REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Sintática.
Advertisements

Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
LÍNGUA PORTUGUESA IV: SINTAXE: TERMOS DA ORAÇÃO
Prof.ª irlane Araújo.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que.
Adjetivo. O que é adjetivo? substantivo É uma palavra que caracteriza um substantivo atribuindo-lhe qualidade ou característica, estado ou modo de ser.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 19. Transitividade Verbal AULA DIGITAL.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
Dicas de Português Produção Textual.
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função
Sintaxe do período simples
Sintaxe II – coordenação e subordinação
“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10
Funções sintáticas Porto Editora.
Funções sintáticas.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Sintaxe do período simples
do grupo verbal (predicado)
Revisão morfológica – pág. 23
Constituintes frásicos
Lógica e argumentação O CONCEITO
Crônica Narrativa 9º. ANO
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Funções sintáticas - 1.
Sintaxe: adjuntos e aposto
A CLASSE DOS ADVÉRBIOS.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
A A GRAU A S = I i M S muito A O T N I L E inclusão I D hoje aqui
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Livro do desassossego Sugestão de síntese.
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
Texto: BOUQUET, S. e ENGLER, R. (Orgs.) Ferdinand de Saussure. Escritos de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004, p
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Pronome pessoal em adjacência verbal
Relações Sintáticas. Prof. Fernando Lira.
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
1º ano B ALUNAS: ALUNAS: AMANDA, VIVIANE PROFª JULIANA SASSI
Funções sintáticas.
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
Variação Linguística.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Conto Contigo 8.
Profª Adriana Paula Chaves
Exercícios Análise Sintática
Sintagma Nominal Sujeito.
Classes de palavras.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Elizabete
Sintaxe do período simples
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Linguagem e Comunicação (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Funções sintáticas Porto Editora.
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
QUEM QUER SER GRAMÁTICO?
Período Simples FEVEREIRO/2019.
Orientações de estágio
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Dificuldades da Língua Portuguesa
Transcrição da apresentação:

REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa GRAMÁTICA REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa

DIVISÃO DA GRAMÁTICA FONOLOGIA: ESTUDO DOS SONS DA LÍNGUA (FONEMA, LETRA, DÍGRAFOS, VOGAIS...) MORFOLOGIA: ESTUDO DAS PALAVRAS (CLASSES GRAMATICAIS – VERBO, SUBSTANTIVO...) SINTAXE: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS TERMOS NA ORAÇÃO (SUJEITO, PREDICADO...) SEMÂNTICA: ESTUDO DA INTERPRETAÇÃO DO SIGNIFICADO DE UMA PALAVRA, FRASE OU EXPRESSÃO (SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS, POLISSEMIA...) ESTILÍSTICA: ESTUDA AS ESTRATÉGIAS ARTÍSTICAS (DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO, VÍCIOS DE LINGUAGEM...)

TIPOS DE GRAMÁTICA   Gramática normativa – A gramática normativa é aquela que busca a padronização da língua com a denominada norma culta padrão. Estabelece as regras para falar e escrever corretamente. É a gramática ensinada nas instituições escolares e em livros didáticos. Gramática descritiva – A gramática descritiva preocupa-se com os fatos da língua, objetivando investigá-los como tais, sem estabelecer regras do que é certo e o que é errado. Esta gramática enfatiza as variedades linguísticas. Gramática histórica – A gramática histórica ocupa-se do estudo da origem e evolução da história de uma determinada língua. Gramática comparativa – A gramática comparativa faz o estudo comparado de uma família de línguas. A Língua Portuguesa, por exemplo, é parte da Gramática Comparativa das línguas românicas.

FOCO DE ESTUDO: SINTAXE REVISANDO TERMOS ADJUNTO ADNOMINAL: É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva . EX.: O POETA INOVADOR ENVIOU DOIS LONGOS TRABALHOS AO SEU AMIGO DE INFÂNCIA. ADJUNTO ADVERBIAL: O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. EX.:AMANHÃ VOLTAREI DE BICICLETA ÀQUELA VELHA PRAÇA. APOSTO: É um termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido do nome. EX.: ALEXANDRE, O PRESIDENTE DO CLUBE, FEZ NOVOS CONTRATOS. VOCATIVO: É uma forma de chamamento. Termo acessório. EX.: A VIDA, LUZIA, DURA SÓ UM DIA. AGENTE DA PASSIVA: É aquele que assume papel de agente, mas não é o sujeito. EX.: A JANELA FOI LIMPA POR PEDRO.

ANALISAR ERROS GRAMATICAIS NA MÚSICA: ME CHAMA LOBÃO Chove lá fora E aqui tá tanto frio Me dá vontade de saber Aonde está você? Me telefona Me chama! Me chama! Me chama Aonde está você? Me telefona Me chama! Me chama! Me chama! Nem sempre se vê! Mágica no absurdo Mágica no absurdo Mágica! Nem sempre se vê Lágrima no escuro Lágrima no escuro Lágrima! Nem sempre se vê! Lágrima no escuro Lágrima no escuro Tá tudo cinza sem você Tá tão vazio E a noite fica Sem porquê

EXERCÍCIOS DE REVISÃO Identifique os adjuntos adnominais das seguintes orações:   As maiores jazidas de ferro do mundo estão no Brasil. A educação é um direito fundamental do cidadão. 2. Identifique e classifique os adjuntos adverbiais das orações: Os óculos foram inventados em 1280. Saiu apressadamente para o supermercado.

3. Identifique e especifique os apostos e vocativos das seguintes orações:   O primeiro presidente brasileiro, marechal Deodoro da Fonseca, usava imponente barba. “Já me sinto esgotado e cansado de pensar, meu Deus.” Lygia Fagundes Telles, grande escritora brasileira, reside em São Paulo. Alô Brasil, a partir de agora transmitiremos o jogo inicial do Campeonato Mundial.

Qual é a função de “do motor”? 4. Identifique os agentes da passiva e reescreva a oração na voz ativa: O rapaz foi atropelado por uma motocicleta que, por sinal, é importada. A tinta de escrever foi inventada pelos gregos, mas a bicicleta foi inventada pelos ingleses. 5. “SÓ TENS AGORA OS CARINHOS DO MOTOR.” Qual o sujeito da oração? Qual o predicado? Classifique-o em verbal ou nominal. O predicado é formado por um verbo transitivo ou intransitivo? Se transitivo, aponte o(s) seu(s) complemento(s). Qual é a função de “do motor”?

7. Quais vocativos aparecem na estrofe do poema abaixo? 6. Na frase, a expressão em destaque, é: “Cessa o estrondo das cachoeiras, e com ele a memória dos índios.” Adjunto Adnominal Adjunto Adverbial Complemento Nominal Sujeito Objeto 7. Quais vocativos aparecem na estrofe do poema abaixo? Senhora, partem tão tristes Meus olhos por vós, meu bem, Que nunca tão tristes vistes Outros nenhuns por ninguém   (João Ruiz Castelo Branco)