Fernando de Sousa Ferreira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
11th Active Learning in Engineering Education Workshop
Advertisements

Exercício Físico Rendimento escolar Obesidade.
LASERS.
INPAs insights on LBA (and its role as the coordinating institution): (based on and the message from INPAs General Director, Dr Adalberto Val, and on former.
Yosio Shimabukuro Ruth DeFries Douglas Morton Liana Anderson Ellen Jasinski Fernando Espirito-Santo Matthew Hansen Marcelo Latorre INPE / University of.
Fact Pack Railway sector in Brazil January, 2005
Ensuring Community Participation in Developing An HIV Prevention Intervention for Psychiatric Settings: A US-Brazil Collaboration M.L. Wainberg 1, V. Terto.
The portuguese public universities José Marques dos Santos Vice-President of the Council of Rectors of Portuguese Universities (CRUP) Rector of University.
Portugal – Fraunhofer Gesellschaft Agreement
SUDBURY CANADA Bulby Mine UK GSI Geermany CERN CH Calar Alto Spain AUGER Argentina ISS MARS.
Jorge Atouguia. Ciclo entre mosquitos e aves Hospedeiros acidentais.
PENSAMENTOS DE EMMANUEL Nº 1 Emmanuel EMMANUELS THOUGHTS Nº 1 Emmanuel.
20 hours: reading material – summaries 10 hours: course book evaluation 10 hours: evaluation plan for a grade including diagnostic, summative and formative.
The new way! The old way... TC – DEI, 2005/2006.
Seymour Papert Trabalho realizado por:
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO.
Cancer Mortality Among Agricultural Workers in the State of Rio de Janeiro, Brazil Armando Meyer National School of Public Health/ Oswaldo Cruz Foundation.
1 Esperamos por você no próximo encontro presencial!
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
A definição de Onda é das mais complexas que conheço. Não a de onda como todos a conhecemos, da perspectiva da praia. Não a de onda como mais um elemento.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Se Toque, Hanseníase tem Cura!
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda I FÓRUM DE COMBATE.
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
DANILO DE MELO SOUZA Secretario da Educação JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS Governador do Tocantins.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CAE.
Curriculum and Instruction in Automated Tutors in Polson & Richardson Resumo.
O PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DA ANJ. O que é ? Programa que reúne as iniciativas de leitura realizadas pelos associados: com prioridade para os alunos.
Projetos Apoiados Entre 1990 e 2003 foram apoiados 225 projetos em Educação Ambiental nas cinco regiões do Brasil.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
Missão Contribuir para a formação educacional e cultural de crianças e jovens para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Cidade do Conhecimento Instituto de Estudos Avançados Depto. Cinema, Rádio e TV Escola de Comunicações e Artes Cidade.
PLANO DE AULAS TURMA GRPB02.
1Esperança Antunes. Manuel Maria Ausenda Zulmira Justino Olinda João Fernando Ana Rafael Mário Carina Paulo Lucas João Esperança Hélder Fabiana André
LADISLAU DOWBOR dowbor.org. Megatrends Source: New Scientist (18 October 2008, p 40).
Projeto Povos, Culturas e Pontes People, Cultures and Bridges Project 2011/2012 Migrations and Citizenship Office.
BLUE BEAUTY ONE OF THE BENEFITS OF THE SPACE PROGRAM HAS BEEN THE REALIZATON THAT WE HAVE A BEAUTIFUL BLUE PLANET.
Curso Gestão Estratégica de Dívida Pública para os Estados Workshop on Debt Management Strategies for Brazilian Subnationals Jorge Luís Tonetto CONFAZ/GEFIN.
Estoril - 21 de Setembro de Criada em 1998, a APISOLAR - Associação Portuguesa da Indústria Solar, tem como objectivo principal assumir a defesa.
Ana Paula de Carvalho1, Anderson A. Ferreira1, 2, Alberto H. F. Laender1, Marcos André Gonçalves1 1 Departamento de Ciência da Computação, Universidade.
Rodrigo Tabata Jassim Al Thani. When was Tabata born Rodrigo Barbossa Tabata or simply Rodrigo Tabata (born November 19, 1980 in Araçatuba, Brazil), has.
Especialização em Segurança da Informação Segurança no Armazenamento de Informações Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Metodologia de Desenvolvimento de Software Hermano Moura Alexandre Vasconcelos, André Santos, Augusto Sampaio, Hermano Moura, Paulo.
2010 New Years Trip to Argentina and Brazil Trip Sponsored by.
The Present Perfect & The Present Perfect Continuous
Paredes is a city that has a total of 24 parishes and 85,428 habitants. The city is surrounded by Paços de Ferreira, Lousada, Penafiel, Gondomar and by.
Pilar Iglesias Zuazola Nasceu em Valparaiso em 04 de setembro de Graduação na Universidade de Valparaiso Mestre pelo CIENES –Chile.
Lei de Cotas: Looking at the Implementation of the Brazilian Employment Quota in São Paulo, Brazil Anna C. O’Kelly.
VOCÊ JÁ FALA INGLÊS FLUENTEMENTE?
Milhões de estrelas, colocadas nos céus, por um Deus. Millions of stars placed in the skies, by one God.
Presentation Title Presenter Name Date Presentation Title.
Presenter Name Date Presentation Title. Title HEADER Bullet Point.
Corporate presentation. 2010
Presentation Title Presenter Name Date.
One God Um Deus.
Sunday School Adolescents Theme: Evangelism.
Sunday Bible School Theme: Evangelism Children & Intermediates
One God Um Deus.
Presentation Title Presenter Name Date.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Ensino de Educação Física Desenvolvimento Positivo através do Desporto Fernando de Sousa Ferreira dos Santos Doutorando em Ciências do Desporto Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Referenciar tema sujeito da revisão da literatura.

