UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Paulo Ricardo O. da Silva
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Qualificação da atenção em saúde bucal dos escolares na Escola Engenheiro Álvaro Leitão do Distrito de Laranjeiras do município de Vicente Dutra/RS. Trabalho.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Especialização em Saúde da Família Francisco Luiz Lisbôa Ramos
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família MELHORIA DA SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS NA UBS DO DISTRITO DE IPANEMA, MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D’AJUDA-SE

Autora: Daiane Santos Gama de Sousa MELHORIA DA SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES E RECÉM-NASCIDOS NA UBS DO DISTRITO DE IPANEMA, MUNICÍPIO DE ITAPORANGA D’AJUDA-SE Autora: Daiane Santos Gama de Sousa Orientadora: Rogéria Amaral dos Santos Pelotas, 2014

Introdução A gravidez é uma fase incrível na vida da mulher. Devido a importância dos cuidados durante a gestação realizamos um projeto na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mata do Ipanema, voltado para as gestantes e recém-nascidos, durante 4 meses.

Introdução O município de Itaporanga d’Ajuda-SE tem 30.419 habitantes (IBGE) e 11 equipes de Programa de Saúde da Família (PSF). A Equipe de Saúde da Família do nosso projeto localiza-se na zona rural, no Distrito de Ipanema. Temos uma população de 1812 pessoas na área, sendo 512 famílias cadastradas.

Introdução A equipe é formada por: 04 agentes comunitários de saúde, 02 auxiliares de enfermagem, 01 auxiliar de consultório dentário, 01 auxiliar de limpeza, 01 enfermeira, 01 médico e 01 dentista.

Introdução O pré-natal odontológico não era realizado antes da intervenção. Não havia interação entre a equipe no atendimentos às usuárias, nem nas capacitações e palestras.

Objetivo Melhoria da atenção à Saúde Bucal das gestantes e recém-nascidos.

Metodologia Este projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 04 meses; Local: Unidade Básica de Saúde - UBS Mata do Ipanema; Participaram da pesquisa todas as gestantes e recém-nascidos pertencentes à área; Protocolo utilizado: Caderno de Saúde Bucal nº 17, 2006, Ministério da Saúde.

Metodologia Utilizamos o prontuário odontológico disponível na unidade e a ficha espelho adotada pelo curso; Para o acompanhamento mensal foi utilizada a planilha eletrônica de coleta de dados;

Metodologia Reunimos a equipe e solicitamos uma ação conjunta, especialmente dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); O acolhimento foi realizado pela enfermeira que captou as gestantes e recém-nascidos e os encaminharam para primeira consulta odontológica programática;

Metodologia Disponibilizamos horários na agenda para realização de visita domiciliar; Organizamos atividades em grupo na comunidade e na UBS, com palestras e atividades em grupo; Distribuição de kits de escovação; Atendimento clínico.

Objetivos ampliar a cobertura da atenção à saúde bucal. METAS: Captar 60% das gestantes e recém-nascidos da área de abrangência sem atenção à saúde bucal na UBS ou em outro serviço; Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 80% das gestantes e recém-nascidos;

Objetivos Realizar visita domiciliar em 80% de gestantes e recém-nascidos acamados ou com problemas de mobilidade física. Captar 80% das gestantes no primeiro trimestre da gestação.

Objetivos Melhorar a adesão ao atendimento em saúde bucal. META: Fazer busca ativa de 80% das gestantes e recém-nascidos faltosos às consultas. Melhorar a qualidade do atendimento em saúde bucal das gestantes e recém-nascidos. METAS: Distribuir Kits de escovação para 80% das gestantes;

Objetivos Concluir o tratamento odontológico de 50% das gestantes atendidas em primeira consulta. Melhorar registro das informações. META: Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 80% das gestantes e recém-nascidos cadastrados.

Objetivos Avaliar a caderneta de vacinação, referente à vacina antitetânica, de 80% das gestantes. Avaliar a caderneta de vacinação, referente à vacina de Hepatite B, de 80% das gestantes.

Objetivos Mapear as gestantes e recém-nascidos da área de abrangência com risco para problemas de saúde bucal. METAS: Identificar e acompanhar 80% das gestantes e puérperas com acúmulo de fatores de risco em saúde bucal;

Objetivos Promover a saúde bucal das gestantes e recém-nascidos. METAS: Dar orientações para 80% das gestantes e puérperas em relação a sua higiene bucal e do recém-nascido, e sobre prevenção dos principais problemas bucais na gestação e para o recém-nascido;

Objetivos Dar orientações nutricionais e sobre aleitamento materno para 80% das gestantes e puérperas; Ofertar ações educativas e preventivas coletivas em saúde bucal para gestantes e puérperas com regularidade (mensal).

