Formas de Participação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Movimentos sociais e controle democrático
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.
Sociologia
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
Comunicação e inteligência empresarial
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Flexibilização Curricular
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Escola Cidadã Uma aula sobre a autonomia da escola
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
História nas atuais propostas curriculares
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cidadania.
IDEOLOGIA.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
O CONTEXTO DE EMERGÊNCIA DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA
GESTÃO DEMOCRÁTICA: avanços e limites.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Karl Marx e o materialismo histórico
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática? Orientanda: Maria Cristina Martins Kamers Orientador: Prof. Dr. Celso João Carminati.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Projeto Pedagógico.
Associação de Pais e Professores
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Formas de Participação Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação? Participar é estar presente em atividades que já existem, com sua estruturas e finalidades. Não é sinônimo de auto-gerir, mas tão somente, de contribuir para a dinâmica do processo em questão. Dentro do ideário neoliberal, a participação passa a ser percebida como um instrumento que possibilita o controle e, às vezes, a antecipação de soluções em situação pré-conflitivas. Formas de Participação Participação Real: Presente na práticas coletivas da sociedade civil, leva a médio e longo prazo a rupturas da ordem social vigente. Ela dá origem ao novo. Esta forma de participação emerge da constatação da existência de profundas contradições na sociedade na sociedade, da dificuldade de superá-las meramente pelo desenvolvimento espontâneo dos fenômenos, da necessidade de articulação e organização das coletividades. Participação Formal: De caráter legalista, dá origem a novidades, mas não ao novo, leva a reformas, mas, não a transformações.Busca-se mudar os efeitos, sem intervir nas causas. O desenvolvimento é visto como um processo seqüencial e cumulativo.

Autogestão = Autonomia Participação e Gestão Popular na Cidade Tipos de Participação Co-gestão: A co-gestão é uma das formas mais avançadas de participação no capitalismo. Através da constituição de vários tipos de conselhos, a co-gestão constitui-se na alternativa mais avançada para trabalhar o conflito, inserindo os agentes envolvidos num mesmo processo, que se diz neutro e busca assentar-se nas premissas generalizantes do bem-estar geral. A política de colaboração entre as classes é a grande diretriz da forma co-gestão de participação. Autogestão: A auto-gestão é a forma mais avançada de organização popular. A autogestão não é apenas um processo consultivo e opinativo, mas, fundamentalmente, deliberativo e normativo. É um processo que, de um lado, exige consciência política de seus participantes e, de outro, leva á formação e ao desenvolvimento da consciência, devido ao caráter pedagógico de suas práticas. Autogestão = Autonomia

A Gestão Democrática na Cidade A participação na sociedade brasileira Participação e Gestão Popular na Cidade A Gestão Democrática na Cidade Controle comunitário sobre os investimento no ambiente construído; Re-apropriação da esfera pública, como um direito do cidadãos e não um concessão dos poderes instituídos; Natureza das políticas públicas; Esvaziamento do conceito de participação / Consenso x Conflito / Luta de classes A participação na sociedade brasileira A questão da participação popular aparece em dois momentos históricos: Nos períodos de controle do Estado sobre a sociedade, sob forma de reinvidicação, ou nos períodos de redemocratização do país. O ponto de destaque é o fato de ser uma questão sempre presente. Participação das camadas médias; Participação da burguesia nacional; Participação das camadas populares.

O que é participação ampliada? Participação estimulada pelo Estado Participação e Gestão Popular na Cidade O que é participação ampliada? Formas diversas de participação, de modos também diversos, em busca de um mesmo objetivo, a transformação social. Institucionalização Exigência burocrática para criar uma identidade jurídica ao movimento, delimitando-lhe um espaço político dentro da sociedade civil. A institucionalização dos movimentos dentro da sociedade civil corresponde a um momento de fortalecimento e crescimento de estruturas-embrionárias de poder e gestão popular. Criam-se condições de operacionalização de políticas e projetos que equacionem as demandas populares segundo uma ótica que contemple os seus interesses. Participação estimulada pelo Estado