“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECEX Metodologia de produção da Balança Comercial
Advertisements

PROJETOS DA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO - SET
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Promovam Variações no Patrimônio - Siscoserv.
BARRACÃO INDUSTRIAL.
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Signa Consultoria e Sistemas
Classificação de Mercadorias
Projeto PAIIPME Brasil / UE
Caminhos para Exportar: passo a passo da exportação
Piel Moda Internacional 2006 Tradição e Inovação Data: 17 a 20 de Maio de Local: Centro de Exposições Proa, Ambato – Equador.
EXPORTAÇÃO Aspectos relevantes e Ferramentas de Apoio AGROEX - SP
Encontros de Comércio Exterior
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
EUROSTAR CARTA DE APRESENTAÇÃO.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
Prof. Angello Reggio Neto
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Universidade Estadual de Santa Cruz Departamento de Letras e Artes Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais Disciplina: Informação,
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
MDIC/SECEX/DEPLA/CGDE
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
Aula 06.
SISCOMEX EXPORTAÇÃO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Secretaria de Comércio Exterior Departamento de Operações de Comércio.
Controle Administrativo no Comércio Exterior
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
COSMÉTICOS – CUIDADOS PESSOAIS – NUTRACÊUTICOS – ALIMENTOS
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Siscomex Exportação e a NF-e
Encomex Encontros de Comércio Exterior Recife, 14 de julho de 2010
Plano Estratégico de Comunicação e Divulgação
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Ministério do Desenvolvimento,
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
Classificação de Mercadorias -
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Aspectos Relevantes no Processo Exportador
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Termo de Referência - Apoio Individual para Participação em Feiras no Exterior.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Sistemática de Importação e Exportação
ENTIDADES INTERVENIENTES
Tecnologias e Ferramentas para garantir a Seguranca
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
As operações de importação envolvem:
4 – SIST INFO COMEX.
Caminhos para Exportar: o passo a passo da exportação do agronegócio
Setor de Serviços no Brasil
Fórum Empresarial da Integração Sul - Americana
2.5 – EXPORTAÇÃO - NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA” ENCOMEX RECIFE 2010 14 e 15 DE JULHO DE 2010

www.mdic.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR

www.mdic.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR => Estatísticas de comércio exterior 32.000 mapas novos prontos a cada mês ou On-line: Aliceweb e Radar Comercial

www.mdic.gov.br Informação, programas e ferramentas eletrônicas => COMÉRCIO EXTERIOR => Apoio ao exportador Informação, programas e ferramentas eletrônicas

www.mdic.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR => Operações de Comércio Exterior

www.mdic.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR => Defesa Comercial

www.mdic.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR => Negociações Internacionais

www.mdic.gov.br => COMÉRCIO EXTERIOR => Normas e Competitividade

www.portaldoexportador.gov.br ENCOMEX Busca Apoio às Exportações Dúvidas? Balança Comercial Aprendendo a Exportar AliceWeb Radar Redeagentes Vitrine do Exportador SISCOMEX ENCOMEX Calendário Enquete www.portaldoexportador.gov.br

www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br

www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br

www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br

www.exportadoresbrasileiros.gov.br www.brazilianexporters.gov.br

NESTE MOMENTO A BASE DE DADOS DO SISTEMA É O TRIÊNIO 2000 A 2002 NESTE MOMENTO A BASE DE DADOS DO SISTEMA É O TRIÊNIO 2000 A 2002. BREVEMENTE ESTAREMOS ATUALIZANDO PARA O TRIÊNIO 2001 A 2003. A BASE DE DADOS ATUAL ENVOLVE 41 PAÍSES E SERÁ AMPLIADA PARA 57. CLICANDO-SE NO RADAR PAÍS, ESCOLHE-SE UM PAÍSE E UMA DAS OPÇÕES EXISTENTES: PRODUTO, SETOR, PRODUTOS PRIORITÁRIOS, PAÍSES FORNECEDORES, MEDIDAS TARIFÁRIAS E MEDIDAS NÃO TARIFÁRIAS. http://www.radarcomercial.mdic.gov.br

O SISTEMA RADAR É UMA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL, TOTALMENTE DESENVOLVIDA PELO MDIC, QUE PERMITE A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS NO MERCADO EXTERNO, EM NÍVEL DE SEIS DÍGITOS DO SISTEMA HARMONIZADO (SH6). AS INFORMAÇÕES E ANÁLISES OFERECIDAS PELO SISTEMA CONTÊM ELEMENTOS BÁSICOS PARA A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO COMERCIAL – TANTO DO GOVERNO COMO DA INICIATIVA PRIVADA –, PARA O DIRECIONAMENTO DOS FLUXOS DE INVESTIMENTOS VOLTADOS PARA A AMPLIAÇÃO DAS NOSSAS EXPORTAÇÕES E PARA O BALIZAMENTO DOS NOSSOS INTERESSES EM NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS.

http://aliceweb.mdic.gov.br

9001.50.00

(texto ou tabela Excel) eletrônico cadastrado Encaminha arquivo (texto ou tabela Excel) para o endereço eletrônico cadastrado Apresenta detalhes da pesquisa

www.alicewebmercosul.mdic.gov.br

www.alicewebmercosul.mdic.gov.br

Gera resultados da pesquisa

www.redeagentes.gov.br

www.aprendendoaexportar.gov.br

www.primeiraexportacao.mdic.gov.br

PROMOÇÃO EXPORTAÇÕES COM REDUÇÃO A ZERO DA ALÍQUOTA DO IR Alcance: produtos e serviços brasileiros de exportação Situações previstas: Participação em exposição, feira e evento semelhante, inclusive propaganda realizada no âmbito do evento: despesas com estande (aluguel, montagem, etc.), no evento (mão-de-obra, assessoria, buffet, etc.), de divulgação (convites, publicidade, etc.) e de logística dos produtos (frete, carga, armazenagem, etc.) Pesquisa de mercado: obter dados estratégicos para conquista ou expansão de mercado Casos sem amparo: despesas não vinculadas a evento ou pesquisa de mercado, de produto brasileiro, no exterior (evento no Brasil, comissão de venda, despesa de escritório, etc.) 32

www.sisprom.mdic.gov.br SISTEMA DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES DE PROMOÇÃO Registro de operações de pagamento de despesas com promoção de produtos brasileiros com a redução a zero da alíquota do Imposto de Renda por meio eletrônico (Internet). DESBUROCRATIZAÇÃO + RACIONALIZAÇÃO 33

Facilidades para requerentes e administrador: Cadastramento automático após envio de documentos Registro e acompanhamento on-line das operações (Internet) Eliminação de envio de papeis e comprovações Banco faz consulta da efetivação via internet, sem necessidade de apresentação de documento ou autorização Documentos devem ser guardados pelo remetente pelo prazo da legislação tributária Geração de relatórios gerenciais Divulgação de relatório semestral sobre utilização do Sisprom (principais setores, número de operações, número de eventos, total de remessas etc.) 34

35

www.encomex.mdic.gov.br 36

Obrigado ! Fábio Martins Faria Diretor do DEPLA