Projeto IRILDE – 2 fases I Colóquio de Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Advertisements

Programa NAP de extensão CREALI – Centro de Recursos para Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa I Jornada de Extensão UEL/UENP de novembro de 2010.
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Plano de Aula LUIZ AGNER COMUNICAÇÃO IMPRESSA E DIGITAL
Portal do Professor SEED/MEC

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Portfólio de Matemática
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Contexto de Educação a Distância
Internet: conceitos básicos
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Maria Andréia Silva Ribeiro Maria Helena Baena de Moraes Lopes
Paperless utilizando Wiki Hugo Antonio dos Santos
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
A Internet, também conhecida como web, é uma rede de comunicação de milhões de computadores conectados, que oferece inúmeros serviços. São bilhões de.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Curso de Capacitação Docente
Internet Principais conceitos.
Aula 3: Buscadores ou Sites de Busca
Aula 7: Portais de Noticias
Aula 01 – Apresentação e introdução html
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Recursos da Web 2 para a escrita colaborativa: comparando PBworks e Wikidot Águida Freitas (PIBIC/CNPq) Profa. Dra. Iúta Lerche Vieira (UECE) Ana Karoline.
Ferramentas da Web 2.0 em sala de aula: explorando o Google Sites
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação setembro/08
O Uso Pedagógico do Blog
OFICINA DE WEB 2.0: GOOGLE DOCS
Ferramentas da Web 2.0 em sala de aula: explorando o Google Sites Daniel Victor Teixeira Parente (FUNCAP) Profª. Drª. Iúta Lerche Vieira (UECE) Águida.
Escrita on-line colaborativa e coletiva: ETC e EQUITEXT
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência.
Profa. Reane Franco Goulart
Guia rápido para busca na Internet
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
I Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação do CH 9 a 10/12/09 Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita (IRILDE.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Criação colaborativa de páginas web com o WetPaint Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo (2º ano) Disciplina de ITICE
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Rethinking Literacy Education in New Times:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Espaços da Web 2.0. Softwares Sociais São softwares ou redes on- line que permitem aos utilizadores interagir e partilhar conhecimento numa dimensão social,
O QUE É WEB
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Iúta Lerche Vieira Rozania Moraes
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Veja o que dá para fazer no Google Aluna: Jenny dos Santos Horta Matr.: Polo: Niterói Curso: Pedagogia 2008/01
Transcrição da apresentação:

Inventário de Fontes e Recursos da Internet para o Letramento Digital e Ensino da Escrita Projeto IRILDE – 2 fases I Colóquio de Pesquisa Leitura-Escrita: do Verbal ao Visual GP LEV-CNPq - julho de 2010

Participantes Pesquisadoras Iúta Lerche Vieira (coordenadora) Rozania Maria Alves de Moraes(colaboradora) Bolsistas de IC Águida Maria Alencar Freitas (PIBIC-CNPq) Daniel Victor Teixeira Parente (FUNCAP) Ícaro Lênin Maia Malveira (IC-UECE) Mestrandos CMLA-UECE: José Hipólito Ximenes de Sousa (2009-2011) Franciclé Fortaleza Bento (2009-2011) Ana Karoline Saboia de Albuquerque (2010-2012)

Cadastro e Financiamento Mestrado Acadêmico em Lingüística Aplicada Linha de Pesquisa: Leitura, Escrita e Multiletramentos UECE: Resolução no. 3223-CEPE, de 03/07/09 – processo no. 08628605-6 Recomendado pelo Comitê de Letras e Lingüística do CNPq (3/07/07): processo 400504/2007-03, protocolo no. 6210995884223348 Apoio financeiro do CNPq: Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa MCT/CNPq 50/2006 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas Relatório Técnico e Prestação de Contas ao CNPq: em 11/02/2009, protocolo no. 2302878681979323.

Foco_Duração_Palavras-chave FASE 1 (2007-2009) Descrição/inventário websites, portais, blogs, páginas pessoais_LM-LE internet no ensino letramento digital composição escrita hipertexto termos/conceitos Letr_Digital FASE 2 (2009-2011) Descrição/aplicação ferramentas, aplicativos e softwares da Web 2.0 internet no ensino letramento digital: comunicar, pesquisar publicar escrita colaborativa hipertexto multimodal

Problemática A explosão informativa da Internet e a importância estratégica de saber selecionar, usar e avaliar criticamente a informação. Desafios enfrentados pela escola com a incorporação de novos letramentos, em especial a revalorização da escrita – base de todas as transações e práticas letradas através do computador. Necessidade de agilizar a inserção do professor (um forte intermediador dos novos letramentos) e do pesquisador iniciante na cultura digital, apontando recursos disponibilizados na web. Velocidade da mudança – web 1.0 > web 2.0 >web 3…

Objetivo geral Fase 1 Realizar um inventário de fontes e recursos da Internet para orientar o professor e o pesquisador iniciante na seleção e avaliação crítica de informações online sobre ensino da composição escrita, desenvolvimento do letramento digital e conhecimento das propriedades e usos do hipertexto. Fase 2 Descrever e explorar ferramentas, aplicativos e softwares  livres da Web2.0 para o ensino da escrita e o desenvolvimento do letramento digital nas dimensões – comunicar, pesquisar e publicar.  