Tal como vocês quando me encontrava a frequentar o mestrado em ensino existia bastante incerteza em qual seria o meu futuro. Contudo, sabia que iria sem margem para dúvidas trabalhar com crianças e jovens, no meu caso no âmbito do futebol, do treino. No vosso caso poderão estar envolvidos em contextos diferentes mas o trabalho com jovens será certamente uma constante para a grande maioria de vocês.

Percurso Que Preocupações? Escola Estágio Profissional Treino Assim, e para vos situar acerca da forma como estas preocupações emergiram irei falar-vos um pouco do meu percurso, de certa forma bastante semelhante ao vosso.

Percurso CONTEXTOS DE TREINO JOVENS EM RISCO ÁREAS DE INTERVENÇÃO “The increase in youth programming has been a response to societal concerns over the increase in school violence and juvenile drug abuse, incarceration, and prostitution.” (Martinek & Pérez, 2005, p. 1)   Zonas problemáticas nas quais exerci funções de professor: Contumil e Viso. Jovens problemáticos que encontrei na escola e transportei para o treino. Que pontes são possíveis? Que caracteristícas têm os jovens atualmente? (papel de educar alocado cada vez mais aos adultos significantes, treinadores, professores, etc.

O Aparecimento do Desenvolvimento Positivo FRAQUEZAS QUALIDADES MOVIMENTO DA PSICOLOGIA POSITIVA Abordagem centrada no problema vs Aboradgem voltada para as potencialidades do jovem. Psicologia clínica vs Psicologia Positiva

O Aparecimento do Desenvolvimento Positivo Antonosky como exemplo ilustrativo. Antonosky (1996)

O Aparecimento do Desenvolvimento Positivo Conceito de desenvolvimento positivo (DP): estratégias para uma transição bem sucedida para a vida adulta. Alusão ao período conturbado da adolescência. Syed & Seiffge-Krenke (2013)

O Aparecimento do Desenvolvimento Positivo ATIVIDADES ENSINAR VALORES CLIMA EMPOWERMENT OBJETIVOS 5 C´s Atividades, meio para o DP, sucesso e relações positivas. Amplitude nas atividades.

