Doença Diarréica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOIS MESES ATÉ CINCO ANOS
Advertisements

Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Professora e enfermeira: Carla Gomes
Professora e enfermeira : Carla Gomes
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
Higiene e problemas sociais
ÁGUA E SAÚDE.
odontologia 1º ten Marcele GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
Doenças  A água, tão necessária à vida do homem, pode ser também responsável por muitas doenças, denominadas doenças de veiculação hídrica. As principais.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Reidratação em Pediatria
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Ministrantes: Rafaela Lebrego Priscyla Santiago
Doenças relacionadas à água
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO JULY OLIVEIRA VANESSA BRAGANÇA ATENÇÃO A SAÚDE ESCOLAR RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Medicina da Bahia
As bactérias.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Ascaridíase Vitor Alexandre.
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Higiene Alimentar.
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Meningite.
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
GRIPE A.
Brasil unido x dengue.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
DDS sobre Leptospirose
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Água e Saúde.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
Piodermites (Impetigo)
Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar
Cuidado com o que vamos oferecer!
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Tuberculose.
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Diarréia aguda.
DIARRÉIA Definição Proposta:
AVALIAÇÃO MENSAL CIÊNCIAS – 4° BIMESTRE – 6º Ano
Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde – Cajati – SP – 2013
Cólera.
Disenteria Bacilar.
Disciplina: Parasitologia Profª. Janine Fernandes
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
Saneamento básico SABEMOS QUE A ÁGUA É UM BEM MUITO VALIOSO PARA A EXISTÊNCIA E A MANUTENÇÃO DA VIDA. MAS, A FALTA DE CUIDADO, TRATAMENTO E MANUTENÇÃO.
Professora: JANINE FERNANDES
Higiene e Prevenção de Doenças
Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança AIDPI
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
Prof. Dra. Ana Cecilia Sucupira Novembro 2008
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
DOENÇAS.
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
SAÚDE O QUE É A SAÚDE?. Ter saúde significava simplesmente a ausência de doença física.
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 5 (6ª série)
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

Doença Diarréica

Definição A diarréia é uma doença, na maioria das vezes,muito contagiosa, causada por agentes como vermes, bactérias, vírus e fungos. Os indivíduos mais infectados são exatamente aqueles que possuem imunidade baixa, como crianças desnutridas e as de baixa idade.

Podemos dizer que há diarréia quando existe um maior número de evacuações, acompanhado de fezes de consistência diminuída, disformes, pastosas ou líquidas. Pode haver também presença de sangue ou muco nas fezes.

Transmissão da Diarréia Pode ocorrer através de vermes,bactérias, vírus , fungos. Os agentes infecciosos são eliminados pelas fezes, sendo assim, há disseminação quando entramos em contato com águas contaminadas.

Moscas e formigas que circulam pelos lixos também ajudam a transmitir a doença, carregando em suas patas os micróbios e contaminando os alimentos. A ausência de saneamento básico prejudica a realização da higiene pessoal após a evacuação, contribuindo para disseminação da doença. A água tratada e em quantidade suficiente e destino adequado das fezes e lixo contribui para que seja evitada a diarréia.

Em condições precárias de vida, pode ocorrer contaminação pelos germes que causam a citada diarréia no preparo da mamadeira .

Esta doença é muito mais grave em: -bebês com menos de 2.500g; -crianças desnutridas; -crianças com AIDS; -crianças que não foram vacinadas; -crianças convalescentes de outras doenças infecciosas;

Prevenção da Diarréia Medidas importantes : -saneamento básico; -aleitamento materno; -prática adequada do desmame; -imunização.

Em locais que não apresentam saneamento básico, é necessário que hajam cuidados especiais com a água, tais quais:procurar fonte de agua limpa,verificar se há contaminação da fonte, depositá-la em ambientes limpos e tampados,evitar contato desta água com os animais-máquina água deve ser filtrada e clorada.

Embora as pessoas saibam que o hábito de lavar as mãos é uma medida eficaz para reduzir a diarréia e outras doenças infecciosas, é preciso que essas orientações sejam discutidas juntamente com a possibilidade de se ter acesso a água.

O agente comunitário de saúde , em sua rotina de trabalho,desenvolve muitas ações junto 'a família e 'a criança , assim como participa de reuniões e discussões com a comunida de , com o objetivo de reduzir a doença diarréia.

Parasitose Os parasitas são encontrados as fezes humanas e de animais e são transportados por moscas,baratas, ratos,animais domésticos e pessoas. Encontram-se no organismo humano, alimentos e águas contaminadas.

Causas da Parasitose -carência de água potável; -condições de moradia precárias; -disposição inadequada das fezes e lixos; -higiene precária.

Efeitos das Parasitose na saúde humana cólica, diarréia,vômitos; -anemia; -desnutrição; -irritabilidade; -falta de atenção; -alteração do sono.

Prevenção das parasitoses É realizada através de ações de educação sanitária.

Aleitamento materno Imunizações

Tratamento diarréias É necessário observar o aspecto da criança, a sede, os olhos fundos, o sinal de prega.

Se a criança estiver mais molinha,parada, com choro fraco ou inconsciente, apresenta o sinal de prega( apele volta muito lentamente para o lugar-mais de dois segundos)e os olhos estão fundos, esta deve ser encaminhada com urgência para o hospital, iniciar reidratação oral e manter a amamentação ou a alimentação , mantendo o bebê ou a criança aquecido no trajeto do hospital. Há nesse caso diarréia com desidratação.

Se apresentar diarréia com dois desses sintomas:inquieta e irritada; bebe rapidamente e com sede ; olhos fundos; sinal de prega ; encaminhe para o hospital para iniciar a reidratação oral e manter a amamentação ou a alimentação.

Se a criança está alerta, bebe normalmente, olhos normais, sinal de prega desaparece rapidamente, mantenha a criança em casa, usar o SRO após a evacuações, aumentar líquidos e manter alimentação e amamentação.

Utilizar o soro caseiro para evitar desidratação Utilizar o soro caseiro para evitar desidratação. Encher um copo com 200ml de água limpa fervida ou água clorada ,medida pequena e rasa de sal, duas medidas grandes e rasas de açúcar.Mexa bem e faça a criança tomar após cada evacuação. Utilizar a SRO(solução de reidratação oral). Dissolver 1 pacote de sal reidratado em 1 l de água, em água limpa e fervida . Utilizar esse 1 l em 24 horas .

Medicamentos