PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Contexto de Educação a Distância
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Cadastro de Ações de Formação
Introdução INTRODUÇÃO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
CURRICULO +.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Planejamento e 7 de março de 2014.
Portal Educacional Clickideia
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Videoconferência com PCNP de Tecnologias Educacionais CETEC 14/11/2014.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Ação de Formação n.º 35/2012 Produção de Materiais Pedagógicos para o Ensino das Línguas Escola Básica da Gafanha da Encarnação De 24 janeiro a 12 junho.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
vídeo
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES ORIENTAÇÕES PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES

SOBRE O PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS - NOVAS POSSIBILIDADES OBJETIVO GERAL Por meio da disponibilização de ferramentas e recursos pedagógicos tecnológicos aos professores e alunos de todos os anos escolares do Ensino Fundamental e Médio, aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem. 2.Infraestru-tura de TI 3.Apoio e Formação aos Professores 4.Mobiliza-ção de Rede 5.Aprendi-zado em Rede 1.Conteúdo Digital PRINCÍPIOS DO PROGRAMA Foco no Currículo A proposta pedagógica do Programa, que norteia as ações de infraestrutura e de formação, está centrada na proposta curricular do Estado de São Paulo. Construção Conjunta com a Rede Envolvimento e participação direta dos profissionais da Rede Estadual de São Paulo na fase de estruturação e implementação dos projetos, em especial, no âmbito pedagógico. Visão Integrada e Sistêmica Refere-se ao olhar holístico do Programa, com o objetivo de concretizar as soluções, em especial, na sala de aula. No caso do Programa NTNP, são 5 eixos integradores. PROJETOS EM SEU LANÇAMENTO > Currículo+ > Professor 2.0 2

SOBRE O CURRÍCULO+ Objetivos específicos: 3 oferecer ao professor recursos pedagógicos digitais e formação na utilização destes recursos para complementar o desenvolvimento da sua aula e aprimorar a sua prática; tornar o processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula mais diversificado, dinâmico e personalizado; disponibilizar ao aluno conteúdo digital para apoiar, recuperar ou complementar seus estudos, individualmente ou com o auxílio do professor. http://curriculomais.educacao.sp.gov.br 3

Acesso via site do Currículo+ VÍDEO CURRÍCULO+ http://curriculomais.educacao.sp.gov.br Acesso via site do Currículo+ 4

Critérios de seleção de conteúdos Qualidade: O objeto deve ser isento de erros de funcionamento ou baixa qualidade audiovisual; Imagem: Deve ser relacionada a conceitos; Portabilidade: O objeto deve “funcionar” em computadores com sistemas operacionais Linux ou Windows Conteúdo: Devem ser conceitualmente corretos de acordo com referenciais bibliográficos; Articulação: O objeto deve ter relação com o currículo do Estado de São Paulo; Isenção: Os objetos não devem indicar materiais que possa ser considerado ilegal ou favoreçam práticas em desacordo com a legislação.

SOBRE O PROFESSOR 2.0 http://professor20.educacao.sp.gov.br 6

PROFESSOR 2.0 Ambiente colaborativo que possibilitará o contato entre todos os profissionais da educação para criação de uma Comunidade de Prática que visa DESENVOLVER E COMPARTILHAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ELABORADAS PELA REDE. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aprimorar a prática pedagógica; Complementar o desenvolvimento da sala de aula; Tornar a aprendizagem mais diversificada e dinâmica; Disponibilizar ao aluno conteúdo digital para apoiar e complementar seus estudos. disponibilizar espaço na web (hotsite) para os núcleos pedagógicos e escolas. ACESSO INTERNO APENAS COM LOGIN E SENHA (RESTRITO A PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO) 7

ÁREA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO ÁREA DA UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR 2.0 Na Plataforma Colaborativa Professor 2.0 é possível acessar páginas das Unidades Escolares, da Diretoria de Ensino e da Secretaria da Educação. ÁREA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO ÁREA DA UNIDADE ESCOLAR 8

Perfis Dirigente – visão geral: acesso a postagens dos professores, das Escolas, práticas validadas e a serem validadas pelos PCNPs e relatórios; PCNPs – visão das postagens dos professores e função de validador das práticas em sua Disciplina; Publicador – Visão geral como o Dirigente e função de atualizar as informações do Núcleo Pedagógico; Diretor e Professor Coordenador – Visão de sua Escola, atualizar dados, agenda, arquivos e notícias da Escola, poderá também pedir inclusão em outras comunidades (Escolas); Professor - Como os demais, terá acesso a todas as práticas publicadas e poderá contribuir com suas práticas e pedir adesão a outras comunidades e adicionar colegas.

ARTICULAÇÃO ENTRE AS INICIATIVAS Práticas Pedagógicas com uso de Objetos Digitais de Aprendizagem Planos de Aula Digitais (Conteúdo Digital) Sugestões de Conteúdo Digital articulado com o Currículo Professor 2.0 Currículo+ 10

EM CASO DE DÚVIDAS OU SUGESTÕES: Currículo+ curriculomais@edunet.sp.gov.br Professor 2.0 professor20@edunet.sp.gov.br 11