BRASIL UM SISTEMA DE SAÚDE UNIVERSAL TAMBÉM ERA VISTO COMO IMPOSSÍVEL ANTES DA REFORMA SANITÁRIA