Metas x Resultados Captar 60% das gestantes e recém-nascidos da área de abrangência sem atenção à saúde bucal na UBS ou em outro serviço. Resultado no 4º mês: 95%

Metas x Resultados Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica para 80% das gestantes e 80% dos recém-nascidos (com 1 mês de idade). Resultado no 4º mês: 95%

Metas x Resultados Realizar visita domiciliar em 80% de gestantes e recém-nascidos acamados ou com problemas de mobilidade física. Resultado no 4º mês: 50%

Metas x Resultados Captar 80% das gestantes no primeiro trimestre da gestação. Resultado no 4° mês: 80%

Metas x Resultados Fazer busca ativa de 80% das gestantes e recém-nascidos faltosos às consultas. Resultado no 4º mês: 100%

Metas x Resultados Distribuir Kits de escovação para 80% das gestantes. Resultado no 4º mês: 90%

Metas x Resultados Concluir o tratamento odontológico de 50% das gestantes atendidas em primeira consulta. Resultado no 4° mês: 0%

Metas x Resultados Manter registro atualizado em planilha e/ou prontuário de 80% das gestantes e recém-nascidos cadastrados. Resultado no 4º mês: 95%

Metas x Resultados Avaliar a caderneta de vacinação, referente à vacina antitetânica, de 80% das gestantes. Resultado no 4° mês: 80%

Metas x Resultados Avaliar a caderneta de vacinação, referente à vacina de Hepatite B, de 80% das gestantes. Resultado no 4º mês: 80%

Metas x Resultados Identificar e acompanhar 80% das gestantes e puérperas com acúmulo de fatores de risco em saúde bucal. Resultado no 4° mês: 95%

Metas x Resultados Dar orientações para 80% das gestantes e puérperas em relação a sua higiene bucal e do recém-nascido, e sobre prevenção dos principais problemas bucais na gestação e para o recém-nascido. Resultado no 4° Mês: 80%

Metas x Resultados Dar orientações nutricionais e sobre aleitamento materno para 80% das gestantes e puérperas. Resultado no 4º mês: 100%

Metas x Resultados Ofertar ações educativas e preventivas coletivas em saúde bucal para gestantes e puérperas com regularidade (mensal). Resultado no 4º mês: 35%

Discussão Antes do nosso projeto as gestantes não tinham essa atenção, pouca informação sobre saúde bucal era disponibilizada; Podemos destacar o aumento na primeira consulta odontológica; Além da distribuição dos kits de escovação, que viabiliza a realização de uma higiene bucal adequada;

Discussão Esse trabalho nunca tinha sido realizado em nossa área; Aos poucos implantamos o projeto, que será realizado rotineiramente mesmo depois do fim da intervenção; Manteremos as palestras educativas e o atendimento multidisciplinar à gestante;

Discussão As capacitações em equipe ocorrerão pelo menos uma vez ao mês; Uma ênfase maior será dada às visitas domiciliares, para desmistificar que a gestação não é um bom período ao tratamento odontológico.

Reflexão Crítica Minha expectativa inicial era solucionar alguns questionamento: 1. Como realizar os programas do Ministério da Saúde na UBS? 2. Quais os objetivos da visita domiciliar? 3. Como organizar o agendamento?

Reflexão Crítica Aprendi muito ao longo do curso, como pessoa e profissional; Através do trabalho realizado adquiri a virtude de ser mais paciente, principalmente nas relações interpessoais; Capacitei-me quanto ao pré-natal odontológico, às consultas de puerpério e à importância de instruir as gestantes quanto à sua saúde bucal e a do bebê.

Reflexão Crítica Pude tornar-me uma profissional capaz de olhar para os usuários integralmente; Aprendi a trabalhar como equipe interdisciplinar; Busquei essa capacitação e me dediquei ao máximo, adquiri o conhecimento necessário para fazer meu trabalho com mais qualidade.

Reflexão Crítica Manteremos as palestras educativas, o atendimento multidisciplinar à gestante. As capacitações em equipe ocorrerão pelo menos uma vez ao mês. Precisaremos dar uma ênfase maior às visitas domiciliares, para desmistificar que a gestação não é um bom período ao tratamento odontológico.

OBRIGADA