NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnica-pedagógica Carolina do Rocio Nizer Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual. ENSINO RELIGIOSO GOVERNO DO PARANÁ
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Pastoral na Escola Escola em Pastoral
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
NRE CURRÍCULO EM AÇÃO NRE ITINERANTE.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE – PTD
Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo
* Justificativa A proposta da presente oficina, justifica-se quando reconhecemos o "Lugar Sagrado" em suas manifestações, como sendo um local de profunda.
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
VIDA E MORTE AULA SIMULADA VIDA E MORTE ENSINO RELIGIOSO 2009.
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
DCE DE ENS. RELIGIOSO Prof. Burim JORNADA Dimensão Histórica Período Jesuítico: No Brasil Colônia,visava a Evangelização dos Povos indígenas.
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
Qual é o seu Lugar Sagrado? Os Lugares por Onde ando são Sagrados?
Eliane Rose Alves da Silva
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
Cristiane jonas Francisconi
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Ensino Religioso, o que ensinar?.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Disciplina: Ensino Religioso
Processos Culturais Colégio Militar de Belo Horizonte – Sociologia – 2º ano – Maj Edmundo - 05/2012.
Eliane Clara Pepino Função: Profª de Ensino Religioso Ciclo 1 e 2
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
Ensino Religioso Relato de experiências da disciplina
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
Ensino Religioso Diversidade Cultural Símbolos Emerli Schlögl.
Sandra dos Santos Pereira Professora de Ensino Religioso
Altares Religiosos Símbolos religiosos.
Religiões indígenas: a natureza é sagrada
II Jornada de Ensino Religioso Vestes Religiosas Kátia Andréia Vieira de Melo Escola Municipal Bairro Novo do CAIC – Guilherme Lacerda Braga Sobrinho.
As diferentes expressões de crença- Liberdade religiosa Marilene Yukico Shimazaki NRE Maringá Colégio Estadual do Jardim Panorama- Sarandi Colégio Estadual.
Lucinéia Percigili Escola Municipal Eny Caldeira NRE/BV.
ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA
Trabalho realizado por:
Religiões Uma síntese geral.
LEILÃO DE JARDIM.
ENSINO RELIGIOSO.
Escola Municipal Rio Negro
Religiões Monoteístas
ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO
GRUPO PESQUISA EDUCAÇÃO E RELIGIÃO pesquisa no Ensino Religioso Parte 01.
Links caminhos de comunicação com o sagrado Luiz Alberto Sousa Alves Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Na sociedade atual a internet se tornou um importante.
Religiosidade do brasil
Webquest Interdisciplinar (Artes e História) do livro “Ifá, o Adivinho” 6º ano – 1º bimestre.
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
Lançamento Alteridade, culturas & tradições: atividades do Ensino Religioso para o Ensino Fundamental De: Rodrigues, Edile Maria Fracaro; Schlögl, Emerli;
Núcleo: Umuarama Colégio: Estadual Tiradentes
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
Descrevendo a atividade
As Religiões Abraâmicas
RESENHA[1][1] CARITA, Ana et al. Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença, Parte 1. Renato Gomes Neves[2][2] Carita et al. (1997) trabalham.
Diversidades Religiosas
FABIANA DE PAULA PEREIRA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
CULTURA ALIMENTAR CULTURA ALIMENTAR. Se você tivesse poder, quais medidas ou leis você proporia para reduzir os impactos do aquecimento global?
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
Transcrição da apresentação:

NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo Específico: Alguns Lugares Sagrados em Foz do Iguaçu, no Brasil e no Mundo.

Que o educando: Identifique a diversidade de lugares sagrados. Reconheça o que caracteriza os lugares sagrados. Desenvolva atitudes de respeito aos diferentes lugares sagrados.

O que é lugar Sagrado? Em que se constitui um Lugar SAGRADO? Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos

Aparecida do Norte

A Caaba em Meca-

Templo Budista; Casa de Reza em Guyrariká Construção:MesquitaOmar Ibn Al-Khatab em Foz do Iguaçu Aparecida do Norte. A busca do ser humano de relacionamentos com o sagrado pode ser constatada nos inúmeros elementos culturais, como festividades, edificações, textos e monumentos, entre outros, que se manifestam como referenciais de fé no mundo.

Os Lugares Sagrados compõem a dimensão da materialidade do sagrado, pois reúnem aspectos físicos, orientam a passagem religiosa. São vistos também como Lugares Sagrados algumas cidades religiosas, como Meca no Islamismo, Aparecida do Norte e Vaticano para os Cristãos Católicos, os Indígenas valorizam a terra, as florestas, enfim, a natureza em si. As religiões Afro-brasileiras consideram o terreiro. Exemplos:

Igrejas – Cristianismo Sinagogas – Judaísmo Casa de Reza – Indígenas Terreiros (Centro Espírita)– Candomblé/Umbanda Templos – Budista Mesquita – Islamismo

Leitura do capítulo em grupo, do caderno pedagógico, Lugar Sagrado Unidade II; Apresentação: Vídeo Budismo Tibetano; Foi solicitado aos alunos que trouxessem imagens de lugares considerados sagrados no bairro e na cidade de Foz do Iguaçu, e para quem (qual religião); Produção de mini-cartazes e exposição para os colegas, e organização de um mural na escola. Cruzadinha: lugares de práticas religiosas.

Imagens; O Caderno Pedagógico de Ensino Religioso; Vídeos: Ritos Sagrados/Budismo Tibetano – ASSINTEC Textos de divulgação turística na internet/Foz do Iguaçu ( textos complementares);

O sagrado no ensino religioso/Valmir Biaca; Elson Oliveira Souza; Emerli Scholgl; Sérgio Rogério Azevedo Junqueira [e] SantAna, René Simonato.- Curitiba: SEED – Pr., – ( Cadernos pedagógicos do ensino fundamental, v.8).