Objetivos específicos Fase 1 Identificar e descrever elementos da Internet aplicáveis ao ensino produtivo da escrita e ao desenvolvimento do letramento digital; Reunir e organizar informações sobre aspectos da produção de textos/hipertextos e sobre letramento digital, úteis ao desenvolvimento da composição escrita em línguas estrangeiras e/ou materna; Disponibilizar os resultados do projeto de forma online e publicar um catálogo sobre os recursos inventariados. Fase 2 Identificar  ferramentas  e aplicativos úteis a uma abordagem produtiva da compo- sição escrita do ponto de vista  do ensino e da pesquisa; Descrever recursos da Web 2.0 para: criação de sites, blogs, wikis, ambientes de escrita online, compartilhamento/armazenamento de arquivos, ferramentas de pesquisa/survey, apresentações colaborativas, planilhas, lousas virtuais, quadrinhos, edição de imagens. Explorar recursos da Web 2.0 em situações de ensino e realizar oficinas para treinamento de professores, com função multiplicadora junto a seus alunos.

Questões de Pesquisa Fase 1 Diante do excesso de informação disponibilizado pela Internet, como apoiar o letramento digital do professor e a busca de recursos de qualidade para o ensino da escrita, integrado à compreensão teórica e prática do hipertexto? Fase 1 Que portais, sites, blogs e páginas pessoais poderiam contribuir para a prática e o ensino da escrita com tecnologia eletrônica? Qual a localização (URL/Uniform Resource Locator), conteúdo informativo e possível aplicação pedagógica dos recursos e fontes digitais levantados? Como esses dados podem ser organizados para o uso do professor de línguas e do pesquisador iniciante?

Questões de Pesquisa Fase 2 Que ferramentas da Web 2.0 poderiam ser usadas para desenvolver a escrita colaborativa? Quais as mais produtivas e interessantes para o ensino? Que outros recursos a Web 2.0 oferece ao ensino e à pesquisa? Como funcionam na prática? Como professores se apropriam de recursos da Web 2.0 e os incorporam ao ensino?

Referencial Teórico – Fase 1 ARAÚJO e BIASI-RODRIGUES (ORG. 2005) ARAÚJO (ORG. 2007) BEZERRA (2007) BOLTER (S/DATA) BRUCE E COMSTOCK (2006) BURBULES (2000) BURNISKE (2000) COSCARELLI e RIBEIRO (2005) GOMES (2006 E 2007) HENAO (2006) JUNGWIRT e BRUCE (2002) KAMIL (2000) KRESS (2005) LEU e DONALD (2000/2002) NIELSEN (1996/1997) PORTAL EDUCAREDE (2006/2007) SNYDER (1997/1998/2000) SOARES (1997) TATE e ALEXANDER (1996) VANSLYKE (2003) VIEIRA (2004 E 2007)

Referencial Teórico – Fase 2 ANSTEY e BULL (2006) BERTOCCHI (2008) BRUCE (2006) BURBULES (2000) CONDEMARÍN (2004) COSCARELLI (2005) GOMES (2007) JENKINS (2006) JONES (2009) O’REILLY (2009) PRIMO (2007) SOARES (1997) SNYDERS (1997/ 1998 E 2000) TATE e ALEXANDER (1996) VIEIRA (2009)

Referencial Teórico – Fase 2 Blog Web 2.0 no Currículo http://web2curriculo.blogspot.com  CARVALHO, A. A. A.(org.). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para professores. 2008. www.scribd.com/doc/8309337/Manual-de-ferramentas-da-Web-20-para-professores D'ANDRÉA, C. F. B. Wikis e o hipertexto colaborativo. Revista Digital Hipertextus (www.hipertextus.net), n.2, Jan.2009 Edu 2.0 – wiki sobre recursos da Web 2.0 para fins educacionais. 2008. http://edu20.wikidot.com/edu2-0 Entenda o que é a Web 2.0”. Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml Acesso 10/06/2006. Formação de professores para EaD na WEB 2.0. http://sites.google.com/site/eaduniso/ MARINHO, S. P. Incorporando a Web 2.0 ao Currículo. Seminário Web no Currículo PUC /SP, 22 e 23/09/2008. http://web2curriculo.blogspot.com/search?updated-max=2008-09-23T10%3A34%3A00- 03%3A00&max-results=10 PRIMO, Alex . O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007.

