A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A objetividade no Jornalismo
Advertisements

Proposta Especial Rádio Bandeirantes AM 1120
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Sociólogo Demétrio Magnoli 4:58...
Briefing para criação de mídia impressa
REPORTAGEM - Características
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Textos jornalísticos informativos
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
Luiz Carlos Magalhães Padre e Jornalista
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Mídia...Comunicação...Tecnologia
Tópicos Especiais em Comunicação II
Coesão e coerência textual: o que é isso?
O diálogo em textos narrativos
Origem e desenvolvimento da crônica
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
CONSTRUÇÃO DO HUMOR Profª Natália Tiezzi.
Artigos de opinião.
Professora: Rosana Santos
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Editorias Roteiro de pesquisa
TRABALHO AVALIATIVO DE LÍNGUA INGLESA
Caçada...11:40
TEXTO TEATRAL Profª Natália Tiezzi.
CRôNICA.
PODER PARALELO.
Understanding Cartoons
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
Interpretando charges, cartoons e tiras
O artigo de opinião Texto jornalístico em que alguém expressa sua opinião, desenvolve uma tema, expõe suas ideias Segundo José Marques de Melo o articulista.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Charge Cartum Caricatura
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Histórias em Quadrinhos
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Histórias em quadrinhos
TERCEIRÃO INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS – AULA 02
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Organizando o trabalho pedagógico
Ilustração.
AULA 5 – ANALISANDO CHARGES
Redigindo a opinião do grupo.
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Jornalismo literário.
CHARGE.
Histórias em quadrinhos
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
GÊNEROS TEXTUAIS.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300.
Carta do leitor Jornais, revista, sites, etc. Beatriz Paulino é a autora da carta. Não é preciso ser um profissional jornalístico para escrever esse gênero.
A charge.
A construção do sentido
Dicas para entrevistas
Professor Jardson Brito
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Texto imagético Prof. Karina Alem.
MICHEL DE OLIVEIRA. ROTEIRO IDÉIA ADAPTAÇÃO TRAMA.
Transcrição da apresentação:

A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem retratada, provocando risos nos leitores.

Caricaturas do Lula

A opinião ilustrada A caricatura desconcerta, ridiculariza, tira do eixo, desmistifica personalidades. Neste sentido, a caricatura humaniza as personagens retratadas. Segundo Marques de Melo, “a caricatura incomoda mais os donos do poder que o editorial ou o artigo”.

Caricaturas do Roberto Carlos

Caricaturas dos Ronaldos

A opinião ilustrada Charge – é a crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Pode ser também a reprodução gráfica de uma notícia, segundo a ótica do desenhista. Pode ser feita apenas com desenho ou combinação entre os traços e breves textos.

Charge do Jean publicada na Folha de São Paulo dia 05/11/2008

A opinião ilustrada

Charges sobre os confrontos no Rio de Janeiro nos últimos dias Pelicano – Jornal Bom Dia São Paulo – 20/10/09

Charges sobre os confrontos no Rio de Janeiro nos últimos dias Jorge Braga – Jornal O Popular – 21/10/09

Charges sobre os confrontos no Rio de Janeiro nos últimos dias Glauco – Jornal Folha de São Paulo – 19/10/09

A opinião ilustrada Cartoon – anedota gráfica, contendo alguma crítica mordaz. Não costuma trazer personagens reais, nem mesmo retratar fatos verídicos, mas expressam as mazelas, agruras ou os ridículos próprios dos seres humanos. Luís Fernando Veríssimo – Revista Veja – anos 80

A opinião ilustrada Comic – histórias em quadrinhos. Como o nome sugere, trata-se da sucessão de desenhos em pequenos quadros que, juntos e em sequência, contam uma história.

A opinião ilustrada Marques de Melo enfatiza que, apesar de expressarem opiniões, Comics e Cartoons não pertencem ao universo jornalístico, pois estão mais próximos à ficção. São exemplos de bons chargistas e cartunistas: Millôr Fernandes, Ziraldo, Glauco, Angeli, Jorge Braga, Aroeira, Jean, Paulo e Chico Caruso, Jaguar, entre outros.

Angeli – Folha de São Paulo – 10/09/2007 A charge de Angeli, publicada no jornal Folha de São Paulo do dia 10/09/07 – véspera da data em que se lembraram os 6 anos da queda das Torres Gêmeas, em Nova York –, mostra Bin Laden, líder da organização Al Qaeda, se apresentando ao teclado. Na charge, Bin Laden diz que vai cantar “Don’t Worry, Be Happy”, que significa “não se preocupe, seja feliz” e é um clássico da música norte-americana. Uma semana antes, Bin Laden havia aparecido em um vídeo (divulgado nas principais redes de TV norte-americanas) rememorando o atentado de 2001 e avisando que novos ataques poderiam acontecer novamente.

Exemplo de avaliação sobre charge Com base nessas informações, respondam: Qual o significado da charge de Angeli? Que opinião ela expressa sobre os então 6 anos de atentado ao World Trade Center? Por que Angeli escolheu a música Don’t Worry, Be Happy para ilustrar sua charge? Qual o significado da música no contexto descrito no enunciado acima? De que maneira a charge de Angeli nos ajuda a compreender a realidade daquele momento histórico (tanto para os estadunidenses, quanto para nós brasileiros)?