Movimento Uniformemente Variado Prof. Paulo Costa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Baixe essa apresentação em
Advertisements

Física.
Cinemática Movimento uniformemente variado
1ª série do Ensino Médio Professor Fláudio
Mecânica.
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
DERIVADAS E DIFERENCIAIS
Rotação dos Corpos Rígidos
CAPITULO 2 Prof. Oscar Movimento Retilíneo.
CINEMÁTICA VETORIAL Análise vetorial,ou seja, completa(direção, sentido e módulo) das grandezas: Deslocamento Velocidade Aceleração.
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Cinemática Principais Fórmulas Movimento Uniforme (MU)
OS MOVIMENTOS.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres.
OS MOVIMENTOS.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Gráficos.
FÍSICA Prof. Emerson Módulo 5.
Funções do primeiro e do segundo graus
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado
Gráficos e Funções Horárias
Gráficos e Função Horária
:: GRÁFICOS DO MU e MUV ::
Cinemática Escalar Movimento Uniforme Prof. Paulo Costa.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimentos.
Física Cinemática – Gráficos do MU Ilan Rodrigues.
Física.
Tipos de movimentos Gráficos
Fizencadeando pensamentos
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
AULA 1 CINEMÁTICA.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
CINEMÁTICA VETORIAL Capítulo 8 1ª Parte
Gráficos Posição-Tempo
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
uniformemente variado
Movimento Circular : Espaço
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CURCEP 2014 MRUV FÍSICA A PROF.: BORBA.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
AULA 1 CINEMÁTICA.
FORÇAS.
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
Professora: Paula Melo Silva
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
ESTUDO DO MOVIMENTO O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando.
Transcrição da apresentação:

Movimento Uniformemente Variado Prof. Paulo Costa Cinemática Escalar Movimento Uniformemente Variado Prof. Paulo Costa

Movimentos Variados Movimento Acelerado Movimento Retardado Quando um corpo varia sua velocidade escalar, dizemos que ele está com movimento variado, e essa variação recebe o nome de aceleração. Aceleração é a razão entre a variação da velocidade e o tempo transcorrido desta variação. a = ΔV / ΔT Movimento Acelerado Quando a velocidade aumenta. Movimento Retardado Quando a velocidade diminui Movimentos Variados

Movimento Uniformemente Variado Mov. Acelerado Progressivo acelerado Mov.Retardado Progressivo retardado

Movimento Uniformemente Variado (MUV) A tabela mostra os valores da velocidade de um atleta que disputa a corrida de São Silvestre em função do tempo,nos segundos iniciais da corrida. A) Esboce um gráfico da velocidade em função do tempo nos eixos cartesianos ao lado. B) Calcule a aceleração do atleta nos primeiros 3 segundos da corrida. ( UNICAMP) SOLUÇÃO: A ordenada é a velocidade e a abcissa é o tempo. A aceleração será uma reta. a = v/t = 5,4-0 / 3,0 -0 a = 1,8 m/s² V(m/s) 0,0 1,8 3,6 5,4 T(s) 1,0 2,0 3,0 v 5,4 t 3,0

S = variação da posição Fórmulas do MUV A = aceleração V = velocidade V0 = velocidade inicial T = tempo S = variação da posição Fórmulas A = V – V0 / T V = V0 + a.T S = S0 + V0 T + aT²/2 V² = V0 ² + 2 a (S) Vm = Vf + Vi 2

Gráficos do MUV No gráfico VxT a reta será a aceleração, e a área da figura geométrica será o espaço percorrido. Dependendo da inclinação a aceleração pode ser: positiva; negativa e nula. O gráfico Sxt é uma parábola, onde a concavidade mostra o sinal da aceleração. Quando a concavidade é para cima a aceleração é positiva. Quando a concavidade é para baixo a aceleração é negativa

Gráficos do MUV No gráfico VxT a reta será a aceleração, e a área da figura geométrica será o espaço percorrido. aceleração S = ( B x H ) /2 Dependendo da inclinação a aceleração pode ser: positiva; negativa ou nula.

Gráficos do MUV Velocidade constante a = 0 Dependendo da inclinação a aceleração pode ser: positiva; negativa ou nula. V( m/s) Aceleração positiva Aceleração negativa T(s)

O gráfico Sxt é uma parábola, onde a concavidade mostra o sinal da aceleração. Quando a concavidade é para cima a aceleração é positiva. Quando a concavidade é para baixo a aceleração é negativa S A>0 T S A<0 T

UNIRIO/ENCE – 2008 O gráfico ao lado mostra o comportamento de um motorista, testando seu carro novo. Ele parte do repouso de um sinal, imprimindo ao carro uma aceleração constante sem saber que a 200 m à sua frente existe um “pardal” que multa, fotografando carros com velocidades superiores a 54 km/h. Aos dez segundos, após a arrancada e com velocidade de 35 m/s, ele percebe a presença do “pardal”. Sobre a situação proposta, podemos afirmar que: a) quando ele percebe o “pardal”, ele já foi multado. b) quando ele percebe o “pardal”, ele se encontra a 20 m do mesmo. c) com essa velocidade, 35 m/s, ele pode passar que não será multado. d) para não ser multado, ele deve imprimir ao seu carro uma desaceleração de 20 m/s². e) para não ser multado, ele deve imprimir ao seu carro uma desaceleração de 3,5 m/s². Concurso Vestibular 2008 - (15)

Gráficos do MUV – SOLUÇÃO