CURSO: INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Advertisements

Aula 5 – Anatomia da Placa-Mãe
Prof.: João Paulo de Toledo Gomes
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arquiteturas de Barramento
Introdução a Informática
Introdução à Informática
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais
Esquema básico do hardware
Como Funciona o Computador
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
PLACA MÃE (motherboard)
Professor Victor Sotero
Professor Victor Sotero
Estrutura do computador
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
Professor Paulo Najar Exercícios IPED
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor Robson Campos
CLASSIFICAÇÃO DOS PERIFÉRICOS
Arquitetura de Computadores
Microinformática Prof. Sérgio Spolador.
Profª Amita Muralikrishna
Sistemas Operacionais
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Professor: Leonardo Pereira de Sousa
Tecnologias Especificas Informática
Barramentos de Expansão ISA, PCI, AGP e PCI Express
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
AULA 1.
Sistemas Operacionais
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Bios –Basic Input Output System
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Técnicos de Suporte Telêmaco Borba
Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa.
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Bios –Basic Input Output System
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Introdução à INFORMÁTICA
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Sistemas Operacionais
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Técnico em Informática
Barramentos em Microcomputadores
Introdução à Computação
MEMÓRIAS Memória SIMM - 72 vias Memória DIMM vias
Introdução à Informática
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel
Fundamentos de Sistemas Operacionais
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Hardware/Software para Multimédia (Parte III - Adicional) Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE Prof. AMOUSSOU DOROTHÉE
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado.
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Introdução à Computação Componentes Básicos dos Computadores
Introdução à Engenharia de Computação
Trabalho realizado por: nuno bandola Professor: carlinha pereirinha
Projeto Operador de Computador
Exercícios – Questão 01 Alguns dispositivos de armazenamento permitem ler e gravar dados, outros são apenas de leitura. Assinale a alternativa que apresenta.
INTRODUÇÃO E HARDWARE Disciplina: Informática
Princípios Básicos de Utilização do Computador
CESAC Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática.
BARRAMENTO Caminho de Dados.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 4. Hardware Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

CURSO: INFORMÁTICA PARA CONCURSOS HARDWARE AULA DO DIA 17/09/2009 CURSO: INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

01 - (Técnico judiciario/TRE-RN/FCC/2005) Com relação aos componentes de hardware de microcomputadores, a: Instalação de gravadores de DVD nos computadores atuais só foi possível, graças a tecnologia SCSI que conecta esse dispositivo. RAM, ao contrario da memória ROM, é uma área de armazenamento definitivo e seu conteúdo somente a alterado ou apagado através de comandos específicos. interface AGP, um dispositivo do tipo E/S, a utilizada, principalmente, para conexão de impressoras. interface AGP e o dispositivo responsável pela comunicação entre o processador e memória cache. RAM a uma memória de armazenamento temporário, cujos dados são utilizados pela CPU, na execução das tarefas.

clocks. boots. bios. cmos. slots. 02 - (Agente da Fiscalização Financeira/TRE-SP/FCC/2005) Diversos modelos de barramento tais como ISA e PCI, por exemplo, são disponibilizados na placa mãe dos microcomputadores por meio de conectores chamados de: clocks. boots. bios. cmos. slots.

o cache de disco rígido. a memória ROM. a memória virtual. 03 - (Agente da Fiscalização Financeira/TRE-SP/FCC/2005) O elemento de um microcomputador que não pode ter dados gravados pelo usuário, mas cuja gravação das informações referentes as rotinas de inicialização é feita pelo fabricante do microcomputador é: o cache de disco rígido. a memória ROM. a memória virtual. o Universal Serial Bus. a memória RAM

4 - (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Com relação ao hardware da plataforma IBM-PC, a interface PCI é um dispositivo do tipo E/S, concebido especificamente para otimizar a conexão gráfica das placas de vídeo com o monitor. RAM, ao contrario da memória ROM, é uma memória de armazenamento definitivo e seu conteúdo somente a alterado ou apagado através de comandos específicos. RAM é uma memória de armazenamento temporário, enquanto a memória ROM é um tipo de memória que não perde informações, mesmo quando a energia é desligada. Unidade de Aritmética e Lógica passou a ocupar o mesmo chipset da cache L1, com o objetivo de aumentar a velocidade de processamento nos microcomputadores atuais. ordem de busca realizada pela CPU para alocar os dados para processamento inicia-se na memória principal, em seguida na Cache L1 e por ultimo na Cache L2.

5 - (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TRE-RN/FCC/2005) O termo barramento refere-se as interfaces que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo periférico. Sobre barramento é correto afirmar: ISA e VESA são barramentos internos destinados, exclusivamente, para estabelecer a comunicação entre os diversos tipos de memória e a CPU. IDE e SCSI são barramentos utilizados na comunicação entre a CPU e os adaptadores de vídeo. DDR e FIREWIRE são barramentos ultrapassados, não mais integrando a arquitetura dos computadores atuais. DIMM e DDR são barramentos do tipo Plug and Play e conectam qualquer tipo de dispositivo E/S. USB é um tipo de barramento que estendeu o conceito Plug and Play para os periféricos externos ao computador.

