Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Avaliação do Plano Plurianual
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
MEDALHA PAULO FREIRE.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
CONSELHO REGIONAL DE MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ SUBPREFEITURA BUTANTÃ CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM 2010 Aprovado em 08 de.
Avaliação de desempenho dos docentes
Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia de Sistema e Informática 2008/09 Luís Paulo Santos.
Arquitectura de Computadores
Monitoria GDI Aula Prática
CALENDÁRIO ESCOLAR JANEIRO 30 Início das aulas dos Ensinos Fundamental e Médio FEVEREIRO 01 Início das aulas da Educação Infantil e Supletivos MARÇO 01.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Afastamentos Descrições de Procedimentos, Autuação de Processo e Fundamentação Legal.
UNIDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DE ANÁPOLIS - UEG
PARLAMENTO DOS JOVENS Violência no Meio Escolar Ano Lectivo 2010/2011.
Trâmites pré-abertura
Processo de Certificação FGP Treinadores de Ginástica e Fitness Decreto Lei 248-A/2008 de 31 de Dezembro Decreto Lei 271/2009 de 1 de Outubro Fluxos de.
ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS
Ministério de Minas e Energia
D. Manuel Ferreira Cabral
Jardim-de-Infância da Abelheira
Apresentação Inicial José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2014
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Departamento do Ensino Secundário
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Seminários em Engenharia de Software. Apresentação da Disciplina Disciplina de 1 crédito Obrigatória Seminários a serem apresentados pela equipe de engenharia.
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
O QUE É O PROJETO KEY FOR SCHOOLS?
Curso Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
ESTAMOS COM BOLONHA ESTAMOS COM BOLONHA ESTAMOS COM BOLONHA
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Decreto Legislativo nº 286/89, de 29 de Agosto
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Escola Secundária Vitorino Nemésio
Trabalho de conclusão de curso
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Compras - Pedido de Compra
Trabalho final de curso
Cronograma de Atividades
Provas finais do 2º Ciclo do Ensino Básico
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Rio Verde - Goiás - Brasil
Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres Escola EB 1 da Fonte Santa.
Instruções aos requerentes e Avaliação Farmacêutica
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
3º Ciclo do Ensino Básico 9º Ano
Secretariado de Exames
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
Trabalho de conclusão de curso
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Hamburger Calendário 2007 Janeiro
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
MIEEC > Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Apresentação do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Transcrição da apresentação:

Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008

Apresentação das opções de 5º ano (MIEM) Horário 15:00 Automação 15:20 Energia Térmica 15:40 Gestão da Produção 16:00 Produção, Desenvolvimento e Engenharia Automóvel 16:20 Projecto e Construção Mecânica 16:40 Regras para a colocação de alunos nas diferentes opções Funcionamento das disciplinas de Projecto / Tese de Investigação 17:00 Final

Concurso para Colocação nas Opções O concurso "on-line" decorrerá de 24 a 29 de Maio; A gestão do processo será efectuada pelo Dr. Nuno Casimiro (secretariado de Mecânica).

Concurso para Colocação nas Opções Regras para a colocação Cada aluno deverá seleccionar pelo menos 2 opções (máx. 3); Critérios para a seriação dos alunos: menor nº de disciplinas em falta para terminar o 4º ano (nesta data); melhor média de curso (até à data); É garantida a colocação aos 20 primeiros alunos que seleccionarem cada uma das diferentes opções. A colocação dos restantes alunos será efectuada em função do n.º de vagas existente.

Projecto / Tese de Investigação Disciplina de Projecto Trabalho individual, visando a integração e aplicação de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso à resolução de problemas complexos de engenharia; Pode ser um trabalho de aplicação industrial ou de desenvolvimento tecnológico. Pode realizado em ambiente académico, empresarial ou misto.

Projecto / Tese de Investigação Disciplina Tese de Investigação Trabalho individual a realizar em ambiente académico, conducente à elaboração de uma dissertação científica sobre um tema da área de conhecimento do curso; Trabalho de investigação ou de desenvolvimento que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de pensamento criativo e crítico. A candidatura de alunos com média inferior a 13,5 valores à realização de uma tese de investigação fica dependente de aprovação pela direcção do curso.

Projecto / Tese de Investigação Modo de Funcionamento: Regime de Exclusividade Durante a execução do Projecto / Tese de Investigação, os alunos não poderão frequentar / estar inscritos em nenhuma outra disciplina, nem submeter-se a nenhuma prova de avaliação (exame ou outra). Ocorrências 1º Semestre - Setembro a Fevereiro; 2º Semestre - Fevereiro a Julho.

Projecto / Tese de Investigação Inscrição Podem-se inscrever na disciplina de Projecto / Tese de Investigação (30 ECTS) os alunos que tenham, no máximo, 7 disciplinas (42 ECTS) às quais ainda não obtiveram aprovação. Ex.: 5 disciplinas da opção (30 ECTS), mais duas disciplinas atrasadas (12 ECTS).

Projecto / Tese de Investigação Informação do director de curso: Os alunos que pretenderem frequentar esta disciplina durante o semestre “n” (regime de exclusividade), devem solicitar a antecipação de exames de disciplinas atrasadas do semestre “n” para a época de exames TE imediatamente anterior; Outubro/Novembro/Dezembro para disciplinas do 2º semestre; Março/Abril/Maio para disciplinas do 1º semestre;

Projecto / Tese de Investigação Calendário de funcionamento No início do ano lectivo Inscrição dos alunos na disciplina. Até ao início do semestre Propostas e aprovação de temas e respectivos orientadores até 1 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. Concurso para atribuição de temas até 20 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. Atribuição dos temas (que inclui a aceitação pelo aluno e pelo orientador) até 30 Junho (Dezembro), para o 1º (2º) semestre 2008/09. Marcação da data prevista para a apresentação final.

Projecto / Tese de Investigação Calendário de funcionamento Durante o semestre O aluno deverá colocar, numa página do SiFEUP, documentos que permitam o acompanhamento pelos elementos do júri, da evolução do seu trabalho. Relatório (s) de progresso Até ao fim das 4 primeiras semanas, o aluno deverá apresentar um relatório preliminar; Relatório final, até 2 semanas antes do fim da ocorrência.

Projecto / Tese de Investigação Calendário de funcionamento Avaliação final pelo júri Apresentação pública do trabalho; Discussão do trabalho, da apresentação e do relatório; Atribuição de classificação pelo júri.

Projecto / Tese de Investigação Atribuição dos temas aos alunos Aos docentes cabe promover a apresentação de propostas de temas para trabalhos de Projecto / Tese de Investigação; Pretende-se fomentar a iniciativa dos alunos para a fixação de temas de trabalho; Aos alunos cabe estabelecer contactos com os docentes, que promovam o aparecimento de temas nas suas áreas de interesse.

Projecto / Tese de Investigação Atribuição dos temas aos alunos A atribuição dos temas de trabalho aos alunos: É da responsabilidade do coordenador de cada opção; Será procurada a obtenção de consenso entre os interessados. Poderão ser considerados casos de pré-alocação de trabalhos, nomeadamente: quando existam colaborações em curso entre o aluno interessado e o docente proponente; se verifique a integração do aluno interessado em equipas de investigação; por iniciativa do aluno este tenha proposto efectuar o seu trabalho numa empresa ou entidade exterior à FEUP.