ENCOMEX 2009 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

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Transcrição da apresentação:

ENCOMEX 2009 MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Departamento de Promoção Comercial Divisão de Operações de Promoção Comercial ENCOMEX 2009 Secretária Bertha Gadelha João Pessoa, 17 de novembro 1

Estrutura organizacional do DPR Atividades das divisões SECOMs BTN Sumário Estrutura organizacional do DPR Atividades das divisões SECOMs BTN Potencial da PB no comércio exterior 2

Departamento de Promoção Comercial Estrutura Organizacional DPR Departamento de Promoção Comercial DPG Divisão de Programas de Promoção Comercial DIC Divisão de Informação Comercial DOC Divisão de Operações de Promoção Comercial DFT Divisão de Feiras e Turismo SECOMs Setores de Promoção Comercial 3

Atividades da DPG Investimento Apoio à internacionalização de empresas; Atração de investimentos estrangeiros (Roadshow do PAC); Apoio às ações internacionais dos setores portuário e hidroviário; Representação no COFIG.

Atividades da DIC Informação Comercial Estudos de mercado; Prospecção de oportunidades comerciais; Identificação de importadores no Brasil; PSCI.

Atividades da DFT Feiras e Turismo Participação de grandes feiras no BR e exterior; Apoio às ações da EMBRATUR e do MinTUR; Exposição e divulgação de produtos brasileiros.

SECOMs 66 SECOMs no mundo (alguns em Consulados); Apoio a atividades de exportação; Apoio a visitas e missões brasileiras; Agendamento de encontros e audiências; Subsídio às ações do DPR.

SECOMs – 66 em 55 países Seoul Kuala Lumpur Cingapura Bangkok Jakarta Dubai Sidney Bercelona Cairo Tel Aviv Riade Teerã Nova Delhi Beijing Hong Kong Shangai Taiwan Tóquio Copenhague Oslo Estocolm Helsinki Varsovia Moscow Kiev Pretória Argel Âncara Paris London Dublin Milão Atenas Brussels The Hague Berna Berlin Viena Lima La Paz Santiago Buenos Aires Montevidéu Assunção São Domingos Lisboa Madri Nova York Washington Miami Los Angeles Toronto Mexico City Panamá Caracas Bogotá Quito

www.btn.gov.br A BrazilTradeNet é o portal de comércio exterior do MRE. Maior e mais completa compilação digital de informação comercial na América Latina. Criado para estimular as exportações brasileiras e atrair investimentos estrangeiro A BrazilTradeNet é administrada pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Itamaraty. O portal foi criado em 1998, reestruturado em 2001 e completamente remodelado em 2003, para atender às expectativas dos usuários. O novo site oferece acesso rápido, gratuito e seguro; navegação fácil; tecnologia de ponta; layout agradável; e abrangente conteúdo em português, inglês e espanhol. Ministério das Relações Exteriores Departamento de Promoção Comercial

BTN - Braziltradenet www.btn.gov.br Apoio a atividades de exportação; Estudos de mercado; Cruzamento de pauta; Vitrine de produtos; Catálogo de exportadores e importadores; Informações sobre feiras e missões.

Divisão de Operações de Promoção Comercial (DOC) Promover eventos, como seminários, rodadas de negócios e workshops; Organizar missões empresariais ao exterior; Apoiar missões compradoras ao Brasil e brasileiras ao exterior; Participar de reuniões do COFIG; Controle das exportações de material de defesa (PNEMEM). 11

Atividades da DOC Promover eventos, como seminários e rodadas de negócios; Organizar missões empresariais ao exterior; Apoiar missões empresariais estrangeiras em visita ao Brasil; Controle das exportações de material de defesa (PNEMEM) e promoção comercial da área.

Missões em 2008 Presidente da República: 11 Ministro das Relações Exteriores: 5 Outras autoridades federais: 10 Apoio a associações, federações e empresas: 5 Reuniões/Encontros (Comistas, conselhos empresariais etc.) no Brasil/Exterior: 6 Missões empresariais estrangeiras ao Brasil: 17

Missões presidenciais 2003: Portugal, Espanha, Cuba, Angola, Moçambique, África do Sul, Namíbia, Moçambique, Síria, Líbano, Egito e Líbia 2004: Índia, China, Gabão, Cabo Verde, Chile 2005: Venezuela, Guiana, Coréia do Sul, Japão, Guatemala, Portugal, Itália, Rússia 2006: Botsuana, Argélia, Reino Unido 2007: Suíça, Chile, Paraguai, Índia, Portugal, Bélgica, México, Honduras, Nicarágua, Jamaica, Panamá, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Espanha, Burkina Faso, República do Congo, África do Sul, Angola, Bolívia e Venezuela 2008: Holanda, Gana, Peru, Haiti, El Salvador, Vietnã, Indonésia, Colômbia, Argentina, Índia, Moçambique, Itália 2009: China, Turquia, Arábia Saudita, Cazaquistão, Bélgica, Suécia, Ucrânia, Alemanha e Peru - DPR: - Locação do espaço Brasil, que é coletivo; - Mobiliário básico; - Funcionário brasileiro para auxiliar com tradução e informações sobre parceiros locais. - Empresário: - Remessa do produto; - Desembaraço aduaneiro; - Representante; - Mobiliário mais completo; - Logística (passagem, alimentação e hotel)

Resultados Missões presidenciais

Potencial da Paraíba no comércio exterior agronegócio COMÉRCIO EXTERIOR DO ESTADO DA PARAÍBA 2007-2008 E 2009(JANEIRO-OUTUBRO) US$ MIL DESCRIÇÃO 2 0 0 7 2 0 0 8 2 0 0 9 (jan-set)   Exportações 236.143 226.872 133.242 Part. % nas exportações brasileiras 0,1% Importações 305.430 396.289 364.569 Part. % nas importações brasileiras 0,3% 0,2% 0,4% Total 541.573 623.161 497.811 Part. % no comércio exterior brasileiro Saldo -69.287 -169.417 -231.327 Elaborado pelo MRE/DPR/DIC, com base em dados do MDIC/SECEX/Aliceweb.

Potencial da Paraíba no comércio exterior Antigamente: Tripé da economia – Sisal, algodão, cana-de-açúcar Atualmente: exportação e consumo do mercado interno. Abacaxi – PB volta a ser 1º. Produtor (região de Santa Rita) Fruticultura: litoral e irrigada, nas Várzeas de Sousa

Potencial da Paraíba no comércio exterior Calçados: Campina Grande Têxteis: Algodão colorido/produção orgânica – Compartimento da Borborema Produção de biocombustíveis: etanol e biodiesel – litoral. Outros usos da cana: açúcar e cachaça (Brejo) Outras energias alternativas (eólica – Mataraca; Serra de Teixeira) Extração mineral 18

Potencial da Paraíba Porto de Cabedelo: situação atual Revitalização: 11m de calado – capacidade para navios de maior porte Escoamento da produção da PB/ complexo portuário com Suape Redução de custos de transporte e armazenagem 19

Potencial da Paraíba Turismo e serviços (infraestrutura gerada na região) Criação de pequenos animais – caprinocultura, apicultura Pólo de informática e tecnologia de Campina Grande 20

www.btn.gov.br Muito obrigada! Contatos: (61) 3411 8529 ou 8531 Ministério das Relações Exteriores Muito obrigada! Contatos: (61) 3411 8529 ou 8531 doc@mre.gov.br bgadelha@mre.gov.br www.btn.gov.br 21