Conceitos operacionais – Fase 1 Internet (em lugar do termo Web) entendida como espaço virtual em rede onde acessamos informações de portais, sites, blogs etc. Letramento digital (LD) – Conhecimentos que permitem ao indivíduo participar de práticas letradas da era digital. Representa mais um nível de letramento: envolve habilidades de leitura/escrita em ambiente virtual, através de uma interface e tecnologias mediadoras - teclado, computador e softwares (Gomes, 2006). Escrita – sentido de composição escrita, aspectos redacionais do texto no papel ou na tela. Hipertexto - meio de informação que só existe on-line, produto textual típico da Internet (Snyder, 1997). Organiza-se de forma não-linear. Suas informações ou segmentos relacionam-se através de pontos de ligação internos ou externos (links). Estrutura composta de blocos de textos conectados por links eletrônicos, encorajando o leitor a se mover rápida e não seqüencialmente de um bloco de informação a outro. Acomoda textos verbais, assim como sons digitalizados, gráficos, imagens, animação, vídeo e realidade virtual. Construído parcialmente pelos autores e parcialmente pelos leitores (decidem o roteiro de leitura a seguir).

Conceitos Operacionais – Fase 2 O termo Web  2.0 - segunda geração da World Wide Web Web 2.0 - ênfase na participação (ex: blogs com comentários) Web 1.0 – ênfase na publicação (ex: home-pages estáticas) Web colaborativa: ambiente online torna-se mais dinâmico, usuários colaboram nos conteúdos, espaços para interação entre participantes são ampliados (Primo, 2007). Web plataforma de serviços: deslocamento do centro de influência do computador pessoal para a rede enquanto “plataforma” de serviços, abrindo possibilidades de uso (antes realizadas com programas instalados no computador).

Contexto: cultura colaborativa ou participativa (Jenkins, 2006) Pressupostos - inteligência coletiva - compartilhamento de informações - gratuidade – recursos de livre acesso - imersão em redes sociais Traços da cultura participativa - ausência de fronteiras (O´Reilly, 2005) - apoio à criação e compartilhamento das produções - mentoria informal - sentimento de conexão ao outro - crença na importância da contribuição pessoal - engajamento cívico. Formas de participação - afiliação, redes sociais (ex: Orkut, Facebook) - expressão criativa (ex: Youtube) - circulação (ex: blogs, podcasting) - solução colaborativa de problemas (ex: Wikipedia)

Corpus web 1.0 (20 recursos descritos) LETRAMENTO DIGITAL Blog Blogs – http://blogblogs.com.br/ Blogger – www.blogger.com Espace Pédagogique – http://w3.u-grenoble3.fr/espace_pedagogique/ Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais - http://iv.incubadora.fapesp.br/portal Página pessoal de Jakob Nielsen – www.useit.com Página pessoal de Luiz Fernando Gomes – http://www.uniso.br/EAD/FERNANDO/ Página pessoal de Nicholas C. Burbules – http://faculty.ed.uiuc.edu/burbules/ Página pessoal de Vera Lúcia Menezes – http://www.veramenezes.com/ Portal EDUCAREDE - www.educarede.org.br Weebly – www.weebly.com Wiki da Universidade de São Paulo - http://students.wikia.com/wiki/USP ENSINO DA ESCRITA International Reading Association (IRA) – www.reading.org Internet Public Library (TEENSPACE) – www.ipl.org/div/teen/ Página Pessoal de Daniel Cassany – www.upf.edu/pdi/dtf/daniel_cassany/ Portal MCE (UFRGS) – http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/portalmce.php Read-Write-Think – www.readwritethink.org Revista Latinoamericana de Lectura – www.lecturayvida.org The Purdue Online Writing Lab – http://owl.english.purdue.edu/ ESTUDOS DO HIPERTEXTO Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEHTE) – www.ufpe.br/nehte Página pessoal de Jutta Degener – http://kbs.cs.tu-berlin.de/~jutta/ht/writing/text.html

Corpus Web 2.0 (15 ferramentas descritas) WIKI PBworks – www.pbworks.com Wikidot – www.wikidot.com ESCRITA ONLINE Equitext – www.equitext.pgie.ufrgs.br ABC - www.writeboard.com ETC – Editor Texto Coletivo - http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/etc gOFFICE - http://goffice.com/ CRIAR BLOGS - WordPress.com – www.wordpress.com CRIAR SITES Weebly – www.weebly.com Wetpaint - www.wetpaint.com Google Sites – http://sites.google.com COMPARTILHAR ARQUIVOS E OUTROS Google Docs – http://docs.google.com Office Live - http://workspace.officelive.com/pt-BR/ Google Reader – www.google.com.br/reader/

