Estuda o desenvolvimento do ser humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
Teorias do Desenvolvimento
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
TEORIA COMPORTAMENTAL
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
PIAGET.
Psicologia da Aprendizagem
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Concepções de Aprendizagem.
Lev Semenovich VIGOTSKI
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Estuda o desenvolvimento do ser humano
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Teorias de Desenvolvimento
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
Didática: organização do trabalho pedagógico
Psicologia do Desenvolvimento
Questões introdutórias
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Quiz Psicológico JOGAR REGRAS SAIR.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
INCLUSÃO EDUCACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL – VYGOTSKI (1896 – 1934) Premissa básica da Teoria Sócio-Histórico-Cultural: a.
Parte II – Os grandes teóricos e suas escolas de pensamento
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Teoria Sociocultural.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
A Crianças em Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Estuda o desenvolvimento do ser humano Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional Social Tradicionalmente o estudo do desenvolvimento humano focou o estudo da criança e do adolescente

Psicologia e História Todo e qualquer conhecimento passa por um estudo realizado por outro pesquisador, que num tempo anterior fez a mesma indagação. No século XIX, destaca-se o papel da Ciência, e seu avanço torna-se necessário. Em meados do século XIX, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

Psicologia da Aprendizagem Aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias,das mais simples às mais complexas. (Thordike, 1874-1949,Psicólogo americano, formulador da 1ª teoria de aprendizagem na Psicologia). Processo a ser investigado. É a conexão entre o estímulo e a resposta. Aprendizagem é um processo que se dá no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade (Teoria de Ausubel).

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Sigmund Freud (1856 – 1939) Comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias. Jean Piaget (1896 – 1980) Biólogo Filósofo Psicólogo Assimilação e acomodação Capta as grandes tendências do pensamento da criança Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Lev Vygotsky ( 1896 – 1934) Teoria sócio-cultural do desenvolvimento cognitivo (raízes no Marxismo) Mediação   Pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais. Descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose.