Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO GERAL DA UNIVERSIDADE PETROBRAS
Advertisements

Coordenadora Professora Ana Maria Osorio Araya
Figura 3 – Exemplo de planta modelada no software HYSYS
FÓRUM SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA DA ÁREA QUÍMICA
Petróleo Pré-sal JN 2:52 15ago08 1set08 6:24
Unidade Offshore Techint Paraná Grupo Techint
Engenharia de Minas.
Aquisição Sísmica Prof. Marcelo Peres Rocha Prof
Desperdiçar ou economizar
Curso de Engenharia de Petróleo Carlos Eduardo Aguiar Lima Rodrigues UFERSA/DCATPETROBRAS/UN-RNCE.
Curso de Engenharia Mecânica
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
Banco de Dados de Simulação
Produtores Independentes no Brasil
Novo Marco Regulatório do Pré-Sal
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS
I – INTRODUÇÃO O petróleo cru tem uma composição centesimal com pouca variação, à base de hidrocarbonetos de série homólogas. As diferenças em suas propriedades.
A Era do Pré-Sal Desafios e oportunidades
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 07
ESPÍRITO SANTO: PORTAL NORTE DO PRÉ-SAL
Curso de Docência Universitária
IDENTIDADE VIRTUAL.
“Aplicação de Técnicas Analíticas no Estudo Geoquímico de Misturas de Óleos Biodegradados e Não-Biodegradados” Elizandra Cananéa de Sá Luiz Landau, D.Sc.
Profa. Dra. Renata Medici
Aplicação na indústria
Título: Injeção de Vapor
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Recursos Humanos da ANP Para o Setor Petróleo e Gás – PRH 14 Programa de Pós Graduação em Ciência.
Autor Doutorando Alex Francisco Antunes
Pesquisador Visitante: José Romualdo Dantas Vidal
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG)
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Energia no Brasil.
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Bacias Sedimentares Bacia Potiguar.
As atividades de Software e serviços de TI na NIBSS Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues Junior Departamento de Economia UFSCar.
PETRÓLEO.
Transferência de Tecnologia na Indústria de Óleo e Gás: Desafios do Pré-Sal Paulo Montes Gerente de Engenharia e Tecnologia de Construção e Montagem.
Engenharia Naval.
PETRÓLEO Colégio Madre Francisca Lampel Disciplina: Geografia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
OFICINA III Pesquisa Exploratória Autora: Elaine Campos Orientadora: Marilúcia Magalhães.
Energia, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Introdução a Engenharia de Alimentos
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
A maior parte dos veículos de transporte atualmente
Gestão da Qualidade Prof. Paulo Castilho Apresentação do Curso.
André de Oliveira Traple (bolsista); Daniel Juan Pagano (orientador)
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Denis A. F. de Souza1, Alvaro L. G. A. Coutinho2, José L. D. Alves1
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
ENGENHARIA.
Movimentando a estrutura nacional
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
Introdução Planejamento de Mina
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil O Setor do Petróleo IX Congresso Brasileiro de Regulação Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 20 de.
PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES PETROLÍFERAS Getulio da Silveira Leite Superintendente de Controle das Participações Governamentais.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo Coordenador: Prof. Sérgio Fontoura Palestrantes: Mariana Reicher Rosane Felice de Oliveira Agosto 2010

Há necessidade de mão-de-obra técnica qualificada. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás INTRODUÇÃO O setor de petróleo e gás apresenta forte crescimento atualmente devido às descobertas de novos campos na camada pós e pré-sal. O Estado do Rio de Janeiro é um grande produtor (80% produção nacional). A área de petróleo e gás é caracterizada pelo emprego de alta tecnologia. Há necessidade de mão-de-obra técnica qualificada. Este projeto visa uma troca de experiência entre alunos do EM, professores, universitários e profissionais que atuam no setor de petróleo e gás.

Engenharia de petróleo Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Engenharia de petróleo O engenheiro de petróleo deve ser responsável por: 1) Procurar e analisar novos reservatórios. 2) Projetar equipamentos. 3) Criar modelos computacionais para simulação de processos. 4)Desenvolver técnicas de perfuração, recuperação, monitoramento e otimização de métodos de perfuração de poços e de produção de óleo e gás.

E incentivar a vocação pelo setor de petróleo e gás. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás OBJETIVOS Apresentar aos alunos participantes, os processos de exploração e produção (segmento upstream). E incentivar a vocação pelo setor de petróleo e gás.

DESENVOLVIMENTO DO CURSO Metodologia: Aulas teóricas Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás DESENVOLVIMENTO DO CURSO Metodologia: Aulas teóricas Atividades práticas Mini-curso Seminários Projeto: Construção de um Reservatório de Petróleo

A importância do petróleo. O petróleo no Brasil. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás AULAS TEÓRICAS Assuntos abordados: Introdução A importância do petróleo. O petróleo no Brasil. A importância do petróleo na economia do Rio de Janeiro.

Origem e composição do petróleo. O que é o petróleo. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Origem e composição do petróleo. O que é o petróleo. Constituintes do petróleo. Hidrocarbonetos. Derivados de petróleo.

Geologia, classificação das rochas e exploração. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Geologia, classificação das rochas e exploração. Geologia e tempo geológico. Rochas e sua classificação. Sistema Petrolífero e Exploração.

Propriedades dos fluidos e das rochas. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Reservatório Propriedades dos fluidos e das rochas. Classificação dos reservatórios. Estimativas de reserva. Classificações das reservas. Etapas para desenvolvimento de um campo de petróleo. Métodos de recuperação.

Perfuração, desenvolvimento e produção Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Perfuração, desenvolvimento e produção Tipos de perfuração. Equipamentos de perfuração e operações básicas. Colunas de perfuração. Brocas. Fluidos de perfuração. Completação. Métodos de Elevação.

O que é o refino de petróleo. Etapas do processo de refino. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Refino e transporte O que é o refino de petróleo. Etapas do processo de refino. Produtos de refino de petróleo. Transportes de petróleo e derivados.

Identificação de rochas. Avaliação de formações. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás AULAS PRÁTICAS Práticas abordadas: Identificação de rochas. Avaliação de formações. Apresentação de óleo com diferentes graus API e cálculo das respectivas densidades. Análise da permeabilidade e porosidade de rochas.

Brocas e colunas de perfuração. Classificação das plataformas. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás MINI CURSO Assuntos abordados: Brocas e colunas de perfuração. Classificação das plataformas. Carta estratigráfica do Sistema Petrolífero da Bacia de Campos.

Ambientes deposicionais. Segmentos da indústria de petróleo. Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás SEMINÁRIOS Assuntos abordados: Ambientes deposicionais. Segmentos da indústria de petróleo.

Introdução à Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo e Gás Obrigado!