PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL SUCESSORES DE DOM BOSCO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT Encontro 16.
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
de lamentação - Imprecatórios (I)
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Pela Espiritualizadade ( 1 Co 2.14; Is 30.21)
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
RVA – Artigos: 24 e 25 CONFERÊNCIA NACIONAL Subsídio PPT - 023
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
Encontro - 15 O RVA – ARTIGOS: 13 – 14 e 15 Subsídio PPT - 015
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Conscientização Vocacional
A Amizade na vida de Jesus.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
Que é discipulado cristão
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
A Revelação e sua transmisão
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Mecânica dos Sólidos não Linear
Quem é o jovem brasileiro?
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Lemas (Sudkamp)  .
2 Campo Elétrico Livro texto:
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
SENIB DOUTRINAS 1.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL SUCESSORES DE DOM BOSCO I FASE – SUBSÍDIO PFI 15 SUCESSORES DE DOM BOSCO Parte II De Ricaldone a Ricceri

1 – O QUARTO SUCESSOR

Nascimento 1870 Falecimento 1951 4 º Reitor – Mor PEDRO RICALDONE Como quarto sucessor de Dom Bosco, regeu a Congregação Salesiana por cerca de 20 anos. PEDRO RICALDONE

2 – A UNIVERSIDADE SALESIANA

Homem de relevantes dotes de inteligência e de governo, deu grande impulso à formação espiritual e profissional dos Salesianos, ao desenvolvimento dos Institutos de Cultura Superior cujo monumento é a Universidade Pontifícia Salesiana (UPS),

3 – GRANDE EMPREENDEDOR

Incrementou também qualificadas Escolas de Trabalho, intensificou a expansão missionária, a animação catequista e apologética, as empresas editoriais e de mass-média e outras numerosas iniciativas.

Em atenta aderência ao espírito de Dom Bosco, foi uma excelente têmpera de religioso e organizador.

Por duas vezes deu volta completa no mundo, levando em toda a parte o valor de suas diretrizes, a grande compreensão do coração, o incremento promocional entre os nativos e a solicitude entre os imigrantes.

4 – ZELO EDUCAÇIONAL

Multiplicou os estudos profissionais, garantindo-lhes, em toda parte, o pessoal técnico especializado.

Mas ele voltou suas solicitudes para a congregação toda, a ponto de ver redobrado, em poucos anos, o número de professos, e sempre em rigorosa coerência com as origens.

O coração e o espírito o levaram, clandestino, além das linhas da revolução espanhola nos anos trinta, para confortar e animar.

5 – AS QUESTÕES EMPRESARIAL E AGRÁRIA

Foi autor de apreciadas publicações. Sua obra publicista e social brilha, entre outras, numa Biblioteca Agrária Salesiana de 140 volumes, na qual, desde os tempos de seu diretorado na Espanha, manteve em dia os conceitos correntes no campo da agricultura.

Escreveu para trabalhadores e empresários. Ao longo de sua vida publicou outras obras significativas, destacando-se o “Dom Bosco Educador” que ensinava não só na teoria, mas na pratica.

6 – ACOLHIDA AOS REFUGIADOS

Ao romper da guerra (1941) ele determinou que em todas as Inspetorias salesianas houvesse uma casa para jovens órfãos ou refugiados, e que em todos os Institutos fossem recebidos gratuitamente alguns menores necessitados.

7 – AS ESTRELAS DE OURO

As benemerências do Pe. Ricaldone foram reconhecidas na Itália com a premiação da “Estrela de ouro” ao mérito rural e da “Estrela de ouro” ao mérito escolar.

Melhores estrelas, entretanto, brilharam em seu céu, acesas pela sua caridade e pelo seu expressivo reconhecimento do mundo inteiro.

8 – O QUINTO SUCESSOR

RENATO ZIGGIOTTI Nascimento 1892 Falecimento 1983 5º Reitor – Mor

Chegou ao vértice depois de autênticas experiências, tendo sido militar, depois, professor e animador entre os jovens.

9 – O SUCESSOR DO PÓS GUERRA

Após as experiências de Conselheiro Geral e Vigário, regeu a Congregação nos difíceis anos de pós-guerra, incitando-a à unidade na vida espiritual fervorosa e no carisma de Dom Bosco.

Pe. Ziggiotti foi o primeiro Reitor-Mor Salesiano que, “passada a geração crescida na escola direta do fundador Dom Bosco”, precisou “entrar nas fileiras” depois de um excepcional serviço.

Seu reitorado no pós-guerra foi marcado além das normais atividades de governo por uma extraordinária volta ao mundo que levou o superior a um contato direto com a realidade da Congregação.

10 – UM RECONSTRUTOR

A viagem o fez conhecer todos os irmãos, deu-lhe modo de confirmar e encorajar programações e particularmente o impulsionou a reconstruir no espírito a unidade comunitária que os acontecimentos bélicos tinham prejudicado com anos de separação e segregação.

