Secretaria da Educação

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Transcrição da apresentação:

Secretaria da Educação SEDUC RS Setembro de 2012 1

EIXOS ESTRATÉGICOS II- Reestruturação Curricular e Formação Continuada I – Recuperação Física da Rede e Modernização Tecnológica II- Reestruturação Curricular e Formação Continuada III- Qualificação e Democratização da Gestão IV- Valorização Profissional 2

S istema E stadual de A valiação P articipativa 3 3

Para elaboração do SEAP/RS REFERÊNCIAS Para elaboração do SEAP/RS UNESCO CNE UNICEF Ação Educativa PNUD Campanha Nacional pelo Direito à Educação IBGE IPEA Fundescola-MEC Instituto Pólis PAR-MEC CNTE 4

5

É um sistema articulado para: SEAP/RS É um sistema articulado para: Compreender e qualificar os processos que impactam a qualidade do ensino; Avaliar de forma participativa envolvendo todos os sujeitos; 6

Diagnosticar quali e quantitativamente a rede estadual de ensino; Qualificar a gestão e aprofundar o controle público com inovação, participação e transversalidade; 7

Orientar a formulação e reformulação da política educacional com base nas dimensões e indicadores de qualidade; 8

Estimular a reflexão e análise do fazer pedagógico para reorganizar e ressignificar a prática escolar, estabelecendo novas ações que promovam uma cultura pedagógica comprometida com a aprendizagem de todos com qualidade social. 9

Orientações para elaboração da Avaliação Institucional. Caderno 1 Passo a passo Orientações para elaboração da Avaliação Institucional. 10

Caderno 2 Escola Roteiro para avaliação coletiva das Dimensões Institucionais da Escola. 11

Caderno 3 Coordenadoria Regional de Educação - CRE Roteiro para avaliação coletiva das Dimensões Institucionais da CRE. 12

Caderno 4 Secretaria Estadual de Educação – SEDUC Roteiro para avaliação coletiva das Dimensões Institucionais da SEDUC. 13

Roteiro para Avaliação Individual de Desempenho do Aluno. Caderno 5 Avaliação do Aluno Roteiro para Avaliação Individual de Desempenho do Aluno. 14

Estrutura do SEAP/RS Seis Dimensões Cinquenta Indicadores Cinco Descritores para cada Indicador 15

Características institucionais a serem avaliadas: DIMENSÕES Características institucionais a serem avaliadas: Gestão Institucional Espaço Físico da Instituição Organização e Ambiente de Trabalho Condições de Acesso, Permanência e Sucesso na Escola; Formação de Profissionais da Educação Práticas Pedagógicas e de Avaliação 16

INDICADORES Expressão das situações de realidade a ser observada, avaliada e analisada. 17

DESCRITORES Apontam a qualidade e gradação dos indicadores que expressam os critérios que auxiliam no acompanhamento do processo de avaliação. 18

Avaliação dos Indicadores ESCALA SITUAÇÃO Valor 5 Ideal Valor 4 Muito Boa Valor 3 Boa Valor 2 Precária Valor 1 Crítica NSA Não se aplica 19

EXEMPLO Dimensão 6: Práticas Pedagógicas e de Avaliação Indicador   Indicador Descritores Pontuação 1 2 3 4 5 NSA 44. Existência de plano de trabalho específico e estratégias diferenciadas para estudos de recuperação. 5. Existem plano de trabalho específico e estratégias diferenciadas para os alunos que necessitam de estudos de recuperação desenvolvidos por todos os professores, de acordo com seu componente curricular. 4. Existem plano de trabalho específico e estratégias diferenciadas para os alunos que necessitam de estudos de recuperação, desenvolvidos pela maioria dos professores, de acordo com seu componente curricular. 3. Existem plano de trabalho específico e estratégias diferenciadas para os alunos que necessitam de estudos de recuperação desenvolvidos por alguns professores, de acordo com seu componente curricular. 2. Existe plano de trabalho específico para os alunos que necessitam de estudos de recuperação, desenvolvido por alguns professores, de acordo com seu componente curricular, porém não existem estratégias diferenciadas. 1. Não existe Plano de Trabalho específico aos alunos que necessitam de estudos de recuperação. JUSTIFICATIVA: 20

