Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
DIÁRIO DE CLASSE.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
FICHA DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO INFREQUENTE. LEI 9.394/96 – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente.
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Prefeitura municipal de Imperatriz
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
Progressão Continuada
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Organização do Planejamento com os professores
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Projeto de Recuperação
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Avaliação Educacional
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Decisões.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
REGISTROS.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
DESENHO DO.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Projeto de Apoio à Aprendizagem
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
Plano de Gestão da Escola
ATIVIDADES CURRICULARES DESPORTIVAS
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica Diretoria de Ensino – Leste 5

LEGISLAÇÃO - Resolução SE 93 de 8-12-2009 - Instrução Conjunta Cenp/DRHU de 2-2-2010. - Instrução Cenp nº 01/2010

Responsabilidades do docente Para o bom desenvolvimento do projeto é preciso que o docente se comprometa a: I - assistir e apoiar todos os alunos dos turnos de funcionamento do ciclo II e/ou do ensino médio, que necessitem desse atendimento; II - subsidiar os demais professores das disciplinas previstas nesta resolução no desenvolvimento da recuperação contínua; III - participar dos conselhos de classes dos alunos atendidos, das HTPCs - Horas de Trabalho Pedagógico Coletivas e das Orientações Técnicas promovidas pela Diretoria de Ensino.

Assistir e apoiar todos os alunos dos turnos da escola I - prioritariamente, em grupos de alunos do mesmo nível de ensino, organizados por classe/série, por dificuldades de aprendizagem ou por outros critérios; II - em caráter excepcional, e de forma individualizada, para aqueles alunos que necessitam, temporariamente, de um trabalho específico.

Agrupamentos Utilizar-se dos dados de rendimento escolar do ano de 2010 e ao longo de 2011; Atender aos turnos da escola; Formar agrupamentos por dificuldades de aprendizagem ou por série/ano.

Professor de LP/MAT I - identificar as dificuldades dos alunos, definir os conteúdos, as expectativas de aprendizagem; II - avaliar sistematicamente o desempenho dos alunos, registrando os avanços observados em sala de aula e na recuperação, com vistas a sinalizar o tempo necessário de permanência deles na recuperação, para superação das dificuldades diagnosticadas.

Professor de LP/MAT IV - definir, no Conselho de Classe Final, quais os alunos que necessitam de recuperação desde o início do ano letivo subsequente explicitando quais as dificuldades a serem sanadas; V - incorporar os resultados da avaliação das atividades de recuperação na síntese do desempenho bimestral do aluno, registrando esses resultados (no diário de classe) e substituindo a nota do aluno no bimestre, quando inferior à obtida na recuperação.

Professores da Recuperação Aos docentes responsáveis pelas aulas de recuperação paralela, caberá: I - identificar detalhadamente as dificuldades de aprendizagem dos alunos apontadas pelos professores das disciplinas previstas nesta resolução; II - desenvolver atividades significativas e diversificadas que levem o aluno a superar suas dificuldades de aprendizagem; III - utilizar diferentes materiais e ambientes pedagógicos que favoreçam a aprendizagem do aluno; IV - manter contato permanente com os professores das classes dos alunos e com o respectivo Professor Coordenador;

Professores da Recuperação V - avaliar continuamente os alunos atendidos, aferindo os avanços conquistados, com vistas à sua permanência ou não nas atividades de recuperação; VI - zelar pela incorporação e registro dos resultados da avaliação das atividades de recuperação, na síntese do desempenho bimestral obtido pelo aluno na respectiva disciplina; VII - cuidar do registro, em ata, dos encaminhamentos decididos pelos Conselhos de Classe e na ficha individual de acompanhamento do aluno;

Professores da Recuperação IX - subsidiar os professores da respectiva disciplina na seleção, organização e desenvolvimento da recuperação contínua( podendo inclusive auxiliar o professor da classe nas atividades de recuperação contínua).

Ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: PC e Diretor de Escola Ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: I - definir, juntamente com o professor responsável pela recuperação, os critérios de agrupamento dos alunos e/ou de formação dos grupos, o local, período e horário de realização e o encaminhamento de informações aos pais ou responsáveis; II - coordenar, implementar e providenciar as reformulações, quando necessárias;

O PC e o Diretor da Escola Ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: III - disponibilizar ambientes pedagógicos e materiais didáticos que favoreçam o desenvolvimento das atividades propostas; IV - informar aos pais as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como a necessidade e objetivo da recuperação, os critérios de encaminhamento e a forma de realização; V - avaliar os resultados alcançados nas propostas implementadas, justificando sua continuidade, quando necessário; VI - promover condições que assegurem a participação dos professores responsáveis pela recuperação em ações de orientação técnica promovidas pela Diretoria de Ensino.

Oficina Pedagógica e Supervisão de Ensino À Equipe de Supervisão de Ensino e da Oficina Pedagógica, caberá: III - capacitar os Professores Coordenadores e os docentes responsáveis pelas atividades de recuperação no início e no decorrer do ano letivo.

Plano de Recuperação Paralela 2011 Folha de Rosto: Identificação da escola; Nome dos professores por disciplina (LP ou MAT) com a carga horária atribuída; Total de aulas disponibilizadas; Assinatura do PC e Diretor; Aprovação do PCOP, Supervisor e Dirigente

Detalhamento do Plano Por disciplina (LP e MAT) ; Seleção dos conteúdos a serem trabalhados a partir das dificuldades dos alunos; Procedimentos e instrumentos avaliatórios ( observação, registro descritivo reflexivo, trabalhos individuais e coletivos, portifólios, exercícios, provas e questionários, dentre outros).

Detalhamento do Plano Metodologia Adotada ( aulas expositivas, projetos integrados e interdisciplinar, plantão de dúvidas) Materiais didáticos / ambientes pedagógicos disponíveis.

Detalhamento do Plano Critérios de agrupamentos de alunos( por série, por dificuldades dos alunos) - Atendimento individualizado: caráter pontual, transitório e circunstancial/ quando da impossibilidade de compor de imediato, os respectivos grupos. Períodos de realização ( data e horário das aulas).

Detalhamento do Plano Critérios de agrupamentos de alunos/períodos de realização. Ficha de Acompanhamento Bimestral( por disciplina, por turma, por dificuldade).

Acompanhamento de frequência do aluno LDB – artigo 12 Estatuto da Criança e do Adolescente – artigo 56. Lei 13.068 de 2008

LDB artigo 12 VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.(Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)

Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I -................................... II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - .......................................

2 3 4 3 avaliações do professor 5 rec Síntese ? Resultado bimestral ?