Soube reconstruir democraticamente, quase em festa, mas nem por isso menos incisivamente. Se tinha o dom do comando que um pouco lhe provinha das “origens” militares, sabia dissimulá-lo com grande interioridade.

11 – HUMILDE RETIRADA

Tão pouco pensava em si mesmo que, após o Concílio do qual tinha participado com mente e coração de verdadeiro filho da Igreja deixou o cargo de Superior e retirou-se humildemente, antes como Reitor do Santuário Dom Bosco, na colina dos Becchi, e depois em Albaré, no seu doce Vêneto, até a morte.

Vivia de Deus, vivia da Igreja. Vivia de Nossa Senhora e de Dom Bosco. Conseqüentemente vivia para seus irmãos e para sua missão.

12 – O SEXTO SUCESSOR

Era Siciliano o Sexto sucessor de Dom Bosco Nascimento 1901 Falecimento 1989 6º Reitor – Mor 1965 a 1977 Era Siciliano o Sexto sucessor de Dom Bosco DOM LUÍS RÍCCERI

13 – PARA FRENTE COM DOM BOSCO

Desde o momento de sua eleição exprimiu, numa sintética declaração, a que depois se tornaria seu programa fundamental de governo: “ Para a frente com Dom Bosco vivo, hoje, para corresponder com as exigências do nosso tempo e as expectativas da Igreja”.

UMA FORÇA EXPLOSIVA E INCONTIDA 14 – JUVENTUDE UMA FORÇA EXPLOSIVA E INCONTIDA

Esta intenção foi coerentemente seguida até o fim do mandato, na véspera do qual o P. Rícceri ainda reafirmava: “Os destinatários de nossa missão são os jovens, elevados, nesta época, a uma importância primeira que se tornaram uma força explosiva e incontida

15 – UM DOM BOSCO DE MANGAS ARREGAÇADAS

o Dom Bosco que arregaça as mangas...” Assim dizia: O Dom Bosco de que os jovens precisam é o Dom Bosco dos momentos de emergência, o Dom Bosco que arregaça as mangas...”

É preciso lembrar que o seu reitorado, em anos de profunda inquietação social e cultural, foi acompanhado e aprovado, desde o início, pelas inquietações juvenis de 68.

Estas inquietações envolveram não só os jovens mas também as várias instituições conexas: escolas e associações, educadores e legisladores, entidades estatais e eclesiásticas...

No perceber a “força incontida” dos jovens e no referir-se a Dom Bosco e aos firmes princípios da sua mensagem, P. Rícceri manteve firme o timão que recebeu de seus predecessores.

16– ATENTO AOS CLAMORES DO TEMPO E DA IGREJA

Ao mesmo tempo impulsionava a congregação toda a corresponder às urgentes exigências dos tempos a à grande expectativa da Igreja.

17 – FIDELIDADE DINÂMICA

Esta “fidelidade dinâmica” ao espírito de Fundador volta como tema emergente nas palavras e nos escritos do superior, mas sobretudo nas iniciativas concretas, expostas nas freqüentes viagens ao exterior, sempre rápidas e operacionais, e nos últimos encontros com os responsáveis pelas estruturas religiosas e pelos outros setores específicos.

18 – A CASA MÃE NO CORAÇÃO DA IGREJA

Entre outras coisas, P. Rícceri realizando em tempos maduros uma “hipótese” já meditada pelos precedentes Reitores-Mores transferiu para Roma a Direção Geral da Sociedade Salesiana, separando-a da “Casa Mãe” de Valdocco e inserindo-a mais no coração geográfico, organizativo e espiritual da Igreja.

TRABALHO PARA CASA

Quais foram as premiações conferidas na Itália ao Padre Ricaldone em reconhecimento às suas benemerências? 2. Quais foram as experiências mais marcantes do reitorado do Padre Ziggiotti? 3. Qual é a frase do Padre Ricceri que sintetiza o que é ser Dom Bosco para os jovens?

PARTILHA

R 1 As benemerências do Pe. Ricaldone foram reconhecidas na Itália com a premiação das “Estrelas de Ouro” : ao mérito rural e ao mérito escolar.

R 2 As experiências mais marcantes do Padre Ziggliotti foram: reger a Congregação e reconstruir a unidade comunitária nos difíceis anos de pós-guerra.

o Dom Bosco que arregaça a mangas”. “O Dom Bosco de que os jovens precisam é o Dom Bosco dos momentos de emergência, o Dom Bosco que arregaça a mangas”.

Sc Antonio Rodrigues da Silva “O Dom Bosco de que os jovens precisam é o Dom Bosco dos momentos de emergência, um Dom Bosco de mangas arregaçadas”. Imitemos Dom Ricceri: Sc Antonio Rodrigues da Silva Pasta da Formação. sc_arodrigues@yahoo.com.br