CEPMAT Curso Técnico em Informática Linguagem de Programação Prof.º Cleycom Maichel
Objetivo da Aula de Hoje Especificar um método que traduza uma sequência lógica que leve a construção de algoritmos em português estruturado. Competência Codificar algoritmos em português estruturado Base Tecnológica Etapas para estruturar e resolver um problema Pseudocódigo
Problemas & Algoritmos Para resolver um problema através de um computador é necessário encontrar em primeiro lugar uma maneira de descrevê-lo de uma forma clara e precisa.
Problemas & Algoritmos É também preciso que encontremos uma sequência de passos que conduzam à sua resolução. Esta sequência de passos é designada por algoritmo.
Problemas & Algoritmos A noção de algoritmo é central para toda a informática.
Construindo os Primeiros Algoritmos De forma genérica, a construção de um algoritmo se resume às seguintes etapas: Entendimento do problema; Elaboração da solução algorítmica; e Codificação da solução no Português estruturado;
Entendimento do Problema Enunciado: Faça um algoritmo que leia o valor do raio e calcule a área do círculo correspondente.
Entendimento do Problema Dos tempos de escola lembramos que o cálculo da área de um círculo é dado pela fórmula Pi*Raio². Da fórmula podemos extrair que os dados dependentes são: A constante Pi que vale aproximadamente 3,141592... O valor da medida do Raio Portanto...
Elaboração da Solução Algorítmica É importante perceber que, na criação de um algoritmo, o problema sempre será dividido em três fases: Processamento ENTRADA SAÍDA
Elaboração da Solução Algorítmica 1ª Etapa: Entrada Concluimos que o argumento de entrada necessário é o valor do raio, que será lido e colocado na variável que podemos chamar de Raio. Obs: A constante Pi normalmente é existente em todas as linguagem de programação e vamos considerar sua existência no português estruturado também.
Elaboração da Solução Algorítmica 2ª Etapa: Processamento O processamento aqui é o cálculo da área que é dada pela fórmula Pí*Raio² que podemos armazenar em uma variável que chamaremos de Area.
Elaboração da Solução Algorítmica 3ª Etapa: Saida Basta exibir o conteúdo da variável Area
Formas da representação de Algoritmos Fluxograma Linguagem Algorítmica comando 1 comando 2 comando n comando 1 comando 2 … comando n ...
Representações de um algoritmo Diagrama de Nassi-Shneiderman ou Chapin Ler a medida do raio do círculo (Raio) Area Pi * Raio * Raio Exibir a Área
Representações de um algoritmo Fluxograma ou Diagrama de Blocos Inicio Raio Area Pi * Raio * Raio Area fim
Codificação da Solução no Português Estruturado (P.E.) Algoritmo “<nome do algoritmo>” Var <declaração de variáveis> Inicio <Lista de comandos> FimAlgoritmo
Codificação da Solução em P.E. Algoritmo “Cálculo da área do Círculo” Var Raio, Area: real Inicio Escreva(“Entre com o valor do raio:”) Leia(Raio) Area Pi * Raio * Raio Escreva(“A área do círculo com raio ”,Raio,” é “,Area) FimAlgoritmo
Entendimento do Problema Enunciado: (2º Exemplo) Faça um algoritmo que calcule a média aritmética entre duas notas quaisquer de um aluno fornecidas pelo usuário e informe a sua situação quanto à aprovação, neste caso, obtida atingindo-se média superior ou igual a sete.
Elaboração da Solução Algorítmica Argumentos de Entrada: Duas notas quaisquer (Ex: Nota1 e Nota2) Processamento: Média Aritmética , Media(Nota1+Nota2)/2. Verificar se a média é maior que 7 Argumentos de Saída: Exibir o conteúdo da variável Media. Situação: “Aprovado” ou “Reprovado”.
Diagrama de Nassi-Shneiderman ou Chapin Leia (Nota1, Nota2) Início Média (Nota1+Nota2)/2 Sim Não Média >= 6 Escreva “Reprovado” Escreva “Aprovado” Fim Figura 2.3 Diagrama de Chapin para o algoritmo do cálculo da média de um aluno
Fluxograma ou Diagrama de Blocos Inicio Ler Nota1 Ler Nota2 Media (Nota1+Nota2)/2 Media Media>=7 Não Sim “Reprovado” “Aprovado” Fim
Codificação da Solução em P.E. Algoritmo “Média Aritmética entre dois valores” Var nota1, nota2, media : real Início Leia (nota1, nota2) media (nota1+nota2)/2 Escreva (“Media=“,media) Se (media >= 7) Entao Escreva (” Aprovado!”) Senao Escreva (” Reprovado!”) FimSe FimAlgoritmo
Sobre o aprendizado de Algoritmos O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios. Algoritmos não se aprende: - Copiando Algoritmos - Estudando Algoritmos Algoritmos só se aprendem: - Construindo Algoritmos - Testando Algoritmos
Bibliografia GUIMARÃES, A.M. , Algoritmos e estruturas de dados, Rio de Janeiro, LTC, 1994. FORBELLONE, André L.V.; Henri Frederico E., Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados, São Paulo, Pearson Prentice Hall, Ano 2005, 3ª Edição. PINTO, Sandra Rita, Treinamento em Lógica de Programação, São Paulo, Digerati Books, 2009.
Tema: Construindo os Primeiros Algoritmos Disciplina: Linguagem de Programação Prof.º Cleycom Maichel Email: cleycom@yahoo.com.br