Corpus Web 2.0 LOUSA DIGITAL Imagination Cubed (GE) - http://imagination3.com/ APRESENTAÇÕES COLABORATIVAS Zoho Show - http://show.zoho.com EM DESCRIÇÃO: Ferramenta de Pesquisa - Survey Monkey - www.surveymonkey.com) Criação de quadrinhos - Strip Generator - http://stripgenerator.com Edição de imagens - Picnik - http://www.picnik.com

Procedimentos metodológicos Fase 1: descrição por áreas - letramento digital, composição escrita (no papel e na tela) e estudos do hipertexto. Fase 2: descrição por tipo/função dos recursos. Descrição em até 2 níveis de adentramento hipertextual para teste experimental de usos e funções das ferramentas, considerando-se a homepage como primeiro nível de análise). Revisão por pares: conteúdo, forma e função pedagógica do material. Uso funcional de elementos visuais nas descrições aprovadas: cores, ícones, logos.

Metodologia_recursos visuais/ multimodais nas descrições Layout das descrições: Simplicidade; Usabilidade; Cores funcionais (triângulo no canto superior direito da página); Ícones para representar: Logo do site; Nacionalidade; Gratuidade ou não; Recursos multimídia existentes (som, vídeos e apresentações de slides)

Grade de análise Título - nome/instituição Endereço eletrônico Tipo de recurso - portal, site, blog, página pessoal, ferramenta da Web 2.0 Domínio/tipo - .com/ .org/ .edu/ .br Língua/ Nacionalidade Gratuidade Recursos multimídia Contato/email Público-alvo - estudantes, professores, pesquisadores e público em geral Conteúdo/foco Fase 1 - recursos instrucionais, desenvolvimento profissional, biblioteca de referência, recursos para o estudante Fase 2 - ferramentas da Web 2.0: para criação e hospedagem de wikis, blogs, sites ou apresentações online; para criação, armazenamento e gerenciamento de arquivos de texto, planilhas, formulários etc. Links/atalhos Data da descrição/acesso

Web 1.0 – descritos 20 recursos

Resultados da Fase 1 7 websites - 3 Ensino da Escrita, 3 LD e 1 Estudos do Hipertexto 5 portais - 3 Ensino da Escrita e 2 em LD 6 páginas pessoais – 1 Ensino da Escrita, 4 LD e 1 Estudos do Hipertexto 2 blogs- LD Mais… 1 Glossário com 187 termos do LD Criação da página do projeto IRILDE http://internetnoensino.weebly.com Apresentações em eventos, elaboração de artigos 1 livro em CD - Catálogo para professores e pesquisadores iniciantes (97 pg.)

Web 2.0 – descritos 16 recursos

Web 2.0 - em descrição

Resultados da Fase 2 2 criação de wikis - PBworks e Wikidot 4 escrita online - Equitext, ETC, ABC, gOffice 1 criar blog - Wordpress 3 compartilhar arquivos - Google Docs, Office Live e Google Reader 3 criar sites - Webbly, GoogleSites, Wetpaint 1 criar apresentações colaborativas - Zoho Show 1 lousa digital - Imagination Cubed OUTROS: Criação de 2 sites para fins de ensino em disciplinas da UECE, avaliando o uso da ferramenta Google Sites - Projetos ESI 1 e ESI 2 http://sites.google.com/site/escritasinteticaintergenerica http://sites.google.com/site/escritasinteticaintergenerica2 Oficinas Web 2.0: Google Sites e Google Docs – minicursos ofertados na XIV Semana Universitária da UECE e na E.E.M. e Profissionalizante Juarez Távora, em 2009 (12hs aula)

Resultados da Fase 2 Criação de 3 sites para fins educacionais durante o minicurso da XIV Semana Universitária da UECE em 2009 http://sites.google.com/site/ensinodofle - Rozania Moraes http://sites.google.com/site/leituraemlinguainglesa - Franciclé Bento http://sites.google.com/site/professoreseescrita - José Hipólito Sousa. Projeto Piloto Google Sites e Wetpaint no Ensino de Redação, em LM - mestrando José Hipólito Ximenes de Souza, na Escola Monsenhor Salazar em Ibiapina/CE. Projeto Piloto Film Fan sobre ensino de redação em LE em ambiente wiki trabalhando o gênero resenha de filme, em um curso de idiomas de Fortaleza - mestranda Franciclé Fortaleza Bento.

Site do projeto IRILDE http://internetnoensino.weebly.com

Site IRILDE_link Web 2.0_ acesso em jul.2010

Publicação em CD pela EdUECE, 2009 – 97 pg.

Página inicial do catálogo

Lançamento do livro

Obrigado! IRILDE http://internetnoensino.weebly.com Iúta iutalerche@gmail.com Rozania r_de_moraes@hotmail.com Águida aguidafreitas@hotmail.com Daniel Victor victodaniel@gmail.com Ana Karoline karolinesaboia@gmail.com Ícaro Lênin knetuno@hotmail.com