480 000 bytes. 960 000 bytes. 1 440 000 bytes. 1 920 000 bytes. 6 - (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Para suportar a resolução de 800 x 600 em 24 bits, a quantidade mínima de memória necessária em uma placa de vídeo e 480 000 bytes. 960 000 bytes. 1 440 000 bytes. 1 920 000 bytes. 2 400 000 bytes.

07 - (Técnico Judiciário/Operação de Computador/TRE-RN/FCC/2005) Nos periféricos de microcomputadores: A taxa de transferência padrão de um leitor de CD, sobre a qual as demais taxas (8x, 16x, 32x, 36x, 40x, 52x, etc) são calculadas, é de 75 Kbytes/s. A padronização que permite que se utilize um scanner a partir de qualquer aplicativo gráfico a conhecida como TWAIN. Uma resolução de captura de 64 dpi é suficiente se a imagem capturada pelo scanner for visualizada somente em monitores de vídeo. A qualidade de um scanner independe de sua resolução óptica. Uma resolução de captura de 128 dpi é suficiente se a imagem capturada pelo scanner for para uma impressora jato de tinta.

o byte. o bit. o binário. a ROM. a RAM. 8 - (Auxiliar Técnico/CEAL/FCC/2005) A unidade mais simples de armazenamento de informação em um computador e o byte. o bit. o binário. a ROM. a RAM.

a Placa Mae. a CPU. a ROM. o Modem. a Winchester. 9 - (Auxiliar Tecnico/CEAL/FCC/2005) O equipamento que permite efetuar comunicação de dados por intermédio de uma linha telefônica e a Placa Mae. a CPU. a ROM. o Modem. a Winchester.

o scanner. o disquete. a plotter. o teclado. o mouse. 10 - (Auxiliar Técnico/CEAL/FCC/2005) O periférico que apenas permite a saída de informações (unidade exclusivamente de saída) é: o scanner. o disquete. a plotter. o teclado. o mouse.

11 - (Assistente Técnico/CEAL/FCC/2005) O termo barramento refere-se aos contatos físicos que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo periférico. Atualmente, existe um padrão de barramento de dados que permite a conexão de vários periféricos externos ao computador, através de uma única interface e um único protocolo, eliminando a necessidade de instalação e configuração de placas extras. Trata-se do barramento: PCI. USB. SCSI. DDR. ISA.

capacidade de armazenamento na memória RAM. 12 - (Técnico de Segurança do Trabalho/CEAL/FCC/2005) A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache e o outro não, consiste na capacidade de armazenamento na memória RAM. velocidade final de processamento. velocidade de acesso a memória RAM. velocidade de acesso ao disco rígido. capacidade de solução de operações matemáticas.

conectar o dispositivo a uma porta BBS. 13 - (AFR/ICMS/SP/FCC/2006) Durante um levantamento de informacoes contabeis em um estabelecimento comercial, um agente necessita gravar um CD de forma emergencial. Sabendo que esse agente possui uma unidade gravadora de CD externa, e que deseja conectar esse dispositivo em um microcomputador que possui um barramento do tipo universal, ele devera conectar o dispositivo a uma porta BBS. instalar a unidade em um slot de memória disponível. conectar a unidade na BIOS. utilizar a porta serial RS-232. utilizar a porta USB.

SLOT. BIOS. BACKBONE. EPROM. DRAM. 14 - (AFR/ICMS/SP/FCC/2006) E um sistema que, em um microcomputador, executa as funcoes necessarias para a inicializacao do hardware do sistema quando o equipamento e ligado, controla rotinas de entrada e saida e permite ao usuario a modificacao de detalhes da configuracao do hardware. SLOT. BIOS. BACKBONE. EPROM. DRAM.

Disco optico. RAM. ROM. HD (winchester). Cache. 15 - (Analista 3udiciario/TRE-RN/FCC/2005) Memória de alta velocidade, normalmente composta por registradores, que contribui para aumento de velocidade em operações repetidas: Disco optico. RAM. ROM. HD (winchester). Cache.

16 - (Administrador/PM SANTOS/FCC/2005) Se a memória de um microcomputador tem o tamanho de 64 MB (megabytes), então sua capacidade de armazenamento em bytes e 67.108.864 65.536.000 64.000.000 65.536 64.000

17 - DDR, DIMM e SIMM são termos relacionados a: CPU. Impressoras. discos rígidos. pen drives. memórias RAM.

18 - As portas seriais dos microcomputadores são também conhecidas como: DMA IDE LPT VGA

Somente placas de vídeo Somente discos rígidos 19 - (TRE – 2001) Atualmente as placas mãe possuem um slot AGP, onde é possível conectar: Interfaces em geral Interfaces em SCSI Somente placas de vídeo Somente discos rígidos

dispositivo de entrada. dispositivo de saída. software. 20 - Considerando a arquitetura de computadores, ISA, PCI e AGP são classificados como  barramento. memória. dispositivo de entrada. dispositivo de saída. software.   

Gabarito 01 – E 02 – E 03 – B 04 – C 05 – E 06 – C 07 – B 08 – B 09 – D 10 - C 11 – B 12 – B 13 – E 14 – B 15 – E 16 – A 17 – E 18 – A 19 – D 20 – A

Fim