Belo Horizonte - 18/março/2004
ItensAbrangência% Número de SRE abrangidas46100 Número de municípios abrangidos10912,8 População total dos municípios abrangidos ,7 Número de escolas elegíveis3378,6 Total de matrículas (5a. à 8a. série do EF) ,3 Total de matrículas (Ensino Médio) ,9 Total de matrículas (5a.à 8a. série + Ens. Médio) ,9 Total de professores (5a.à 8a. série do EF) ,8 Total de professores (Ensino Médio) ,1 Total de professores (5a. à 8a. série + Ens. Médio) ,1
1. Menor dispersão de recursos e esforços: ações com foco e foco nas ações ; 2. Maior controle das ações e dos seus resultados: acompanhamento e avaliação; 3. Melhor proveito das experiências bem sucedidas existentes no sistema.
Ampliação e Melhoria do Ensino Fundamental Universalização e Melhoria do Ensino Médio Escola Viva, Comunidade Ativa ESCOLAS-REFERÊNCIA Escolas em Rede Apoio à Atividade Docente Criança mais cedo na escola Ensino médio para todos
Alcançar a excelência na escola pública, por meio: 1. do desenvolvimento pedagógico e institucional da escola; 2. do desenvolvimento da gestão da educação escolar; 3. do desenvolvimento profissional dos educadores; 4. do desenvolvimento da solidariedade e da cultura do trabalho colaborativo.
Progestão ESCOLAS-REFERÊNCIA PDPI PDP Desenvolvimento Profissional de Educadores Inovação Curricular Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares Certificação Ocupacional Avaliação de Desempenho
AnoEtapa Número de escolas selecionadas 2003Piloto a a a.200
A participação no Projeto Escolas- Referência será definida em três fases. Primeira fase : Escolha das escolas elegíveis. Segunda fase : Participação das escolas elegíveis no 1º. Encontro Estadual do Projeto Escolas- Referência.
Terceira Fase : Inscrição e seleção das escolas, com base nos seguintes critérios: 1. Percentual de adesão dos educadores da instituição à proposta de participação da escola no Projeto; 2. Aprovação da participação da instituição no Projeto pelo Colegiado da Escola;
Terceira Fase : Inscrição e seleção das escolas, com base nos seguintes critérios: 3. Identificação da Escola-Associada ; 4. Qualidade da infra-estrutura de recursos físicos e materiais da escola.
UNIDADE DE GERENCIAMENTO Coordenação Central Coordenação de Desenvolvimento da Gestão Escolar Coordenação de Desenv. Pedagógico e Institucional Coordenação de Desenvolvimento Profissional Coordenação Executiva EQUIPE OPERACIONAL CENTRAL NA SEE Assessoria Técnica Apoio Técnico e Administrativo EQUIPES OPERACIONAIS REGIONAIS NAS SRE COORDENAÇÕES LOCAIS NAS ESCOLAS
1. Período de inscrição das escolas: de 19/março a 07/abril; 2. Período de seleção: de 08 a 15/abril. 3. Divulgação dos resultados: 16/abril 4. 1o. Encontro com os Diretores das escolas selecionadas: 26 a 28/abril.