ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO

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Transcrição da apresentação:

ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO SALA DE AULA: ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO Leonor Bezerra Guerra

bem-estar sobrevivência ambiente estímulos ambientais vias sensoriais interação ser humano sistema nervoso central processamento modificações do ambiente comportamento adaptativo bem-estar sobrevivência

O que é aprendizagem?

Para adaptação ao ambiente Aprender é adquirir novos comportamentos habilidades psicomotoras atitudes conhecimentos arquivos cerebrais=redes neurais Para adaptação ao ambiente

VIAS SENSORIAIS interação atividade muitas e diferentes redes neurais canais sensoriais auditivo visual tátil olfativo gustativo proprioceptivo visceral interação atividade muitas e diferentes redes neurais no cérebro estímulos situações contextos pessoas

TATO, TEMPERATURA, DOR, PROPRIOCEPÇÃO

GUSTAÇÃO

AUDIÇÃO

OLFAÇÃO

VISÃO

Sensações Percepções Estratégia de comportamento e motricidade Sensações gerais Gustação Audição Visão Olfação Emoção

NEUROPLASTICIDADE Estímulos sensoriais aumentam as SINAPSES. Mais sinapses, mais habilidades diferentes. Aprender é fazer novas sinapses.

interação ambiente estímulos aprendizagem novos comportamentos neuroplasticidade interação ambiente estímulos reorganização cerebral cérebro em transformação durante todo o ciclo de vida

estratégia de comportamento memória declarativa memória operacional atenção estímulos sensoriais interação social função executiva linguagem estratégia de comportamento percepções

fatores intrínsecos e extrínsecos aprendizagem é processo individual mediado reorganização cerebral novos comportamentos capacidade de pensar, integrar experiências, organizá-las, analisá-las, atribuir sentido a elas, transformá-las em novos arquivos mentais

Leonor Bezerra Guerra leonorguerra@gmail.com