Interpretação do enunciado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Focos de Esperança Enviados em Missão.
Advertisements

Preparar-me para um teste
Os Lusíadas Canto V.
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Exercício sobre leitos fluidizados
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CIENTÍFICO E TÉCNICO:
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
PROJETO MAPAS 3°B.
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
Dicas para Apresentações
Agrupamento de Escolas n.º 1 de Serpa
Texto verbal, não verbal e sincrético
Para fazer um bom resumo, é necessário seguir determinados passos.
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
EACRE 2014 Região SP LESTE III
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
TUDO PASSA !.
EPISÓDIOS N’OS LUSÍADAS
Diferenças entre DER e Engenharia de Informações
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
“O Mostrengo” In: O Mar e a Terra na Poesia
E S T U D O D E “O S L U S Í A D A S”
Os Lusíadas de Luís de Camões
Prof.ª Irislane Figueiredo
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Cuidados ao diagramar e ao fazer o ajuste de texto
Logotipo da instituição do autor
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
Fernando OLIVEIRA1; Murilo ALBUQUERQUE2
Dicas para Apresentações
Importância da Leitura
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
Resumo.
Toda oração correta é respondida antes de ser terminada - antes que acabemos de falar.
Bartolomeu Dias.
A Paz do Senhor! Estamos na 6ª lição da revista VIDA CRISTÃ VITORIOSA, 1º Trimestre de 2013, comentada pelo Pastor Silvano Doblinski. O tema da semana.
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
Apresentação - Plano de disciplina
FILOSOFIA.
GÊNEROS TEXTUAIS.
Metodologia Científica
O HOMEM E A NATUREZA IZABEL SADALLA GRISPINO O homem frente à imensidão do universo, Um diálogo mudo entre eles principia: “Respeito o teu sábio critério.
O Adamastor.
8º C – COLÉGIO MARIA MONTESSORI Prof. JAILSON DANTAS
Éticas na Grécia Antiga
SEMINÁRIOS III UNIDADE Fisiologia do Exercício
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
Título de Abertura em duas linhas
6. Toques de alerta 07 DE NOVEMBRO DE 2015
APRESENTAÇÃO ELETRÓNICA
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Como elaborar slides para apresentações orais
Teste de Observação Querida amiga: fixe a seguinte imagem durante 5 segundos (controle pelo relógio)
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Metodologia Catequética
As naus de verde pinho Manuel Alegre
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
REFERENCIAL TEÓRICO -TEXTO CIENTÍFICO -PASSOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; ORDENAÇÃO E LEITURA PONTUAL CRONOLÓGICA. -DEFINIÇÃO DOS CAPÍTULOS -ELABORAÇÃO.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
O Texto PoÉtICO.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO.
Transcrição da apresentação:

Interpretação do enunciado      5 10 15 20 25  O mostrengo que está no fim do mar Na noite de breu1 ergueu-se a voar; À roda da nau voou três vezes, Voou três vezes a chiar, E disse: «Quem é que ousou entrar Nas minhas cavernas que não desvendo, Meus textos negros do fim do mundo?» E o homem do leme disse, tremendo: «El-Rei D. João Segundo!» «De quem são as velas onde me roço? De quem as quilhas2 que vejo e ouço?» Disse o mostrengo, e rodou três vezes, Três vezes rodou imundo e grosso, «Quem vem poder o que só eu posso, Que moro onde nunca ninguém me visse E escorro os medos do mar sem fundo?» E o homem do leme tremeu, e disse: « El-Rei D. João Segundo!» Três vezes do leme as mãos ergueu, Três vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer três vezes: «Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um Povo que quer o mar que é teu; E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, De El-Rei D. João Segundo!» Fernando Pessoa, Mensagem, 13.ª ed., Lisboa, Edições Ática, 1986. Texto C («O Mostrengo») Interpretação do enunciado Planificação, redação e revisão de texto

Interpretação do enunciado Redige um TEXTO EXPOSITIVO, com um mínimo de 70 e um máximo de 120 palavras, em que apresentes linhas fundamentais de leitura do poema de Fernando Pessoa e em que relaciones este poema com o episódio «O Adamastor», de Os Lusíadas.   O teu texto deve incluir: uma parte introdutória, na qual identifiques as figuras que dialogam e o espaço onde se encontram; uma parte de desenvolvimento, na qual explicites as atitudes e os comportamentos das figuras que interagem e a forma como vão evoluindo ao longo do poema; uma parte final, em que relaciones o poema com o episódio «O Adamastor», de Os Lusíadas, apontando duas semelhanças entre ambos. Se não mencionares ou se não tratares corretamente o primeiro tópico, a tua resposta será classificada com zero pontos. Tipologia textual (tipo de texto) Extensão do texto (n.º de palavras) Objetivos: Apresentar uma leitura do poema «O Mostrengo»; Relacionar o poema com o episódio «O Adamastor», de Os Lusíadas. Conteúdos e estrutura: 1.º parágrafo: (a) identificação das figuras que dialogam; (b) espaço em que se encontram. 2.º parágrafo: (c) e (d) atitude e comportamento de cada figura; (e) e (f) evolução da atitude de cada figura ao longo do poema. 3.º parágrafo: (g) e (h) duas semelhanças entre «O Mostrengo» e «O Adamastor». Interpretação do enunciado Condição para a classificação da resposta: Tratar corretamente o 1.º tópico.

Planificação do texto 1.º PARÁGRAFO Identificação das figuras que dialogam: Mostrengo; homem do leme. Espaço em que ambas as figuras se encontram: mar/ «fim do mar»/ Cabo da Boa Esperança/ Cabo das Tormentas. OU nau (para o homem do leme) e «à roda da nau» (para o Mostrengo). Conteúdos obrigatórios para que a resposta ao item C seja classificada.

Planificação do texto (cont.) 2.º PARÁGRAFO Atitude e comportamento do Mostrengo: manifesta indignação pela afronta que representa a ousadia da invasão dos seus domínios. Atitude e comportamento do homem do leme: manifesta medo ao tremer enquanto responde ao Mostrengo. Evolução da atitude e do comportamento do Mostrengo: o Mostrengo mantém a sua atitude. OU o Mostrengo mantém a sua atitude, embora, na terceira estrofe, se registe o seu silêncio e apenas o homem do leme intervenha. Evolução da atitude e do comportamento do homem do leme: o homem do leme manifesta coragem e determinação, quando, vencido o medo, enfrenta o Mostrengo / o desconhecido.

Planificação do texto (cont.) 3.º PARÁGRAFO g) e h) Duas semelhanças entre «O Mostrengo» e «O Adamastor». as figuras Mostrengo e Adamastor / o espaço / a interação entre a figura mitológica e a figura humana / a determinação face ao desconhecido. Redação do texto Revisão do texto