PARA USO DO SEAP NA ESCOLA METODOLOGIA PARA USO DO SEAP NA ESCOLA   Diagnóstico Avaliação Institucional LANÇAMENTO NO SISTEMA INFORMATIZADO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Escola Condições Materiais Funcionamento Avaliações realizadas Atendimento Recursos Humanos Famílias Índices de Aprendizagem Dimensões Indicadores Descritores Comunidade Escolar Entre outubro e dezembro 2ª quinzena de Outubro Conselho Escolar   21

PARA USO DO SEAP NAS CRES E SEDUC METODOLOGIA PARA USO DO SEAP NAS CRES E SEDUC   Diagnóstico Avaliação Institucional LANÇAMENTO NO SISTEMA INFORMATIZADO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Gestão Condições Materiais Funcionamento Avaliações Atendimento Políticas Educacionais Recursos Humanos Escolas Dimensões Indicadores Descritores Setores e Departamentos Conjuntos dos Setores e Departamentos da CRE e Seduc Entre outubro e dezembro 2ª quinzena de Outubro 22

SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DOS MEMBROS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL/RS 23

QUADRO COMPARATIVO AVALIAÇÃO ANTERIOR AVALIAÇÃO ATUAL 11 itens % Avaliação com critérios NÃO definidos Rendimento e qualidade do trabalho 18,93% Cooperação 13,52% Deveres e Responsabilidades Conhecimento e Experiência Iniciativa 8,10% TOTAL 67,59%   13 itens % Avaliação com critérios definidos Cooperação Avaliação coletiva da Escola 10,82% Aumento das taxas de permanência 5,40% Avaliação do trabalho docente/técnico-administrativo - pedagógico 8,10% TOTAL 24,32%   24

Avaliação Anterior Avaliação Atual Avaliação com Critérios Objetivos Assiduidade (até 9 FNJ) 10,81% Pontualidade (até 14 DUT) 8,10% TOTAL 18,91% Trabalhos Elaborados 5,40% Encontros Educacionais 2,70% Cursos 13,50% Avaliação com Critérios Objetivos Assiduidade (até 03 FJ) 5,40% Pontualidade (até 06 DUT) TOTAL 10,80% Trabalhos Elaborados 13,52% Participação 10,82% Encontros Educacionais 24,33% Cursos 16,21% 64,88% 25

Itens Inovadores Dialogam com a responsabilidade social dos profissionais. Maior peso à formação continuada. Avaliação Coletiva pelo Aumento da Taxa de Permanência da escola. Avaliação Coletiva da Escola. Percurso individual (docentes, especialistas e apoio pedagógico, equipe diretiva) 26

Os novos critérios de promoção visam: Estimular a qualificação dos membros do magistério; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação da rede estadual; Valorizar os profissionais que se destacam. 27

Indicador com descritores (exemplo) Docente: Percurso Individual   Indicador Descritores Pontuação 1 2 3 4 5 12. Monitora o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos, procurando alternativas pedagógicas que superem os problemas de aprendizagem. 5. Monitora sistematicamente o processo de avaliação da aprendizagem de todos os alunos, procurando alternativas pedagógicas que superem os problemas de aprendizagem. 4. Monitora sistematicamente o processo de avaliação da aprendizagem da maioria dos alunos, procurando alternativas pedagógicas que superem os problemas de aprendizagem. 3. Monitora sistematicamente o processo de avaliação da aprendizagem de alguns dos alunos, procurando alternativas pedagógicas que superem os problemas de aprendizagem. 2. Monitora esporadicamente o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos, procurando alternativas pedagógicas que superem os problemas de aprendizagem. 1. Não monitora o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos, procurando alternativas pedagógicas que superem os problemas de aprendizagem. JUSTIFICATIVA: 28

Secretaria da Educação SEDUC RS FIM 29