Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DE GESTÃO.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
SÉCULO XX.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
CONSULTORIA EMPRESARIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
QUALIDADE NA ATENÇÃO HOSPITALAR
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
Formação Profissional IV
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Metodologia Científica
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
Política Educacional Brasileira
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
INTRODUÇÃO O mundo atualmente está cada vez mais desafiador. As mudanças ocorrem rapidamente e a todo tempo. Com isso a globalização se tornou um fenômeno.
Revisita ao PPP.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
LEARNING ORGANIZATION
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional Ana Maria Chaves Edson Augusto Veloso Érika Patrícia de Barros Pessoa Silva Naíse Virgínia Providello de Souza Vicente de Paula Fernandes

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Fundação Clóvis Salgado SITUAÇÃO ATUAL Possui um quadro de pessoal com aproximadamente 542 (quinhentos e quarenta e dois) servidores, sendo 478 (quatrocentos e setenta e oito) servidores ativos e os demais aposentados.

INTRODUÇÃO É consenso entre os vários níveis interessados em uma nova realidade para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Sistema Estadual de Cultura, Fundação Clóvis Salgado e cada um dos integrantes da Orquestra que ela precisa assumir uma outra dimensão, tornando-se compatível com a importância do Estado no panorama artístico, notadamente musical, cultural brasileiro. Isso porque gera a valorização do servidor, bem como a eficiência institucional.

Mudança Organizacional Eficiência e Ambiente Organizacional da Orquestra Sinfônica da Fundação Clóvis Salgado usando a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip Caberá ao Estado buscar a modernização de seus processos, a capacitação de sua mão de obra, a valorização dos servidores através das carreiras, alcançando cada vez mais a governabilidade, e não podemos deixar de lado a Gestão de Pessoas como parte fundamental e importante para impulsionar as ações públicas.

FUNDAMENTAÇÃO Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos funcionários, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL O objetivo geral é determinar quais são os fatores que causam modificações no ambiente organizacional e seus reflexos na eficiência dos profissionais Músicos Instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais da Fundação Clóvis Salgado. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Identificar os fatores que modificam o ambiente organizacional da Fundação. 2. Estabelecer a relação entre o ambiente e a cultura da Organização. 3. Estabelecer diretrizes comportamentais com vista a elevar a motivar os servidores Músicos Instrumentistas e elevar conseqüentemente a eficiência da Fundação.

PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Organizacional; Cultura organizacional; Valorização do servidor; Satisfação; Competência; Motivação; Eficiência.

DELIMITAÇÃO E HIPÓTESE Demonstrar que a mudança no ambiente organizacional implementada na Fundação Clóvis Salgado irá promover a motivação dos servidores, melhorando a qualidade dos serviços prestados aos seus usuários. JUSTIFICATIVA A escolha deste tema prende-se ao fato do mesmo estar em linha direta com a busca constante pelo aumento de produtividade e eficiência esperadas dos governantes na realização de tarefas e cumprimento da missão propostas pela Fundação. Sendo gestão de pessoas uma área de suma importância para a realização de objetivos é necessário estudo profundo sobre o comportamento da Organização e de seus servidores, procurando aprimorar e identificar os fatores que levam os servidores a se comprometerem com os dirigentes e com seus interesses pessoais.

DADOS GERAIS DA FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO A Fundação Clóvis Salgado é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e ocupa um complexo arquitetônico de 18.000 metros quadrados. Suas obras foram iniciadas em 1942, durante o governo de Juscelino Kubitschek na Prefeitura de Belo Horizonte, e finalizadas em 1971, na gestão do governador Israel Pinheiro. Ao longo dos seus 36 anos de atividades, a Fundação Clóvis Salgado consolidou-se como um moderno centro de exibição, produção e formação de recursos humanos para o mercado de artes e espetáculos. Na diversidade dos seus espaços, a Fundação dispõe de recursos cênicos e acústicos de elevado padrão técnico para a montagem de óperas, peças teatrais, concertos de orquestra, espetáculos de dança e shows de música popular, além de salas adequadas e confortáveis para exposições, exibição de filmes, lançamento de livros, palestras, congressos e seminários. Portanto, a missão da Fundação Clóvis Salgado é assegurar a cada ano sua crescente presença no mercado cultural brasileiro.

