Projeto de Recuperação

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Transcrição da apresentação:

Projeto de Recuperação Fundamentação Legal Recuperação Contínua Recuperação Paralela Recuperação Intensiva Recuperação de Ciclo Projeto de Recuperação Paralela Critérios para elaboração do Projeto de Recuperação Competências dos Responsáveis: UE, COGSP E CENP

Fundamentação Legal Resolução SE 40/2008, DOE 14/05/08 Dispõe sobre estudos de Recuperação na Rede Estadual de Ensino

Recuperação Contínua Inserida no trabalho pedagógico, no desenvolvimento das aulas regulares; Intervenções pontuais e imediatas do professor da classe / disciplina, em decorrência da avaliação diagnóstica sistemática do desempenho do aluno Ser devidamente registrada no diário de classe.

Recuperação Paralela Destinada para alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas no cotidiano escolar (EF e EM),exceto a 1ª série do Ciclo I; Trabalho + direcionado em paralelo às aulas regulares, com duração variável em decorrência da avaliação diagnóstica; O aluno permanecerá nas atividades de Rec. Paralela somente o tempo necessário para superar a dificuldade diagnosticada.

Recuperação Intensiva - Destinada para alunos que apresentem necessidade de superar dificuldades e competências básicas, imprescindíveis ao prosseguimento de estudos em classe subseqüente (períodos e procedimentos a serem estabelecidos em atos normativos próprios)

Recuperação de Ciclo Constitui-se em um ano letivo de estudos para atender aos alunos ao final de ciclos do Ensino Fundamental que demonstrem não ter condições para prosseguimento de estudos na etapa posterior.

Projeto de Recuperação Paralela 1/5 1º semestre Ciclo I: a partir do início de Março até final de Junho Ciclo II e EM: após os 42 dias da Recuperação Intensiva 2º semestre ==> a partir do início de Agosto até final de Novembro DEVERÃO SER HOMOLOGADOS – atenção com a data das turmas e alteração de carga do Profº

Critérios para elaboração do Projeto de Recuperação Paralela 2/5 Mediante proposta do Conselho de Classe/Série ou PC, a partir da análise das informações registradas nas fichas de avaliação diagnóstica, preenchidas pelo(s) professor (es) da classe; Anexar a Ata do Conselho de Classe / Série com a aprovação das turmas do Projeto; A continuidade dos projetos ficará condicionada à avaliação do semestre anterior.

Critérios para elaboração do Projeto de Recuperação Paralela 3/5 Identificação das dificuldades do aluno(professor da classe/série) Objetivos, atividades propostas e procedimentos avaliatórios (professor da classe/série) Critérios de agrupamentos de alunos e de formação de turmas – de 15 a 20 alunos (Diretor e PC). Detalhar o trabalho a ser desenvolvido com: Alunos portadores de necessidades especiais, incluídos em classes regulares; Concluintes dos Ciclos I e II que foram promovidos com indicação de recuperação paralela desde o início do ano letivo.

Critérios para elaboração do Projeto de Recuperação Paralela 4/5 Série / Disciplina / Área de conhecimento/nível de desempenho nas diferentes habilidades Ciclo I – 02 ou 03 aulas semanais (*) Ciclo II e EM – 02 aulas semanais (*) Quantidade de turmas por Escola -> ver crédito de 5%(quadro anexo) * Fora do horário regular de aulas, inclusive aos sábados.

Critérios para elaboração do Projeto de Recuperação Paralela 5/5 Formação de Turma Turma A Séries Envolvidas: Número de Alunos: Horário Regular das aulas: Horário de Recuperação: Dias da Semana: Total de aulas semanais: Professor Responsável: Data de início: Data de término: Relação nominal dos alunos Nº série/turma nome do aluno 1 2ª A André

ASPECTOS RELEVANTES Artigo 5º - Competências dos Responsáveis: Inciso I – Direção e PC Inciso II – Docente das Classes Inciso III – Docente das aulas de Rec. Paralela (participar de HTPC) Inciso IV – DE (Supervisão e ATPs) Artigo 6º - Os resultados das atividades de Rec. Paralela: incorporarão a avaliação bimestral do aluno, substituindo a nota do aluno no bimestre, quando esta for inferior àquela obtida nas atividades de Recuperação.

ASPECTOS RELEVANTES Artigo 8º - Competências dos Órgãos Superiores: Inciso I – COGSP acompanhar e avaliar as formas de Recuperação, apresentando relatórios semestrais; Inciso II – CENP analisar e avaliar, semestralmente, os impactos da Recuperação; dar parecer indicativo, às DEs e à Sec. Estadual de Educação, de continuidade e/ou interrupção dos projetos.