O Aparecimento do Desenvolvimento Positivo – 5 C´s CARÁCTER CONFIANÇA COMPETÊNCIA COMPAIXÃO CONEXÃO Lerner (2004)

Name/Particularities of the Project Authors Name/Particularities of the Project Country T. Charles Pierson Big Brothers Big Sisters Program United States of America Joanne Pedro-Carroll Children of Divorce Intervention Program (CODIP) Brian R. Flay Aban Aya Youth Project Craig Ramey The Abecedarian Project Leslie Clark, Steve Nagy and Kim Miller   Project AIM: Adult Identity Mentoring Gabrielle L. Kuriander All Stars Character Education and Problem Behavior Prevention Program Michael Carrera Carrera Program Brenda Light Bredemeier Moral Development Tom Wondrash Scholastic Clay Target Program Aplicabilidade dos programas, abrangência.

DP como um grande guarda-chuva onde entram uma série de áreas de intervenção.

Name/Particularities of the Project Authors Name/Particularities of the Project Country David S. Walsh Kinesiology Career Club United States of America Tom Martinek Project Effort Barrie Gordon Teaching Personal and Social Responsibility through Physical Education New Zealand Donald Hellison Coaching Club Duran González Programa Educativo para la Integración Social y la Prevención de Violencia Spain Robert John Brustad Project Connect Paul Wright Commmunity-Based Project Ayrton Senna Institute (ASI) Education by Sport Program Brazil Catherine Ennis Sport for Peace Maria Jesus Cava Program “Galatea” Leonor Regueiras Portugal Amparo Escartí Teaching Personal and Social Responsibility Pardo García Italy Steven J. Danish The SUPER Program Bryce Barker PULSE Program Jim Stiehl and Melissa Parker Climbing Club Marie-Eve Lemieux Program DUNK Ghana No âmbito do desporto.

Lares Especializados de Crianças e Jovens Em Portugal… Autores Contexto L. Regueiras (2006) Escola A. Corte-Real (2011) S. Correia (2007) H. Nogueira (2011) Lares Especializados de Crianças e Jovens Acresce a tese de doutoramento da professora Leonor (2012).

Será que serve para trabalhar estas questões? Utilidade do Desporto Escartí et al. (2010) Será que serve para trabalhar estas questões? Flett et al. (2013)

Projeto Escola Segunda Oportunidade Matosinhos http://www.segundaoportunidade.com TPSR – DONALD HELLISON

Níveis de Responsabilidade TAKING PERSONAL AND SOCIAL RESPONSABILITY – DONALD HELLISON Níveis de Responsabilidade Conteúdos Nível 1 Respeito Nível 2 Participação e Esforço Nível 3 Autonomia Nível 4 Liderança e Ajuda aos Outros Nível 5 Aplicação Fora do Ginásio Estrutura das sessões: Conversa inicial, reflexão final, conversa de conscienlização, reuniões de grupo, prática. Hellison (2011)

Projeto ESOM >18anos <18anos Caracteristícas dos jovens. Dificuldades sentidas com estes jovens. Conceito de jovem em risco.

Assegurar experiências pessoais e sociais positivas…??? O Estado Atual: Perspetivas e Dilemas Transcende o ganhar? Assegurar experiências pessoais e sociais positivas…???

Dinâmica – Trabalho de Grupo Que estratégias já viram ser utilizadas ou utilizam para desenvolver pessoal e socialmente os vossos atletas ou algum atleta em particular? Descrevam alguma situação com algum atleta (ou equipa) mais problemático que vos tenha marcado? Como a resolveram?

Coordenadores Treinadores Discurso Práticas

Que realidade? “A totalidade do sistema desportivo deve assumir a sua condição de instrumento ao serviço desta dimensão do desenvolvimento humano, porquanto os jovens devem ver facilitados os seus processos de desenvolvimento pessoal em diferentes etapas e espaços do seu percurso formativo.” (Rosado & Mesquita, 2009, p.10).

PARA QUE SERVE O DESPORTO? QUEM PODE ATUAR NO TERRENO? O QUE É MAIS IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DESPORTIVA DO JOVEM? QUAL É O NOSSO PAPEL?

“Childhood is the time for children to be in school and at play, to grow strong and confident with the love and encouragement of their family and an extended community of caring adults. It is a precious time in which children should live free from fear, safe from violence and protected from abuse and exploitation” UNICEF

Obrigado pela atenção. fernando.sfsantos@hotmail.com