DIAGNÓSTICO O principal diagnóstico e que levou o governo a buscar inovações e mudar a forma de gestão é que em todas as instâncias de governo se gasta muito e mal com a Administração Pública. O que devemos ter em mente é que simples mudanças na Constituição não resolverão problemas na administração pública. A Constituição é apenas um texto sujeito às interpretações subjetivas. Assim, estaríamos combatendo a esperteza com a esperteza e, para a criatividade humana não há limites. O governo mineiro está buscando reestruturar sua administração, através da mudança do modelo burocrático para o modelo de gestão por competências. Essa mudança servirá para reformar o seu mercado de trabalho, tornando-o mais eficiente. Isso mostra o esforço do governo em diminuir o hiato entre os setores público e privado.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A perspectiva construcionista, que adotamos neste estudo, aparece no campo da pesquisa qualitativa, criticando a eficiência dos serviços públicos e buscando explicar se o Ambiente Organizacional é fator preponderante para se obter a eficiência, num desafio de superar as formas tradicionais e em busca da verdade absoluta e a representação na esfera administrativa estadual, foram feitas pesquisas bibliográficas para conhecer o ambiente organizacional e a eficiência da fundação perante a opinião pública. Adotou-se também a pesquisa documental, priorizando o caráter descritivo. Não há pretensão no sentido de padronizar os servidores públicos e seu comportamento frente às exigências legais e sociais de eficiência, o objetivo é promover uma maior aproximação com a situação investigada e o processo atual vivenciado, contribuindo com estudos posteriores na vertente de reflexão e construção de novas perspectivas de conhecimento.

ORQUESTRA SINFÔNICA Destaque entre as melhores do país Um dos três corpos artísticos mantidos pelo Palácio das Artes, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é também a única orquestra profissional do Estado. Nos últimos anos, diversificou sua atuação e se tornou um grupo extremamente versátil, se apresentando em óperas, balés, concertos, apresentações ao ar livre na capital e no interior, executando um repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo. Fundada em 1977, a Orquestra fez seu concerto de estréia, em setembro do mesmo ano, sob regência do maestro alemão Wolfgang Groth. Atualmente, é integrada por 76 profissionais e está sob a direção do maestro Marcelo Ramos desde 2002.

IMAGEM DA ORQUESTRA

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Das atividades Podem pleitear o título de OSCIP as entidades que promovam pelo menos uma das seguintes atividades: assistência social; cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico; educação gratuita; saúde gratuita; segurança alimentar e nutricional; defesa, preservação e conservação do meio ambiente, gestão de recursos hídricos e desenvolvimento sustentável; trabalho voluntário; desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; experimentação não lucrativa de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito; defesa dos direitos estabelecidos, construção de novos direitos e assessoria jurídica gratuita; defesa da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos; fomento do esporte amador.

CONCLUSÃO: A cultura organizacional da Fundação Clóvis Salgado está em processo de transformação e que esse processo não só é lento, como bastante complexo. Fazer previsões ou controlar a mudança da cultura é uma tarefa complicada. O que se pode fazer é monitorar o processo por meio de pesquisas constantes, a fim de que a Fundação possa manter-se atenta aos anseios, pensamentos e sentimentos de seus servidores. A principal contribuição deste trabalho é a de que a transformação da cultura de uma organização é um processo complexo, que envolve diversas variáveis, entre elas as mudanças internas e externas à Fundação, as atitudes da liderança, o conflito entre sub-culturas e o processo de comunicação.

Existe um momento em que o sistema dá um salto para o novo e o diferente, procurando se reinventar sem compromisso com qualquer padrão estabelecido.

Em qualquer fase de todos os ciclos de vida de uma organização, é possível registrar as lições aprendidas pelos diversos agentes do processo de transformação e mudança.

A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas A organização não tem vida própria pois é criada por pessoas. São as pessoas e os seus relacionamentos estimulam a vida na organização e respectivamente a transformam.

Esqueçam-se dos dias quando forem cinzentos, mas não se esqueçam do brilho do sol. Esqueçam-se das horas quando forem derrotados, mas não se esqueçam das vitórias que tiveram. Esqueçam-se de todos os erros que vocês não puderam mudar, mas não se esqueçam das lições que aprenderam. Esqueçam-se das tristezas que encontrarem, mas não se esqueçam das vezes em que sua sorte mudou. Esqueçam-se dos dias que ficarem sós, mas não se esqueçam dos amigos que tiverem. Esqueçam-se dos planos que parecia não dar certo, MAS NÃO SE ESQUEÇAM DE SONHAR.